Pilates emagrece?

Na busca pelo emagrecimento, as pessoas têm tentado novas formas de atividades físicas, novos remédios, suplementos, dieta… Um pouco de tudo! Hoje em dia muito tem se falado sobre a prática de pilates para esse fim, mas afinal, pilates emagrece mesmo?

O que se sabe é que essa modalidade virou a queridinha dessa geração. Famosos tem gastado seu tempo fazendo pilates e afirmam que os resultados são eficazes.

No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre essa prática, explicando se emagrece, como emagrece e quais os benefícios para o corpo.

O que é pilates?

Esse método foi criado por um alemão chamado Joseph Pilates (está aí o motivo do nome) com o objetivo do usuário ter controle muscular. O pilates ajuda o corpo a utilizar seus próprios mecanismos para recrutar os músculos centrais.

Por se tratar de uma atividade física como qualquer outra, ele tem aspectos que ajudam a queimar calorias e por fim emagrecer. São exercícios focados principalmente em abdominais, quadril e músculos das costas.


Ele ajuda a aumentar a resistência do corpo, a flexibilidade e a postura da coluna. Inicialmente era utilizado por ginastas, dançarinos e para tratamento de algum problema ortopédico ou muscular. Hoje ele evoluiu bastante e possui novas técnicas e objetivos.

Pilates emagrece, mas não sozinho

Achar que fazer pilates emagrece é um pouco exagerado. A atividade, como já dito anteriormente, ajuda na perda de calorias e no processo de emagrecimento, mas sozinha não terá efeito significativo. Ele não é um método aconselhado para quem quer somente perder peso.

O objetivo é cuidar de problemas como dor nas costas, para fornecer flexibilidade. Mas por ser um exercício de baixo impacto, o emagrecimento se torna uma consequência e só poderá ser considerado efetivo com a adição de outras atividades físicas, de um hábito alimentar saudável e da ingestão da quantidade aconselhada de água por dia.

Utilizando o pilates como uma ferramenta para a perda de peso

Para deixar bem claro, pilates emagrece, mas não é a forma de emagrecimento mais aconselhada e mais eficaz. Em alguns casos, no entanto, a sua utilização com o objetivo de emagrecimento pode ser feita. Listamos abaixo algumas situações onde isso pode ser feito:

  • Se você nunca se exercitou antes a prática do pilates, a primeira vista irá parecer como segurar um prédio nas costas. É um método muito eficaz e aconselhado para quem quer começar a fazer atividades físicas, no entanto, se você já pratica atividades, os exercícios de pilates não parecerão desafiadores;
  • Assim como qualquer outro exercício o pilates irá causar efeito mediante ao esforço que você coloca. A intensidade da aula e o esforço durante os exercícios contarão muito para que o emagrecimento apareça;
  • Esse exercício é muito bom para quem quer tonificar os músculos e alcançar a barriga sequinha. Ele é capaz de eliminar centímetros e de deixar o corpo bem definido;
  • Os exercícios que serão feitos dependerão dos seus objetivos. O profissional que te aconselhará precisa especificar as atividades para o que você deseja;
  • Se você estiver muito acima do peso e precisar perder muitos quilos, o pilates é a melhor forma de começar. Os exercícios se iniciam de forma simples e leve e vão aumentando de intensidade gradativamente. Assim você não correrá o risco de prejudicar outras partes da sua estrutura corporal, inibindo as chances de ferimentos;
  • Combinando a prática com uma dieta, você perceberá que o pilates emagrece de verdade. Ele precisa ser encarado como uma adição no processo que unindo-se a outras medidas tem um efeito positivo.

Benefícios

pilates emagrece

Existem outros benefícios que fazer pilates oferece ao indivíduo. Muitos deles sempre foram os motivos para a procura da atividade, só hoje com a popularização de que pilates emagrece, que mais pessoas tem ido atrás do método para perder peso.

A prática desse tipo de exercício melhora muito o condicionamento do corpo e é aconselhada para todas as pessoas que querem um desempenho estrutural melhor.

Veja abaixo quais são os outros benefícios do pilates:

Flexibilidade

As atividades realizadas através da prática do pilates contribuem para que o corpo do indivíduo ganhe flexibilidade. Esse fator é muito importante porque é capaz de evitar dores musculares que são causadas por músculos tensos, melhora o desempenho em outras atividades físicas e diminui o risco de lesão.

Bom contra a ansiedade

Ansiedade é o mal do nosso século. Vivemos uma sociedade onde se exige muito de todo mundo, onde as pessoas vivem correndo, onde ser alguma coisa é ter dinheiro. Uma hora isso gera uma ansiedade muito grande!

A prática do pilates consegue diminuir esse sintoma moderno. Por aliviar a ansiedade, o pilates contribui para que não haja consumo excessivo de alimentos calóricos e com muito açúcar, e também evita o acúmulo de gordura (já que a ansiedade é capaz de liberar mais adrenalina e cortisol, responsáveis pela diminuição de massa muscular e acúmulo de calorias).

Postura Corporal

Quando alguém passa a praticar o pilates começa em pouco tempo a ter mais consciência corporal e dessa forma o controle de postura é muito grande. Além do mais a postura correta faz com que o indivíduo pareça mais magro.

Melhora dor na lombar

Muitos especialistas recomendam que seus pacientes pratiquem essa modalidade de atividades para combater dores na lombar. O que tem sido observado é que o método tem sido muito eficaz.

Modulação do corpo

O pilates é capaz de transformar o corpo do praticante em uma estrutura melhora. Os músculos são tonificados e a cintura e o quadril tem centímetros reduzidos. O corpo fica com músculos firmes.

Pilates antes e depois da gestação

É comum encontrar mulheres grávidas ou que deram à luz em pouco tempo praticando o pilates. Os médicos e obstetras tem feito a recomendação porque a prática auxilia em alguns problemas que a gestação pode causar nas mães.

Entre os benefícios específicos para uma mulher gráfica estão o alívio da dor nas costas e o condicionamento dos músculos abdominais profundos e superficiais que são os responsáveis por carregar o bebê durante os 9 meses.

A mulher que pratica esse exercício antes e depois da gravidez terá um condicionamento melhor para a perda de peso após o parto. O pilates emagrece as mulheres que acabaram de ter seus filhos de uma forma mais rápida e efetiva. Esse por sinal é um dos maiores medos da futuras mamães: não conseguir perder o peso que ganhou.