Pedra na vesícula


A vesícula biliar, popularmente chamada apenas de vesícula, é um órgão localizado abaixo do fígado e que tem a função de armazenar um líquido produzido pelo fígado, chamado de bile. A bile é uma mistura de algumas substâncias produzidas pelo organismo e que é liberada para o intestino delgado, sob a influência de um hormônio intestinal, enquanto o estômago e os intestinos grosso e delgado digerem os alimentos.

A bile se junta a substâncias produzidas pelo pâncreas e assim forma uma espécie de “suco de enzimas” que atuam diretamente na digestão dos alimentos recém saídos do estômago. Quando estamos sem comer nada, toda a bile produzida ficará armazenada na vesícula e aguardando para ser liberada quando comermos algum alimento.

Durante esse processo em que a vesícula se contrai e expulsa a bile para às vias biliares e em direção ao duodeno, esse fluxo de bile pode ser bloqueado por algum motivo e nesses casos a vesícula biliar costuma apresentar problemas. A forma mais comum de obstrução é a causada pela presença de alguma pedra na vesícula, também conhecida como cálculos biliares ou colelitíase.

O que é pedra na vesícula?

A pedra na vesícula é uma formação de pedras que pode ser a causa da obstrução do fluxo de bile entre as vias biliares e o duodeno. Essa formação tem como principal causa o acúmulo de colesterol, sendo este, o responsável por cerca de 75% dos casos de formação de pedra na vesícula.

A pedra na vesícula é formada através de um processo de concentração da bile na vesícula. Nesse processo a bile fica mais espessa, devido a um desequilíbrio entre a quantidade de água e quantidade de substâncias presentes no líquido da vesícula biliar.

Esse desequilíbrio surge por alguma deficiência na alimentação e que causa uma quantidade de água retirada da vesícula biliar de forma excessiva ou a presença de substâncias na bile em exagero, como o colesterol e os pigmentos, levando assim a um processo de saturação e formação da pedra na vesícula.


É formada antes da pedra na vesícula uma lama biliar, que é um estágio antes da solidificação da bile, comum na vesícula de mulheres grávidas. Mas talvez a pessoa possa estar com a lama biliar, mudar a sua alimentação e essa lama biliar não irá causar sintomas e será eliminada normalmente pela vesícula, sem formação de pedra.

Elas podem aparecer de duas formas, se alojando na vesícula biliar, mas sem causar sintomas ou ficarem presos dentro do duto biliar e acabar bloqueando o fluxo da bile para o intestino.

Pedra na visícula
Foto: Reprodução

Sintoma da pedra na vesícula

Se a pessoa apresentar cólica biliar, ou seja, um dor intensa no lado direito superior do abdome ou na região entre as omoplatas, nas costas, especialmente, se forem seguidos de febre, náuseas e vômitos, ela deve procurar o médico. Essa crise de cólica persiste enquanto a pedra estiver no duto e, normalmente, aparece meia hora depois da pessoa fazer uma refeição e diminui depois.

Causas da pedra na vesícula

  • Má alimentação: As pessoas com uma dieta rica em gorduras, carboidratos e com pouca ingestão de fibras são candidatos a terem pedra na vesícula.
  • As pessoas com vida sedentária também são candidatos a terem pedra na vesícula, pois podem apresentar elevado LDL (mau colesterol) e baixo o HDL (bom colesterol).
  • Diabéticos
  • Pessoas com hipertensão (pressão alta)
  • Fumar
  • Pessoas que fazem o uso prolongado de anticoncepcionais
  • Mulheres com elevação do nível de estrogênio, comum na gravidez.

Pedra na vesícula tem cura?

Sim. O tratamento da pedra na vesícula pode ser feito à base de medicamentos que agem diluindo o cálculo, caso ele seja constituído apenas por colesterol, ou com a cirurgia por laparoscopia, para as pedras na vesícula que não são constituídas apenas por colesterol.

Considerações Finais

Uma pedra na vesícula não tratada, além de causar muita dor, pode causar complicações como a colecistite. Então procure um médico, caso tenha os sintomas.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (4 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...