Picolinato de Cromo: O milagre do emagrecimento

Você quer emagrecer, mas é fissurado por doces? Parece que o seu problema pode ter uma solução! O Picolinato de Cromo vem sendo citado pelos cientistas como ‘o milagre dos anos 90’, porque inibe a vontade excessiva por doces e ajuda na perda de peso.

A ingestão do picolinato de cromo ajuda na produção de insulina no corpo, o que melhora a absorção de glicose, resultando numa circulação sanguínea mais efetiva. A partir disso há maior ganho de energia, queima de gordura e criação de uma estrutura muscular mais resistente e fortificada. O indivíduo passa a adquirir força, velocidade e resistência.

O suplemento também previne diabetes e problemas cardíacos, além de já ser utilizado como antidepressivo. É mesmo um agente facilitador da vida de quem tem como alvo entrar em forma de maneira saudável!

O cromo

Para entender o motivo do ‘milagre’ é necessário compreender o que é o cromo: um mineral essencial para a produção de insulina no organismo. O objetivo principal da insulina no corpo é regular o metabolismo de proteínas, do açúcar no sangue e de lipídios (gordura e colesterol). O cromo passa a ser então o seu colaborador.

Ele tem a capacidade de transferir glicose (o açúcar do corpo) para células onde ela pode ser utilizada como combustível, gerando mais energia e estabilizando a gordura corporal. O cromo encontra-se na natureza em alimentos como carnes, queijos, pães, maçã, brócolis, peixe, mariscos, fígado de boi e galinha, gema de ovo, levedo de cerveja, verduras e ameixas.


O consumo de forma exagerada de glicose pode causar insuficiência do cromo e apesar de ser algo raro, essa insuficiência no organismo do ser humano pode causar consequências: fadiga, cansaço, indisposição e falta de vitalidade. O cromo tem demonstrado outros efeitos positivos e alguns cientistas estão começando a fazer pesquisa com ele para o tratamento de óvulos policístico.

Picolinato de Cromo

Picolinato de Cromo

Apesar do cromo já fazer, por si só, um bem para o organismo, a absorção desse mineral no corpo na forma natural é muito pequena. Depois que está no sangue os órgãos não o reaproveitam e ele acaba sendo eliminado pela urina. Por conta disso, pensou-se na junção do cromo com o picolinato.

O picolinato nada mais é que uma forma quelada do cromo – o que dá uma capacidade maior de absorção no organismo. A junção do cromo com esse ácido picolínico se transforma em um suplemento alimentar dietético, que além de ser a melhor fonte de cromo que existe, intervém no metabolismo de carboidratos e lipídios no corpo.

Sendo assim o picolinato de cromo apresenta benefícios:

  • Não é eliminado de forma acentuada pela urina
  • Tem absorção de 57% pelo organismo
  • Não tem efeitos tóxicos

Benefício para cardíacos

Além de auxiliar àqueles que querem entrar em forma e melhorar seu condicionamento físico, o Picolinato de Cromo tem grandes benefícios cardíacos.

Com a absorção do suplemento no corpo há reações positivas, como uma melhor circulação sanguínea na região do coração, relaxamento dos vasos sanguíneos e uma recuperação maior dos músculos cardíacos depois de terem sofrido danos que podem se tornar um caminho para o infarto. O Picolinato de Cromo, então, evita doenças cardíacas.

Auxílio para diabéticos

O cromo também beneficia pessoas que tem diabetes. Para os portadores de diabetes tipo I ele pode ajudar na diminuição do uso dos medicamentos. Já para os que possuem diabetes tipo II, reduz a insuficiência da insulina e diminui as taxas de triglicerides e de colesterol no sangue.

Afinal, Picolinato de Cromo emagrece mesmo?

Como já foi dito, o cromo adicionado ao picolinato é absorvido com maior facilidade no nosso organismo e tem um efeito mais potente. Por isso ele consegue auxiliar na estabilidade da insulina do nosso corpo, evitando o acúmulo de gordura, criando mais energia e auxiliando na perda de peso.

Sendo assim, o consumo diário do suplemento de picolinato de cromo emagrece mesmo, mas tem efeitos maiores e em menor tempo se for acompanhado de exercícios físicos e dieta. Com essa junção, além do emagrecimento haverá também a construção de uma estrutura muscular forte – o que proporcionará maior força.

Efeitos Colaterais

Todos os benefícios que o uso de suplemento de Picolinato de Cromo apresenta para o organismo animam qualquer um. Parece um santo remédio com efeitos milagrosos, mas a verdade é que, como qualquer outro produto, ele precisa de cuidados na hora do seu consumo.

A primeira coisa que precisa ser feita é consultar um médico e um nutricionista, seguindo a risca suas recomendações. Não se deve fazer proscrição própria de uso do suplemento. Mulheres grávidas ou que estão amamentando não devem fazer o consumo.

Mesmo sendo um nutriente benéfico para o ser humano, se for consumido de forma exagerada causará efeitos colaterais desagradáveis, tais como:

  • Vômito
  • Diarreia
  • Dor de cabeça
  • Náuseas
  • Insônia
  • Hematomas no corpo sem causa aparente
  • Bolhas na pele
  • Perda de apetite
  • Insuficiência renal
  • Anemia profunda

Suplementação Alimentar

Por causa dos efeitos positivos no organismo, muitas pessoas, principalmente atletas, estão procurando uma suplementação alimentar à base de Picolinato de Cromo. Com o consumo diário mais a prática de exercícios físicos, os resultados são ainda mais satisfatórios. A perda de peso é muito mais rápida e os músculos se tornam ainda mais resistentes em menos tempo.

Além disso, os estudiosos tem observado que o consumo diário do suplemento tem dado ao usuário mais força, resistência e velocidade. Outra característica importante é a capacidade de combater a depressão. A estabilidade da insulina no corpo humano é responsável pela manutenção da gordura, o que evita doenças como obesidade e diabetes.

Ao se ter o hábito de consumir um suplemento alimentar de Picolinato de Cromo, o indivíduo evita o acúmulo de gordura, a fissura por doces, obtém mais energia no seu dia a dia e consegue melhor desempenho muscular. É justamente por conta do descontrole da insulina no corpo que pessoas obesas possuem muita dificuldade em emagrecer: Quanto maior gordura corporal menor a sensibilidade à insulina.

Benefícios do picolinato de cromo

  • Previne Diabetes
  • Ganho de energia
  • Acelera o processo de perda de peso
  • Queima gordura
  • Cria músculos
  • Inibe a vontade de consumir doces e carboidratos
  • Melhora circulação sanguínea
  • Previne ataques cardíacos
  • Antidepressivo
  • Ganho de força, resistência e velocidade