Joelho Estalando


Condição muito comum em atletas, mas que também pode surgir nas pessoas em geral, o joelho estalando pode ser indicativo de algo que inspire cuidados.

Os estalos acontecem quando indivíduo faz movimentos em que os joelhos são flexionados: agacha, sobre escadas ou até mesmo nas corridas e caminhadas. Geralmente não são indicativos de problemas mais graves, mas é necessário observar o surgimento de outros sintomas, com dor ou travamento dos joelhos, junto com os estalos.

Causas de ter o joelho estalando

Como mencionado anteriormente, o joelho estalando pode não ser nada, mas é preciso uma consulta com o ortopedista para averiguar a situação dos ossos envolvidos nessa articulação, bem como a situação dos ligamentos que a sustentam.

O joelho é uma região de grande sobrecarga: quando o indivíduo tem de carregar muito peso frequentemente ou até por ser obeso, problemas nos joelhos são comuns e só conseguem ser tratados adequadamente se o indivíduo parar de carregar peso ou deixar de ser obeso. Caso isso não aconteça, com o passar do tempo, a sobrecarga sofrida pode agravar a situação da articulação e doenças articulares mais graves poderão surgir.

Em termos técnicos, o joelho estalando indica uma crepitação (ruído) da patela e pode ter sua causa em doenças reumáticas e degenerativas como a artrose, ou também devido à um trauma como um tombo ou uma pancada forte que cause a inflamação.

Além disso, a cartilagem que se encontra na superfície das articulações pode sofrer um desgaste e causar uma doença conhecida como condromalácia patelar, que é caracterizada por dores com sensação de agulhadas na região do joelho. Outros sintomas dessa condição são o travamento do joelho (a pessoa se agacha e não consegue retornar por sentir uma dor intensa nos joelhos), dores na região, principalmente ao descer e subir escadas.


Outras causas podem ser a presença de um pedaço de cartilagem solto na articulação (geralmente um pedaço do menisco) e alterações na cartilagem.

Sintomas e primeiros cuidados para o joelho estalando e acompanhado de dor

Quando o joelho estalando for indicativo de uma condição mais grave, o paciente pode sentir:

Joelho estalando

  • Dor ao flexionar (dobrar) os joelhos.
  • Dor ao caminhar, correr e subir e descer escadas.
  • Edema (inchaço) leve na região.
  • Joelho estalando e travando ao movimento.

Caso você sofra uma queda e bata diretamente nos joelhos, se sofreu um entorse ou travou os joelhos, é necessário tomar algumas atitudes imediatamente.

  • O joelho estalando e com outros sintomas merece repouso, portanto, evite qualquer movimento que cause dor e não pegue peso. Se a lesão for pequena, dois dias de repouso podem fazer milagres com os seus joelhos.
  • Aplique gelo para que os vasos se contraiam e possam drenar o inchaço. Além disso, o gelo é um anti-inflamatório e um analgésico natural, portanto, use e abuse dele!
  • Após a aplicação do gelo, utilize uma joelheira ou uma faixa de compressão e mantenha os joelhos elevados para reduzir o inchaço. Cuidado para não apertar demais e acabar interrompendo o fluxo de sangue. A compressão não deve ser feita à noite durante o sono.

Se os sintomas não apresentarem melhora, é hora de procurar um médico. O ortopedista é a pessoa indicada para lhe receitar analgésicos e anti-inflamatórios orais para auxiliar no alívio dos sintomas. Não se automedique.

Caso não seja possível marcar uma consulta com o ortopedista, procure um pronto socorro se observar alguma das situações abaixo:

  • Dor intensa ao apoiar o pé no chão e o peso do corpo sobre o joelho.
  • Inchaço grande que não desapareceu com as técnicas acima.
  • Dor intensa ao flexionar ou estender os joelhos.
  • Surgimento de deformidades, por exemplo, uma aparente fratura nos membros inferiores.
  • Diminuição ou perda total de sensibilidade na perna.
  • Sinais de inflamação ou infecção (joelhos vermelhos, quentes e sensíveis ao toque).

Considerações finais

Embora seja aparentemente comum, o joelho estalando pode ser indicativo de complicações na área dessa articulação. Observar o surgimento de outros sintomas e do agravamento dos estalos é de importância fundamental para que uma situação mais grave seja evitada.  Procure seu ortopedista caso o seu joelho estiver estalando e isso seja algo que o incomode.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (68 votes, average: 4,22 out of 5)
Loading...