Nimelit


Nimelit é um medicamento que deve ser administrado via oral indicado pra o tratamento de diversas patologias e problemas que necessitam de um poderoso anti-inflamatório com ação analgésica e antipirética.

Então, para saber um pouco mais sobre Nimelit, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber.

Para que serve o Nimelit

Nimelit é um medicamento que serve para tratamento de todas aquelas doenças que necessitam atividade anti-inflamatória, antipirética e analgésica.

Também serve no tratamento de flogísticos não-dolorosos e dolorosos, sejam eles acompanhados ou não de febre, incluído aqueles relacionados ao aparelho ostearticular.

Nimelit serve também para diversos outros problemas, tais como:

nimelit


  • Inflamação e dor no pós-operatório odontológico e ortopédico;
  • Estados inflamatórios dolorosos pós-traumáticos, tal como entorses;
  • Síndromes dolorosas da coluna vertebral;
  • Reumatismo não articular.
  • Anexite ou dismenorreia primária.

Esse remédio ainda age como coadjuvante em tratamentos de processos infecciosos que sejam acompanhados de inflamação e dor do ouvido, garganta ou nariz, tais como otites e faringoamigdalites.

Nimelit também promove o alívio de inflamações, edemas e dores nos casos de: inflamações por trauma nos tendões, músculos, ligamentos e articulações, tal como entorses, contusões e lesões; dores ou distensões de músculos e nas costas, como também para lesões esportivas;

Nimelit ainda serve para formas de reumatismo localizado no tecido mole, tal como cotovelo de tenista, tendinites e alguns tipos leves de artrite.

Como funciona o Nimelit

Nimelit possui em sua composição uma substância chamada cicloxigenase 2, que atua contribuindo para que se faça a síntese de prostaglandinas relativas à inflamações.

Ele também atua no sistema nervoso central como uma forma de anestésico para o cérebro, agindo nas partes dele que geram o alerta de dor.

Nimelit ainda é responsável por dificultar a produção dos radicais livres que provêm das inflamações, sem falar que é um remédio que não gera o acúmulo de muitas substâncias no rim, diferentemente da maioria das substâncias que se encontram na mesma categoria, fazendo com que apresente menos efeitos colaterais e riscos de utilização.

Ademais disso, a Nimesulida, componente principal de Nimelit, proporciona um rápido efeito a outros anti-inflamatórios.

Dessa forma, nos adultos a dor tende a ser amenizada dentro de 15 minutos após ser feita a administração, sendo que outros medicamentos podem tardar de 30 a 40 minutos para iniciar a apresentar seus efeitos analgésicos.

Como usar o Nimelit

A posologia desse medicamento varia de acordo com a idade do paciente e pode apresentar variações de acordo com o quadro clínico de cada indivíduo.

No entanto, de uma forma geral, a indicação é a seguinte:

  • Adultos: de 50 a 100 mg (1/2 a 1 comprimido, duas vezes ao dia, podendo chegar a uma dosagem de 200mg (equivalente a 2 comprimidos de 100mg) por duas vezes ao dia.

Em crianças, a recomendação é que se utilize a suspensão oral de acordo com o peso corporal em kg a cada 12 horas. Sendo assim, o sugerido é:

  • Crianças de 1 a 3 anos de idade: 50 mg por dia, o que representa 10 gotas (25mg) da solução oral a cada 12 horas.
  • Crianças de 4 a 7 anos de idade: 100mg por dia, o que representa 20 gotas (50mg) da solução oral a cada 12 horas.
  • Crianças acima de 8 anos de idade: 150mg por dia, o que representa 30 gotas (75mg) da solução oral a cada 12 horas.

Contraindicação do Nimelit

Nimelit é contraindicado caso o paciente apresente hipersensibilidade a qualquer um dos componentes de sua composição.

Esse medicamento também é contraindicado para aqueles pacientes que possuam individual hipersensibilidade à numesulida, ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não-esteroides.

Nimelit não é recomendado para quem possui úlcera intestinal ou gástrica ou hipersensibilidade prévia ao diclofenaco.

Ele também e contraindicado para pacientes que sofrem com crises de asma, rinite aguda ou urticária quando essas são desencadeadas pelo ácido acetilsalicílico e demais anti-inflamatórios não-esteroides.

A versão em aerossol é contraindicada para menores de 14 anos de idade, exceto nos casos de artrite ou quando haja recomendação médica.

