Óleo de Borragem


O óleo de borragem é obtido á partir das sementes retiradas do fruto de uma planta da família das Boraginácea, conhecida como borragem. Dessa extração surge um dos óleos mais saudáveis da natureza e que pode ser usado como ingredientes para comidas até como composto de remédios.

Essa planta tem origem no sul da Europa, em territórios que hoje pertencem a países como a Itália e a Grécia.  Por isso, ela tem maior popularidade nos países da Europa e hoje já pode ser encontrada em toda a Europa, em países da América do norte e nos situados no norte da África.

Ela cresce de forma selvagem em locais com solos férteis e úmidos na região da Europa Mediterrânica. Elas são facilmente vistas às margens das estradas dessa região, nas encostas e reconhecida pelas suas flores azuis, rosa ou brancas.

O óleo de borragem  é considerado um óleo bom para a saúde, por conta da quantidade de ácidos graxo essenciais, omega 3 e omega 6, presente nas sementes de borragem e no seu óleo. Na sua composição, o óleo de borragem apresenta uma boa quantidade do ácido γ-linolênico (conhecido como GLA; ω-6), um ácido graxo poli-insaturado que é encontrado apenas em três alimentos, no leite materno, no óleo de enotera e óleo de borragem, sendo esse o óleo de borragem a  fonte vegetal  mais abundante deste ácido graxo essencial .

Além disso esse óleo tem em sua composição outros ácidos essenciais como o ácido palmítico, o ácido oleico, o ácido linoléico, o ácido gama-linolênico (ACL) e o ácido esteárico, cuja importância para manter a estrutura celular da pele são inquestionáveis.

O óleo de borragem e a saúde da mulher!

O uso do óleo de borragem traz vários benefícios, em especial para as mulheres, ele pode ser ainda mais interessante tendo efeito no emagrecimento, no alivio das síndromes de pré e pós-menstrual e no rejuvelhecimento da pele.


Favorece o emagrecimento!

O uso do óleo pode ter efeito no emagrecimento. Ele já é comumente utilizados em dietas de emagrecimento, principalmente na Europa e norte da áfrica, por conta das suas propriedades que atuam diretamente na limpeza do organismo, através do seu efeito diurético, além de ser ótima fonte de ácidos graxos essenciais, que também mostram ser potencializadores do efeito emagrecedor.

Alivia os sintomas de tensão pré-menstrual e da menopausa

Óleo de Borragem

Para as mulheres que sofrem com os sintomas de tensão pré-menstrual ou que já estão na fase da menopausa, o uso do óleo pode ter efeito de alivio nos sintomas de tensão pré-menstrual e da menopausa, devido aos seus ácidos graxos essenciais.

Melhora a sua pele

Segundo estudos realizados sobre o óleo de borragem, mostram que o uso dele traz efeitos sobre a pele, como a redução da perda de água pela pele, atua como calmante da pele irritada, ajuda a reduzir as rugas, regula a formação de gordura nas glândulas sebáceas, ajuda a melhorar a circulação capilar na pele (deixando os cabelos mais saudáveis), atua na redução da perda de colágeno, melhora o crescimento e a formação de pele e unhas e ainda ajuda na redução das temidas caspas.

Outros benefícios do óleo de borragem

  • Possui Enzima de antienvelhecimento, portanto atua como antienvelhecimento, ou seja, ele ajudar a acelerar o processo de reparação da pele.
  • Estudos recentes têm demonstrado que estimula a adrenalina.
  • Melhorar o eczema e a psoríase.
  • Purificação de sangue
  • Aliviar a inflamação dos pulmões
  • Aliviar sintomas causados pela artrite.
  • Funciona como um antidepressivo.

Efeitos colaterais

O óleo de borragem é geralmente considerado seguro, mas como cada organismo de todos indivíduos são diferentes uns dos outros, em alguns pode ocorrer alguns efeitos colaterais, listados abaixo.

  • Afinamento do sangue
  • Toxinas no fígado
  • Risco de câncer de próstata
  • Trabalho de parto prematuro

Antes de fazer o uso, procure um especialista para que ele te passe as corretas informações se é realmente indicado ou não o uso no seu caso. Talvez, para o motivo para qual você deseja tomar óleo de borragem, exista algum outro tratamento melhor e mais eficiente. Portanto, procure o especialista antes de tomar!

Onde comprar óleo de borragem

Você consegue encontrar óleo de borragem a venda na Natue. Para ver preço e promoções, clique aqui!

Considerações finais

Vimos que o uso do óleo de borragem traz muitos benefícios a saúde. Então procure pelo óleo de borragem em cápsulas ou garrafas, que são produzidos (entre outros laboratórios) pelo Schraiber e Nutry ervas e que pode ser comprado em várias farmácias ou lojas de produtos naturais pelo mundo.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (3 votes, average: 4,67 out of 5)
Loading...