Óleo de linhaça – Pra que serve? Emagrece? Como usar? Onde Comprar?


É comum as pessoas utilizarem a semente de linhaça em alimentos para ajudar quem quer emagrecer. O que muita gente não sabe, no entanto, é que o óleo da linhaça tem também efeitos poderosos e benéficos para o organismo.
Um dos motivos para ser tão positivo assim é que ele é rico em Ômega 3 o Ômega 6. Preparamos este artigo para que você conheça todos os benefícios do óleo de linhaça e saiba como utilizá-lo na sua vida.

Existem outras formas de linhaça já conhecidas e muito utilizadas:

  • Farinha de linhaça: A farinha é a própria linhaça triturada. Com o processo ela acaba perdendo muitos nutrientes. A melhor farinha de linhaça é a estabilizada, caso queira consumir o produto procure por esta.
  • Semente de linhaça: A semente de linhaça é riquíssima em fibra na sua casca. Essa fibra é muito benéfica para o organismo, ajudando no funcionamento do intestino e na saciedade alimentar. Ela também tem ácidos graxos poli-insaturados (Ômega-3 e Ômega-6).

Apesar de óleo não ter a mesma riqueza de nutrientes e fibras que no caso da semente inteira, ele também possui uma série de benefícios importantes que contribuem para a saúde de todo o corpo.

Benefícios do óleo de linhaça

Abaixo reunimos os principais benefícios que o consumo do óleo de linhaça dá ao corpo humano. Veja os efeitos poderosos desse alimento! É por causa disso  que muita gente tem optado por produtos e alimentos naturais.

Além de praticamente não causarem nenhum efeito colateral ao organismo, a quantidade de benefícios é enorme. Eles são capazes de causar bens que um remédio industrializado sozinho não consegue.


A importância do Ômega-3 e do Ômega-6

Essas duas substâncias são necessárias para o corpo humano e não são sintetizadas por ele. Por isso é tão importante que façam parte da dieta diária. Essas substâncias dão ao óleo de linhaça uma ação anti-inflamatória que pode favorecer em muito a nossa saúde.

Prevenção de doenças cardiovasculares e controle do colesterol

Outro benefício do consumo do óleo de linhaça também está diretamente ligado à presença do Ômega-3. Essa substância colabora na diminuição dos níveis do colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL).

Além disso, o óleo de linhaça atua desinflamando as artérias, inibindo o aparecimento de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.

Pele mais saudável

O óleo de linhaça tem propriedades antioxidantes que dão efeito na saúde da pele. Eles retardam o processo de envelhecimento da pele e previne inflamações, como a acne. Outro benefício é que ele deixa a pele mais bonita.

Regula o funcionamento do intestino

Pela característica de óleo, o intestino acaba tendo um melhor funcionamento. O bolo fecal fica umedecido e é eliminado com mais facilidade.

Fortalecimento de unhas, ossos e dentes

Ainda estão sendo feitos estudos para mostrar os motivos desse benefício, mas pesquisadores já perceberam que o consumo de óleo de linhaça provoca uma melhora significativa nos dentes, unhas e ossos, tornando-os mais resistentes e fortes.

Prevenção de doenças

Por conta das propriedades antioxidantes e outros nutrientes, o consumo de óleo de linhaça influi diretamente da inibição de doenças como o câncer e a osteoporose.

Ele também causa efeito positivo no tratamento da acne, de dores articulares, dos sintomas causados pela menopausa e pela TPM, no tratamento da psoríase, da lúpus e fortalece a saúde dos cabelos. Estudos estão sendo feitos em relação ao benefício do óleo de linhaça para o tratamento de diabéticos.

O óleo de linhaça emagrece?

Óleo de Linhaça

A primeira coisa que você precisa saber é que não. Consumir o óleo de linhaça não fará você perder quilos de forma automática e milagrosa. Na verdade, suas propriedades colaboram no processo para quem deseja emagrecer.

Por ser anti-inflamatório ele reduz o acúmulo de gordura, atuando diretamente na célula. Outra função que ele tem é a de sacietógeno, reduzindo o apetite do indivíduo e impedindo que ele coma de forma exagerada e compulsiva.

O óleo de linhaça também acelera o metabolismo ajudando o corpo a perder caloria. Sozinho, no entanto, não apresenta resultados eficientes para o emagrecimento. Na verdade, a linhaça triturada traz mais efeitos nesse sentido do que o óleo.

Para emagrecer efetivamente você precisará alinhar o consumo da linhaça (seja o óleo ou ela triturada) com uma dieta feita por um nutricionista, pela ingestão da quantidade recomendada de água diariamente e pela prática regular de atividades físicas.

Existem contraindicações para o consumo do óleo de linhaça?

Sim, mesmo se tratando de um produto natural, o óleo de linhaça é contraindicado para mulheres grávidas e que estejam em período de lactação e para crianças com menos de 3 anos ou que estejam com paralisação do intestino ou obstrução digestiva.

Efeitos colaterais

Através de pesquisa não foram encontrados efeitos colaterais vindos do uso do óleo de linhaça.

Como utilizar?

A recomendação comum é a de que se consuma de 1 a 2 colheres de sopa do óleo de linhaça por dia. Caso você prefira a capsula, poderá tomar entre 1 e 2 por dia.

O correto, no entanto, é não consumir o óleo de linhaça antes de ter uma indicação de um profissional da área de saúde. Mesmo sendo um produto de origem natural, para que você aproveite mais os seus benefícios, o acompanhamento médico será mais eficaz.

Até porque o médico fará uma avaliação geral do seu estado clínico e saberá onde você precisa de mais apoio e reforço.

A partir disso ele poderá indicar a dosagem diária e o período de uso indicado do óleo de linhaça. Nada substitui o aconselhamento do nutricionista. Isso é essencial, não dispense!

Quanto custa e onde comprar?

O preço do óleo de linhaça pode variar de acordo com o estabelecimento e com a forma de comercialização. O comum é que 1 litro do óleo de linhaça custe algo em torno de R$50 e que uma embalagem com 120 cápsulas do óleo (1000mg) esteja em torno de R$70. O óleo de linhaça é fácil de ser encontrado em feiras, lojas de artigos naturais e até em farmácias.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...