Pular corda emagrece


Pode parecer brincadeira de criança, mas você sabia que pular corda emagrece? Pois é, ela é dessas atividades aeróbicas mais eficientes e completas! Hoje vamos aprender qual o tamanho ideal da corda para praticar o esporte, quanto ele nos ajuda a gastar energia e o modo certo de praticar o exercício, sem que possamos nos prejudicar.

O pular corda

Saltar corda ou pular corda é uma brincadeira tradicional que envolve coordenação e atividade física. É super eficiente para afinar a silhueta e tonificar os músculos. Além disso ela tem o poder de combater o estresse. É um treino que envolve ritmo, agilidade, equilíbrio, coordenação e força muscular.

Pular corda emagrece porque em pouco tempo é possível conseguir bons resultados. Por exemplo, meia hora de atividades pode queimar até 400 calorias – tudo dependerá do metabolismo e do peso de cada pessoa.

Seguindo esse cálculo – e a ingestão de alimentos adequados – é possível perder 4 quilos, pulando corda durante 15 dias, por meia hora. Vale destacar que pular corda emagrece mais do que caminhar, pedalar ou correr!

Pular corda emagrece e tonifica o corpo

Quer bumbum e pernas mais tonificados? Então pule corda! Quer emagrecer? Pule corda! Pular corda queima calorias, elimina a barriguinha e esculpe corpo.

Vamos as atividades?

Antes de começar o seu treino, é preciso investir em um tênis que absorva bem o impacto e garantir que as suas articulações estejam protegidas. Também é necessário ter cuidado ao pular corda para não tropeçar e cair. O local ideal para praticar o exercício é um piso de madeira ou emborrachado!


Primeiros pulos

Comece com pulinhos baixos e salte somente quando a corda chegar perto dos pés. Faça isso durante um minuto. Descanse por mais um minuto. Pule pelo menos 20 minutos no primeiro dia. Mantenha sempre a postura correta: costas eretas, sempre olhando para a frente e contraindo a musculatura abdominal. Assim você garante maior eficácia do exercício!

Vale lembrar que pular corda emagrece, mas você precisa estar de olho na sua alimentação. Não adianta fazer exercício e comer exageradamente alimentos gordurosos e ricos em açúcares. Opte por alimentos que acelerem o metabolismo, ingira uma boa quantidade de chá-verde e de gengibre. Esses alimentos favorecem a formação dos músculos!

Quem tem problemas nas articulações, grávidas, idosos e obesos devem evitar essa atividade física. Nesse caso, podem surgir danos aos quadris, joelhos e tornozelos.

Lembre-se sempre que pular corda emagrece de forma econômica e ajuda a queimar calorias. Porém é indicado – para quem não pratica nenhuma atividade – começar aos poucos e nada de exagerar no tempo e nos saltos. Por ser um exercício aeróbico, sua eficacia é maior que correr, andar e pedalar. Não é específico para o ganho de massa muscular.

Riscos e cuidados

Pular corda emagrece, mas se você não quer adquirir problemas maiores do que uns quilinhos extras, faça algumas precauções.

Não pule corda todos os dias, o impacto de pular pode prejudicar quadril, joelhos, articulações e tornozelos. Pessoas com problemas de hipertensão e cardiovasculares não devem praticar o exercício sem o consentimento médico.

Escolhendo a corda ideal

A corda precisa ter o tamanho certo para completar o pulo, sem prender o seu pé durante a rotação. Fique ereto com um pé na corda. Erga os braços para medir a corda e note que ela não deve passar das suas axilas e nem ficar abaixo do peito.

Para quem está começando a pular corda agora, opte por uma mais longa, pois os movimentos serão mais lentos. O ideal é que você compre uma corda ajustável e encurtá-la assim que achar que está preparado.

Intensidade dos exercícios

pular corda emagrece

Praticar sessões intensas é ótimo para ajudar a emagrecer. Separamos algumas dicas para potencializar sua atividade.

Intervalos – Deixe que os pés batam no chão duas vezes entre cada volta. Faça isso por um minuto e acelere nos próximos 30 segundos a um minuto. Isso fará com que o seu coração bata mais rápido. Volte ao ritmo e mantenha os intervalos por 10 minutos.

Pule com uma perna só – se você precisa fortalecer os joelhos e tornozelos, a dica é pular em uma perna só. Manter o peso do seu corpo em apenas uma perna fará sua força subir de nível rapidamente. Pule entre 20 e 25 saltos em uma perna, depois alterne. Repita o circuito até completar 10 minutos de atividades.

Viradas duplas – essa sessão é para quem já tem um pouco mais de prática no esporte. Pule mais alto e gire a corda duas vezes sob seus pés, antes de tocar o chão. Faça entre 5 a 10 viradas duplas e depois alterne com saltos mais simples.

Pular corda emagrece! Aproveite as dicas!

Fizemos uma listinha para você praticar o exercício de uma forma melhor:

  • Use roupas confortáveis – nada de roupas quentes que não deixam você transpirar;
  • Use tênis com amortecimento e que aguente o impacto dos seus pulos – isso evitará lesões em suas articulações;
  • Cuidado nos locais onde pratica os exercícios para não cair conforme os saltos;
  • Mantenha o corpo sempre reto e olhando para a frente;
  • Aterrisse com os dois pés no chão quando começar os saltos. Pule com as pernas estendidas e pare com os joelhos dobrados.
  • Para potencializar os exercícios e não sobrecarregar a musculatura, pule em dias alternados;
  • Mudar o ritmo é ideal. Pule 30 segundos em nível leve, 30 segundos moderados e 30 segundos acelerado. Descanse e retorne os movimentos.
  • Iniciantes começam com 10 minutos, intermediários 20 minutos e as pessoas mais avançadas 30 minutos.

Para treinos de alta intensidade faça intervalos de um a dois minutos dos exercícios entre séries com peso para que o coração bata mais rápido e transforme seu treino em cárdio. Dessa forma você cansará os músculos das pernas antes e depois de envolvê-lo nas atividades.

Agora que você já sabe que pular corda emagrece, que tal começar a praticar? Os exercícios físicos fazem muito bem a saúde e os seus efeitos se potencializam com uma dieta equilibrada.


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