Precauções do Nimelit

A primeira coisa que precisa ser dita é que os compostos anti-inflamatórios não-esteroides podem acabar mascarando a febre relativa a uma infecção bacteriana.

Nimelit deve ser administrado sempre com cautela naqueles pacientes que são portadores de afecções no trato gastrintestinal, que possuam um histórico de doenças hemorrágicas e naqueles que estão em tratamento com anticoagulantes ou outros fármacos que inibem a agregação plaquetária.

É preciso realizar um rigoroso controle médico naqueles pacientes que estejam sendo submetidos a tratamento com substâncias de limitada tolerabilidade.

A eliminação desse medicamento é predominantemente renal e, por isso, deve ser utilizado com cuidado e acompanhamento médico por pacientes que possuam função renal ou hepática prejudicada.

No caso de pessoas que apresentem carência de creatinina <30mL/min, a posologia deve ser diminuída.

Caso o paciente desenvolva perturbações visuais, tais como visão borrada, o tratamento deve ser interrompido e exames oftalmológicos devem ser realizados. Isso vale para pacientes que já possuam um histórico de perturbações visuais decorrentes do uso de outros medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides.

Até o momento, não existem quaisquer evidências de detecção de Nimelit no leite materno. Mesmo assim, o seu uso não é recomendado no período de gravidez e lactação.

Tal como os demais medicamentos desse grupo (anti-inflamatórios não-esteroidais), a nimesulida deve ser sempre administrada com cuidado em pacientes que sofram de: hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, depleção do volume extracelular ou prejuízo de suas funções renais  visto que esse grupo é altamente suscetível a sofrer uma redução no fluxo sanguíneo nos rins.

Pacientes com problemas de coagulação, tal como hemofílicos, devem usar Nimelit cuidadosamente, bem como aqueles que usam medicamentos anticoagulantes.

A maioria dos pacientes que apresentam hipersensibilidade ao ácido  acetilsalicílico ou a outros  anti-inflamatórios  não-esteroides não têm problema no uso de nimesulida. Entretanto, é fundamental tomar cuidado com esse grupo específico.

Dessa mesma maneira, os pacientes que possuem casos de asma também costumam tolerar bem a nimesulida. No entanto, existe a possibilidade de precipitação de broncoespasmos.

Gravidez e lactação:

Até o momento, não existem relatos e evidências teratogênicas ou mesmo a detecção de nimesulida presente no leite materno.

Mesmo assim, a utilização de Nimelit não é indicada para mulheres grávidas ou que estejam no período de amamentação.

Composição do Nimelit

Cada comprimido de Nimelit contém:

Nimesulida ……. 100 mg

Excipiente q.s.p…… 1 comprimido (celulose  microcristalina, lactose,  croscarmelose sódica,   metabissulfito de sódio, dióxido  de  silício,  estearato  de  magnésio).

 

Cada ml (20 gotas) da suspensão oral de Nimelit contém:

Nimesulida ……. 50 mg

Veículo q.s.p. ….. 1 ml (metilparabeno, propilparabeno, goma xantana, sacarina sódica,   sorbitol, álcool etílico,  essência  de  morango, essência  de  baunilha,  citrato  de  sódio,   ácido  cítrico, ciclamato  de  sódio  e  água  deionizada)

Superdosagem

Em casos de superdosagem com Nimelit, o mais indicado é que se procure o socorro de maneira rápida para realizar os devidos procedimento.

Sendo assim, deverá proceder com uma lavagem gástrica, realizando uma hidratação oral ou venosa em seguida utilizando soro glicosado.

Também podem ser utilizados antiácidos na forma de suspenção oral e um período de observação de 12 a 24 horas é recomendado.

Caso haja intoxicação, pode ser necessário realizar a diurese alcalina e nos casos de comprometimento da função renal é recomendada a hemodiálise.

Os sintomas gerais de uso excessivo de anti-inflamatórios não-esteroides, são:

  • Sono profundo (letargia)
  • Dor de estômago
  • Vômitos
  • Náuseas
  • Enjoo
  • Sonolência

De uma maneira geral, esses sintomas são reversíveis através de um tratamento de suporte.

Ainda podem ocorrer sangramentos no estômago e no intestino.

Interação Medicamentosa do Nimelit

O uso de Nimelit não deve ser feito concomitantemente com demais drogas que ofereçam potencial dano ao fígado.

Por isso é preciso um cuidado especial em pacientes com anormalidades hepáticas principalmente se existe a intenção de fazer a administração de nimesulida juntamente com outra droga que possa causar alterações hepáticas.

