Mandioca engorda


A mandioca é cultivada em todo o Brasil e em cada região ela recebe um nome diferente, por isso ela é conhecida também como macaxeira ou aipim. A mandioca é o ingrediente principal de vários produtos e pratos que agradam em cheio aos brasileiros. Entretanto com a preocupação em manter a boa forma, muitas pessoas questionam se a mandioca engorda.

Neste artigo você vai saber se a mandioca engorda e quais são os benefícios que este alimento traz para a sua mesa.

Conheçam alguns dos benefícios

A mandioca é fonte de sais minerais como potássio, cálcio, ferro, manganês e fósforo, vitamina A, C e vitaminas do complexo B. As vitaminas e sais minerais que a mandioca oferece, são essenciais para nossa saúde. Os minerais são responsáveis pelo bom desempenho e crescimento dos tecidos corporais. Já o cálcio colabora diretamente no fortalecimento dos ossos e dentes. O ferro é o responsável pela formação da hemoglobina que leva o oxigênio na corrente sanguínea, o manganês auxilia na boa formação dos ossos, na produção dos hormônios sexuais.

Este alimento também é rico em fibras o que contribui para o bom funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre.

Por ser um alimento que demora para ser digerido, a mandioca faz com que o organismo gaste mais energia para efetuar a sua digestão, quando se faz necessário mais energia acontece a queima de calorias. A mandioca também provoca a sensação de saciedade, diminuindo a compulsão alimentar. Talvez sabendo disso a dúvida sobre se mandioca engorda, seja sanada.

A mandioca não contem glúten, por isso podem ser consumidas por pessoas que possuem a doença celíaca ou outras formas de alergia ao glúten.


A macaxeira ou mandioca é fonte de carboidratos. Cada 100 gramas de mandioca tem o equivalente a 38 gramas de carboidratos. Então, é fato que a mandioca engorda não pelo alimento em si ou pela quantidade de carboidrato que ela oferece, mas pela maneira como ela é preparada e consumida.

Considerada um excelente alimento a mandioca promove bem estar, pois como é fonte de energia, auxilia no combate do estresse e da fadiga muito comum nos nossos dias cada vez mais atribulados. Ela também estimula a produção de serotonina que auxilia no combate da depressão.

mandioca engorda?

Fonte de um fito-hormônio conhecido como disgenina que auxilia na redução da taxa de gordura corporal. Também possui ação anti-inflamatória.

A mandioca possuí propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo e envelhecimento.

Por ser fonte de energia é um ótimo alimento para ser consumido antes das atividades físicas.

Por conter carboidratos surgiu o mito de que mandioca engorda, mas se consumida de maneira correta e sem exageros, ela não promove aumento de peso, pois como vimos possui poucas calorias e inclusive ajuda a queima-las ao ser digerida pela corpo.

Como preparar mandioca

  • Opte por consumir a mandioca cozida na água com pouco sal.
  • Evite consumir a mandioca frita, toda e qualquer fritura facilita o ganho de peso.
  • A mandioca engorda de acordo com seus acompanhamentos, como por exemplo, uma combinação deliciosa é da mandioca com um trorresminho bem sequinho, concorda? Neste caso o que engorda mais, a mandioca ou torresminho? Consumir os dois juntos certamente vai contribuir para ganho de peso.
  • Você consome aproximadamente 126 calorias em cada 100 gramas de mandioca, cozida sem adição de gordura e sal. Consumindo sem exageros é quase impossível afirmar que mandioca engorda.

Como consumir a mandioca

Você pode consumir a mandioca da maneira que melhor lhe convém. Ela é usada em muitos pratos, como por exemplo, sopas, caldos, cozida, frita, em forma de farinha, ou compondo aperitivos como o bolinho de mandioca com bacalhau.

Apenas tem que lembrar que todo tipo de frituras, mesmo em alimentos que talvez não contém muita gordura e engorda de maneira natural, ao serem fritos, eles puxam a gordura para dentro do alimento, e esse tipo de alimento que engorda. Portanto, se você fritar, a mandioca engorda sim, e muito! Deve-se tomar muito cuidado com isso, principalmente se desejar usa-la como aperitivo.

Considerações finais

A mandioca é um excelente alimento e foi considerada pela ONU como ‘Alimento do século’, por ser fonte de vitaminas e minerais e possuir baixo custo de produção. Apenas vale lembrar que a mandioca engorda dependendo de como ela é preparada e consumida, portanto, muito cuidado no modo de prepara-la.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (6 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...