Queijo coalho engorda?


Saboroso, delicioso e hummm… só de pensar em queijo a boca enche de água! Os queijos são saudáveis e combinam bem com diversos pratos ou somente como aperitivos. Entretanto, há alguns que são um pouco calóricos e contém um alto teor de gordura. Ai, você se pergunta: queijo coalho engorda?

Os principais produtores de queijo coalho do país estão localizados no Ceará, Paraíba, Pernambuco e no Rio Grande do Norte. De uns tempos para cá, o consumo do queijo se tornou hábito e migrou para os estados do sul e sudeste. Vamos descobrir suas origens, nutrientes e descobrir se o queijo coalho engorda.

Você sabe como surgiu o queijo coalho?

Já ouviu falar sobre experiências erradas que deram certo? Foi o que aconteceu com o queijo coalho. Há muitos anos, quando alguns campestres saiam para viajar, acabavam por organizar o leite em matulão (tipo de mochila dos sertanejos), produzidas através do estômago de animais. Como o leite é um alimento sensível, com o passar das horas em longas caminhadas escaldantes, o líquido guardado virava uma pasta.

Para não desperdiçarem, decidiram provar o resultado e notaram que tinha um sabor agradável. O que acontecia era que as enzimas digestivas, que estavam nos matulões, entravam em contato com o leite e coagulava dando origem a um “novo” alimento.

Hoje o sistema é industrializado. Depois da coagulação a massa é prensada, colocada em formas e prensada novamente. Só após esse processo que é salgado e embalado.

Quantas calorias queijo coalho possui?

“O produto é bom, delicioso, rico em gorduras… só me confirma: queijo coalho engorda?”. Não precisa ficar tão longe do queijo só porque ele tem alto teor de gordura. Por exemplo, um queijo vendido no palito, tem cerca de 50 gramas. Se você consumir UM, terá ingerido 37% das necessidades diárias, indicada, de gordura saturada.


O fato se torna mais agravante quando as pessoas decidem juntar o queijo coalho com receitas calóricas ou acompanhados de refeições mais gordurosas. Esteja ciente que, não é só o queijo coalho engorda, mas os outros também se não consumidos de forma controlada.

Mas não fique triste! Atualmente o mercado conta com uma variedade de opções de produtos light. Cerca de 100 gramas de queijo nessa versão têm 236 calorias! Não é o valor calórico de uma cenoura, mas você pode investir, com moderação, nesse alimento.

Características do queijo coalho

queijo coalho engorda

Há uma infinidade diferente de queijo, porém, falando especificamente do coalho. As características que mais o marcam são:

  • Sua resistência quanto ao calor;
  • Levemente salgado;
  • Possui um grau de acidez leve;
  • Sua massa branca tem certa umidade que varia entre média e alta densidade;
  • Por ter a casca mais fina, algumas vezes a massa se funde com queijo;
  • Pode ser consumido assado ou tostado.

Benefícios do queijo coalho

Enquanto você só consegue pensar que o queijo coalho engorda, saiba que ele é extremamente benéfico para a saúde e traz bons resultados se consumido moderadamente. Abaixo listamos algumas excelentes ações do queijo coalho:

  • Regula a flora intestinal;
  • Rico em cálcio, isto é, previne a osteoporose;
  • Segundo estudos da Universidade Federal de Pernambuco, o queijo previne o câncer;
  • Possui propriedade antioxidantes;
  • Evita ataques cardíacos, derrames e tromboses;
  • Ajuda o organismo a absorver melhor o zinco;
  • E por ser um alimento funcional (que tem funções nutricionais básicas e que produz efeitos benéficos à saúde), evita a arteriosclerose.

Queijo coalho e os seus nutrientes

Consumindo queijo com moderação irá adquirir diversas propriedades necessárias para o bom funcionamento do organismo. No derivado do leite você encontra:

Carboidratos – a lactose é o carboidrato do leite. Como ele passa por muitas derivações, os níveis de lactose caem. Por essa razão, algumas pessoas que têm intolerância a lactose, podem consumir o produto. (Não deixe de observar a quantidade disponível, às vezes, pode não ser o seu caso).

Proteínas – sua principal é a caseína, que abastece o corpo de aminoácidos essenciais para a saúde e de alta qualidade.

Vitaminas – rico em lipossolúveis, hidrossolúveis, vitamina B12, entre outras, a quantidade exata de porcentagem de vitamina varia de acordo com os processos de fabricação.

Cálcio – excelente para unhas, dentes e ossos.

Zinco e magnésio – em poucas quantidades.

Fósforo – importante para o desenvolvimento dos nossos tecidos e também atua para nutrir ossos e dentes.

Gorduras – não tem como escapar das temidas gorduras. Entretanto, pode escolher versões mais light. Queijos comuns possuem aproximadamente 35% de gordura, você tem a opção de consumir o cottage, que tem apenas 4,3%. Mas há um probleminha… a gordura é quem dá sabor ao queijo. Ela também é quem disponibiliza os ácidos graxos, que auxiliam o sistema imunológico a se defenderem.

Como ressaltamos acima, indivíduos com intolerância a lactose devem estar atentos e evitar o consumo ao sentir qualquer alteração. Procure ajuda médica caso os sintomas piorem. A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e em seus derivados. Pessoas que sofrem com isso tem a incapacidade de digerir a lactose e tem sintomas como diarreia, dores abdominais, inchaço, náuseas e algumas vezes vômitos, após 40 minutos de ingestão.

Valor nutricional

Agora que você conhece os nutrientes, vamos analisar o valor nutricional do alimento a cada 100 gramas. Análise e tire as dúvidas se o queijo coalho engorda:

  • Calorias – 301
  • Carboidratos – 1.86 g
  • Gorduras – 26.37 g
  • Colesterol – 82.53 mg
  • Proteínas – 24.86 g
  • Gorduras totais – 21.62 g
  • Gorduras saturadas – 16,03 g
  • Gorduras monoinsaturadas – 6.93 g
  • Ômega 3 – 0.04 g

Cuidados com o queijo

O queijo é feito de maneira artesanal, sem muita influência de tecnologias em sua produção. Normalmente são fabricados com leite cru, não pasteurizados. Algumas fabricantes ilegais não zelam pela qualidade e muito menos pela higiene. Com o processo sendo efetuado sob péssimas condições, o cliente não leva um produto de boa procedência, podendo sofrer algum dano a sua saúde.

Informe-se sempre antes de adquirir um produto e mantenha a sua saúde em ordem. Consuma com moderação, aproveite os benefícios do queijo e livre-se desse pensamento de que o queijo coalho engorda!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...