Ouvido Entupido


Ficar com o ouvido entupido é um incômodo muito grande, não é mesmo? Isso pode acontecer quando há uma queda brusca de pressão atmosférica, por exemplo, quando se desce a serra do mar em direção ao litoral ou em viagens de avião, mas a condição pode ser um dos sintomas de algumas doenças, portanto, é preciso ter cuidado.

De qualquer maneira, se você passa por isso com bastante frequência, é preciso marcar uma consulta com o otorrinolaringologista para que sejam feitos exames e, se esse for o caso, detectar a causa dessa situação tão incômoda.

Causas do ouvido entupido

O ouvido entupido pode ser um sintoma que pode ir desde o acúmulo de cera até doenças em seu interior que podem resultar na surdez. Alguns casos são fáceis de serem resolvidos e a limpeza pode ser feita em casa pelo próprio paciente.

Listamos abaixo algumas das causas mais comuns de entupimento dos ouvidos. São elas:

  • Algumas condições odontológicas podem atingir os canais auditivos e causar o entupimento dos ouvidos. O bruxismo, caracterizado pelo deslocamento inadequado da mandíbula principalmente quando o paciente está dormindo, pode entupir o ouvido.
    Se esse é o caso, o tratamento para a solução do problema deve ser feito no consultório do dentista em associação ao tratamento proposto pelo otorrino.
  • No interior do ouvido médio são encontrados três ossos pequenos, conhecidos como estribo, martelo e bigorna, que são responsáveis por auxiliar na transmissão dos sons até a cóclea, que tem forma de caracol, que se situa no ouvido interno.
    Juntamente com o tímpano, os ossos se movimentam em sincronia para a transmissão do som e para proteger a cóclea de sons que possam prejudicá-la. Qualquer situação que provoque a desarmonia desse sistema pode dar a sensação de ouvido entupido.

  • A causa do ouvido entupido também pode estar relacionada a distúrbios na tuba auditiva. Esse problema é bastante comum atingindo 30% da população. Nesse caso, o otorrino é a pessoa mais indicada para acompanhar a condição e indicar o melhor tratamento.
  • O entupimento dos ouvidos também pode ocorrer como sintoma de gripes, resfriados fortes e até sinusites.
  • Conforme mencionado anteriormente, o acúmulo de cera também é uma causa comum do ouvido entupido. A cera acumulada bloqueia o conduto auditivo externo, o que resulta em uma perda de transmissão das ondas sonoras.

Tratamento para o ouvido entupido

ouvido entupido
Foto: Reprodução

O tratamento para a maioria dos casos é a cirurgia. Quando há obstrução da tuba auditiva, um balão de pressão é introduzido através do nariz do paciente para que a tuba seja devidamente desobstruída. Esse procedimento é simples e seguro.

Nos casos de ouvido entupido por causa da queda da pressão atmosférica, basta bocejar algumas vezes para que os ouvidos voltem ao normal.

Para a remoção do cerume (cera acumulada), é necessário fazer uma lavagem com o auxílio de uma cureta, um instrumento cirúrgico, que tem forma de colher e que é usado para realizar a raspagem de cavidades, como aqui no caso, do ouvido.

Em alguns casos mais graves, em que a cera se encontra mais endurecida e compactada no fundo do ouvido, será necessário utilizar uma medicação específica antes de fazer a lavagem.

Uma ótima solução caseira para remover o cerume é aquecer um pouco de azeite (ou outro óleo mineral) e, com o auxílio de um conta-gotas, inserir algumas gotas do azeite morno no ouvido acometido. Mantenha o líquido dentro do ouvido entupido por aproximadamente 15 minutos para que a cera amoleça. Em seguida, remova a cera com cotonetes.

A manobra de Valsalva

A manobra de Valsalva, apesar do nome pouco comum, é popular para os casos de ouvido entupido. Entretanto, recomendamos que seja feita somente com o acompanhamento médico.

A manobra consiste em fechar as narinas com os dedos e a boca e assoprar bem forte. O ar fica preso e causa uma pressão interna que chega até as tubas auditivas. Pacientes relatam um estalo e os ouvidos ficam em estado normal novamente.

Considerações finais

A autofonia, também conhecida como ouvido entupido, é um incômodo simples de ser resolvido. Com algumas medidas caseiras, o problema pode ser solucionado rapidamente. Entretanto, é preciso verificar se essa condição indica algo mais sério e o otorrinolaringolista é a pessoa indicada para isso.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (3 votes, average: 4,33 out of 5)
Loading...