Em medicamentos como pemetrexede, por exemplo, ocorre o risco de toxicidade, mielossupressão e nefrotoxicidade.

Já com o Metotrexato, pode ocorrer a elevação dos níveis séricos, levando ao risco de toxicidade, leucopenia, trombocitopenia, anemia entre outras.

Assim como ocorre com os demais fármacos anti-inflamatórios não-esteroides, a nimesulida pode apresentar alterações se for administrada juntamente com álcool e demais substâncias que sejam comprovadamente irritantes para a mucosa gástrica, gerando o aumento dos respetivos potenciais gastrolesivos.

Também pode ocorrer interações com outros medicamentos inibidores da agregação plaquetária e anticoagulantes, o que potencializa o risco da ocorrência de hemorragias gastrintestinais.

Armazenamento do Nimelit

Nimelit deve ser armazenado em temperatura ambiente, de 15º a 30º, em sua embalagem original e ao abrigo da luz e da umidade.

A data de fabricação e número do lote podem ser encontrados na embalagem do produto.

Nimelit nunca deve ser utilizado após a sua data de vencimento.

Visualmente, esse medicamento é um comprimido amarelo, circular e isento de material entranho.

Sempre observe as características do medicamento antes de utiliza-lo e, caso haja alguma suspeita a respeito de sua aparência, consulte um farmacêutico ou médico para tirar a dúvida.

Todo e qualquer medicamento deve ser sempre mantido fora do alcance de crianças.

Onde comprar Nimelit barato

Nimelit, é um medicamento que pode ser encontrado em qualquer farmácia, inclusive pelo nome do seu princípio ativo, que é nimesulida e não requerem receita médica para a compra, visto que é um anti-inflamatório.

Entretanto, uma boa dica pode ser procurar por esse produto a internet, conseguindo encontrar as lojas que oferecem o melhor preço para esse produto.

O que você precisa saber é que o preço da nimesulida, claro, pode variar de acordo com o fabricante.

No entanto, uma caixa que possui 12 comprimidos pode ser encontrada por uma faixa de preço que varia de R$ 5 até R$ 13 reais.

Já a nimesulida em suspensão oral é um pouco mais cara e seu preço varia entre R$ 7 e R$18 reais.

Pergunta dos leitores

Nimelit é antibiótico?

Nimelit (nimesulida 100mg) nada mais é do que um remédio anti-inflamatório, antipirético e analgésico.

Ele atua como um coadjuvante em doenças otorrinolaringológicas e também respiratórias, bem como me cefaleias e dores do pós-operatório.

Nimelit da sono?

A sonolência é uma das possíveis reações adversas de Nimelit, entretanto, esse efeito não é garantido.

Nimelit corta o efeito do anticoncepcional?

Nimelit é um medicamento com não hormonal com ação anti-inflamatória bastante utilizado em caso de infecção, inflamações, cirurgias e traumas como um medicamento voltado para os sintoma e por sua ação anti-inflamatória.

Sendo assim, a substância ativa de Nimelit, que é a nimesulida, quando utilizada de acordo com a posologia indicada, não apresenta qualquer tipo de efeito sobre a eficácia dos contraceptivos orais, sejam eles pílulas, injetáveis, pílula do dia seguinte e etc.

Nimelit funciona para dor de garganta?

Sim e esse é um dos principais motivos pelo qual Nimelit é procurado: as dores de garganta e inflamações decorrentes de gripes, laringites e outras doenças.

Para esses casos, esse medicamento possui uma potente ação analgésica, porém não é eficaz caso a infamação seja de origem bacteriana.

É possível descobrir isso caso os sintomas não desapareçam após o uso do medicamento.

No entanto, o ideal é só fazer uso de Nimelit sob prescrição médica e de acordo com as recomendações de dose e duração do tratamento dadas pelo profissional.

Nimelit funciona para dor de dente?

Sim, Nimelit também é bastante recomendado como um poderoso anti-inflamatório para dente inflamado.

isso porque ele possui uma ação potente e rápida, que alivia os sintomas.

No entanto, é importante ressaltar que é preciso do acompanhamento de um profissional para avaliar o caso e tratar a raiz do problema que esta ocasionando a dor.

Além disso, Nimelit não deve ser usado com frequência e de maneira indiscriminada.

 

Pronto, agora você já sabe tudo o que você precisava saber sobre Nimelit!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...