Ouvidonal


Dores no ouvido são uma das piores sensações que uma pessoa pode sentir, principalmente pelo prejuízo ao audição. As contusões nessa região costumam ser irritantes, colocando as ações diárias do ser humano em risco.  As lesões mais incômodas, e comuns, costumam ocorrer na região do ouvido externo, da qual faz parte a orelha e contudo auditivo externo.

A função dessa área, para o organismo humano, é captar o som e iniciar seu caminho pelo sistema auditivo. As infecções do ouvido externo ocorrem, normalmente, tirando casos bem específicos, pelo excesso de água na região e quando o lesionamos, indo muito no fundo com cotonete, ou algum outro objeto, durante a limpeza.

Felizmente, já existe tratamento eficiente para essas terríveis inflamações. Sendo assim, um modo de tratar, que é muito utilizado por médicos com seus pacientes, é utilizando o Ouvidonal, que iremos abordar com detalhes, seguindo sua bula, no artigo de hoje.

Composição Ouvidonal

A composição do remédio Ouvidonal, segundo sua bula, é divida pela quantidade de ingredientes distribuídas por cada 1 ml do líquido. O que cada um contêm é:

  • 25 mg de cloranfenicol.
  • 30 mg de cloridratode lidocaína.

Alem disso, completam o ingredientes de cada 1 ml do medicamento os seguintes componentes, que funcionam como excipientes: cloreto de benzalcônio, propilenoglicol, álcool etílico, ácido bórico, borato de sódio e água destilada.


Para que serve Ouvidonal

ouvidonal

Como citado na introdução inicial desse artigo, o Ouvidonal é indicado para o tratamento de inflamações do ouvido externo, principalmente as causadas por germes sensíveis ao cloranfenicol.

Mesmo sabendo para que é indicado o remédio, nunca utilize sem a orientação medica especialista.

Precauções

Como qualquer medicamento, o remédio Ouvidonal possui algumas precauções a serem seguidas aos pacientes que vão iniciar o tratamento com ele. As principais são:

  • Quando o tratamento é feito em uma infeção bem profunda, é essencial utilizar antibióticos sistêmicos adequados.
  • O Ouvidonal não é indicado para crianças com menos de duas semanas de vida, mulheres em estado de gravidez ou que estão amamentando.
  • O uso de antibióticos, como o Ouvidonal, quando utilizado por um tempo muito longo, pode causar o surgimento de microrganismos não sensíveis, incluindo fungos, que são bem perigosos ao organismo humano.
  • Em casos de infecções simples, banais, não-definidas e que podem ser tratadas com outro remédio, o medicamento não deve ser utilizado, pois existe alto risco de toxicidade.
  • Caso ele entre em contato com o ouvido médio, existe risco de ototoxicidade.
  • A posologia indicada pelo médico deve ser seguida a risco pelos pacientes, pois, caso a dose seja excedida, pode ocorrer a diminuição da audição.

Caso algumas dessas precauções não forem seguidas, e problemas começarem a surgir, procure um orientação médica no mesmo momento.

Contraindicações

O remédio Ouvidonal possui algumas contraindicações importantes, que devem ser seguidas pelas pessoas que pretendem iniciar o tratamento com ele. São elas:

  • Não utilizar para o tratamento de infecções viróticas ou causadas por fungos.
  • Pessoas que tenham perfuração da membrana timpânica.
  • Quem tenha hipersensibilidade, alergia ou qualquer outro problema que pode ser causado pelos ingredientes que fazem parte da receita, que já foi detalhadas anteriormente, do Ouvidonal.

Ouvidonal como usar

A posologia do medicamento é divida da seguinte forma, sendo diferente para o uso infantil e adulto:

  • Adultos: aplicação de 2 a 3 gotas, 3 ou 4 vezes ao dia, na região infectada.
  • Crianças: aplicação de 1 a 2 gotas, 3, ou menos, vezes ao dia, na região infectada.

A posologia e dosagem indicada acima pode, e provavelmente terá, alterações conforme indicação médica.

A dosagem acima da indicação, conhecida como superdosagem, pode causar sérios riscos a saúde.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que o Ouvidonal pode causar durante o tratamento são:

  • Irritação e coceira no local da aplicação
  • Sensação de queimação

Em casos mais raros, principalmente em pacientes com hipersensibilidade ao medicamento, os seguintes efeitos colaterais podem ocorrer:

  • Vermelhidão e inflamações no local.
  • Urticária
  • Dermatite vesicular
  • Maculopapular

Em casos realmente raros, pode ocorrer alteração sanguínea.

Em casos de surgimento de qualquer um dos efeitos colaterais com a utilização do Ouvidonal, principalmente os mais raros, procure orientação médica.

Ouvidonal serve para água no ouvido

Ouvidonal, por ser prescrito ao tratamento direto de infecções no ouvido externo, tem ação eficiente para casos de água no ouvido, ou inflamações causadas por ela. Porém, como todo caso é um caso, é importante a orientação de um médico especialista, fazendo a receita correta.

Ouvidonal genérico

O remédio Otomicina tem uma função bem parecido com o Ouvidonal, além de possuir os mesmos componentes. Então, o medicamento funciona com um genérico mais barato ao Ouvidonal.

Ouvidonal preço e onde comprar

O remédio Ouvidonal pode ser encontrado nas principais farmácias populares do Brasil, porém somente nãos físicas, sem permissão para comercialização online. É necessário o uso da receita médica para adquiri-lo. Seu preço tem a variação de R$5 a R$10, em uma caixa com frasco de 10ml.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...