O suco de limão emagrece e faz bem ao organismo


Muitas são as informações veiculadas pela mídia sobre os “poderes” do limão. Não importa a variação apresentada pela fruta, que é diversa. O limão pode ser galego, siciliano, cravo ou taiti neles podem ser encontrados as vitaminas C, B1 e B2, manganês e potássio que são muito importantes para preservação da saúde. Além disso, o suco de limão emagrece!

O limão é considerado, pelos nutricionistas, um alimento funcional! É rico em ácidos, vitaminas e fibras, com poder de desintoxicar o organismo eliminando impurezas e regulando o metabolismo. A lista de benefícios segue: o limão facilita a digestão e a função intestinal, impedindo que o organismo absorva gorduras desnecessárias. Tal atuação do suco do limão no organismo facilita, e muito, o emagrecimento.

Mas, a fruta deve ser consumida de forma equilibrada! Os especialistas indicam um consumo de duas ou três frutas, por dia, no máximo. E, quando o foco for emagrecer, é importante aliar sua ação com a ingestão de uma dieta equilibrada. Desta forma, os resultados serão facilmente percebidos.

Porque o suco de limão emagrece

É possível organizar um cardápio saudável e saboroso usando o suco do limão tanto como tempero, conferindo um sabor especial às receitas, quanto como suco, misturado a outras frutas. Desta forma, o suco de limão emagrece queimando as indesejáveis gordurinhas de forma inteligência e preventiva!

O suco de limão emagrece, também, por causa da função adstringente do ácido cítrico, contido na fruta, que age como um detergente dissolvendo tanto a gordura quanto as toxinas do organismo. Embora a laranja e a mexerica também carreguem o ácido, o limão é considerado pelos especialistas como o campeão destes benefícios!

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o sabor mais azedo do limão não aumenta acidez no organismo, mas é devido à presença do ácido cítrico, que falamos acima. Essa acidez ajuda a manter o pH alcalino do sangue reduzindo o processo inflamatório, aumentando as chances de perda de peso, diminuindo o cansaço, o envelhecimento precoce e evitando doenças como osteoporose e o câncer.


Duas rodelas de limão em uma jarra de água ou o suco de um limão na alimentação, todo os dias, ajuda na alcalinização do sangue.

O suco de limão emagrece porque ajuda no funcionamento do metabolismo. Além disso, combate a ação dos microrganismos que geram fermentação no estômago e intestino; evitando problemas com gases.

Para preservar as substâncias terapêuticas, o limão deve ser consumido logo após seu preparo. A fruta deve ser consumida fresca e, de preferência, ser orgânica.

Receitas de sucos de limão para emagrecer

Para emagrecer, desintoxicar e desinchar:

Suco de um limão (fresco) em um copo de água, sem açúcar.

Consumir 30 minutos antes do café da manhã, em jejum; entre 10 a 15 minutos antes do almoço ou jantar. É importante não colocar açúcar, senão, o efeito será contrário ao do limão. O açúcar intoxica o organismo e é calórico! De 10 a 15 gotas de lima da pérsia podem adoçar a limonada, além de também ter ação antioxidante. Consumo diário!

Para acelerar o sistema imunológico:

Um limão fresco com casca (sem a parte branco e as sementes) batido no liquidificador com um copo de água de coco (pode ser água mineral), acrescente uma maçã, broto de alfafa ou salsinha. A mistura deve ser ingerida no meio da manhã e no meio da tarde.

Para reduzir os gases e estimular o intestino:

Suco de um limão fresco misturado em um copo com água morna. Beber em jejum, no período de uma semana. A água morna tem a importante função de simular a temperatura do corpo, para melhor a digestão pelo organismo.

Cuidado com as dietas muito radicais!

A mídia internacional divulgou a dieta adotada por uma personalidade norte-americana, de muita expressão. Ela perdeu 9kg em 10 dias! Trata-se da mistura do suco de limão com um tipo de pimenta. Em um período de 10 a 40 dias, a cantora fez um jejum e só ingeriu suco de limão com pimenta vermelha e chá de bordo (um tipo de xarope). Definitivamente, não foi uma atitude saudável e não deve ser imitada!

  • Primeiro ponto: Ela não emagreceu por causa da mistura, mas porque não se alimentou adequadamente durante o período citado;
  • Segundo ponto: Por ser uma dieta muito restritiva, pode causar muitos danos à saúde, como: hipoglicemia, tonturas e fraquezas.

Benefícios do suco de limão

suco de limão emagrece

Ao invés de tomar cápsulas de vitamina C, para evitar o resfriado, o melhor é consumir o suco do limão, que vai melhorar a imunidade. A dica é consumir o suco diariamente.

A parte branca do limão (bagaço) é rica em pectina, fibra solúvel que torna a digestão mais fácil e regula a absorção de açúcares dando sensação de saciedade. Controla a glicemia.

No limão se encontra mais ácido cítrico do que na laranja, dez vezes mais! Dentre seus muitos benefícios, controla a acidez do estômago e intestino. A fruta é indicada para situações em que a pessoa apresenta diarreia, azia e má digestão.

A sugestão para aproveitar a fruta de forma completa é fazer uma limonada suíça. Mas, fique atento! O suco deve ser consumido imediatamente, passado um tempo fica amargo.

O suco de limão emagrece, mas cuidado!

Para usufruir dos benefícios da dieta é importante focar na qualidade do alimento e não exagerar na quantidade; senão, o jogo vira e haverá danos à saúde, como: problemas no estômago, gastrites e até úlceras.

O suco de limão emagrece, mas é preciso adotar uma alimentação saudável rica em alimentos integrais e pobre em gordura ruins, evitando açucares e com acompanhamento de um profissional indicando a quantidade certa para o consumo da fruta.

No caso de dietas baseadas somente no suco do limão, o resultado pode ser a deficiência de nutrientes, gerando fraqueza; deficiência de vitaminas, que pode levar a problemas no coração e rins. A orientação para as pessoas com feridas no estômago ou na boca ou com dentes sensíveis é procurar um médico especialista na área de alimentação (nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista), antes de agregar o alimento à rotina.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (2 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...