Hemogenin


Hemogenin é um medicamento poderoso para o tratamento de anemias, sendo muito útil para essa finalidade.

Então, para saber mais sobre esse medicamento, seus riscos, para que serve e como utiliza-lo.

Para que serve o Hemogenin

Hemogenin é um medicamento indicado para o tratamento das anemias que são ocasionadas pela produção deficiente de eritrócitos (células vermelhas do sangue).

Diversas vezes as anemias causadas pela administração de substância mielotóxicas, anemia aplástica congênita ou adquirida, mielofibrose, bem como as anemias hipoplásticas, respondem ao tratamento.

A oximetolona, substância ativa do Hemogenin, não deve incluir outras medidas de suporte, tais como correção de ferro ou ácido fólico, transfusões de sangue, correção de vitamina B12 e B6, tampouco terapia antibacteriana e uso de corticosteroides.

Como funciona o Hemogenin

A Oximetolona de Hemogenin atua estimulando a formação de glóbulos vermelhos no sangue naqueles pacientes que possuem anemia decorrente da deficiência da medula óssea.


Composição do Hemogenin

Hemogenin é um medicamento e uso oral, adulto e pediátrico.

Cada comprimido desse medicamento contem 50 mg de oximetolona, Excipientes: amido de milho, estearato de magnésio, lactose monoidratada e povidona K30.

Resultados de usar o Hemogenin

Hemogenin antes e depois

Muitas pessoas utilizam Hemogenin para obter a hipertrofia muscular, visto que ele é um agente esteroide anabolizante e apresenta resultados nesse sentido. No entanto não deve ser utilizado para o ganho de massa magra ou qualquer outro fim que não seja terapêutico visto suas reações adversas graves e que traz riscos para a saúde.

Como usar o Hemogenin

hemogenin

Hemogenin só pode ser utilizado sob vigilância médica efetiva.

A posologia indicada para crianças e adultos é de 1 a 5 mg por kg de peso corporal, por dia. Assim sendo, a dose que normalmente é eficaz é de 1 a 2 mg/kg por dia, porém isso pode variar de acordo com cada paciente.

Além disso, a resposta ao tratamento nem sempre ocorre imediatamente e, por isso, é preciso é interessante realizar uma prova terapêutica mínima de 3 a 6 meses.

Havendo remissão, o paciente pode ficar sem a medicação ou com uma dose diária baixa a fim de manutenção.

Normalmente, para pacientes com anemia aplástica congênita é necessária uma terapia contínua.

Os comprimidos devem ser ingeridos com algum líquido por via oral.

Não existem estudos para saber os efeitos de Hemogenin quando administrado por vias não recomendadas. Então, para garantir sua eficácia, deve ser administrado unicamente por via oral de acordo com a recomendação médica.

Sempre siga as orientações do médico sobre os horários, dose e duração do tratamento. Não suspensa o tratamento sem que o médico tome conhecimento.

Contraindicação do Hemogenin

É preciso que haja uma criteriosa avaliação médica antes de iniciar o tratamento com Hemogenin a fim de avaliar os riscos e os benefícios decorrentes do uso, visto que os agentes anabolizantes são contraindicados nos seguintes casos:

  • Pacientes homens com carcinoma da próstata ou mama
  • Pacientes mulheres com carcinoma mamário com níveis elevados de cálcio no sangue.
  • Gravidez, visto que a oximetolona pode ser prejudicial para o feto se for administrada em gestantes, sendo contraindicada para mulheres grávidas ou que tenham a intenção de engravidar. Caso o tratamento seja necessário é preciso que o médico explique os riscos ao feto.
  • Pacientes com nefrose ou em fazer nefrótica de uma nefrite
  • Pacientes que apresentem alergia (hipersensibilidade) a qualquer um dos componentes da fórmula.
  • Pacientes que sofram de insuficiência hepática severa (diminuição na função do fígado)
  • Exclusivamente para aumentar a massa muscular (fisiculturismo e ganho de músculos) devido à ocorrência de reações adversas graves.

Efeitos colaterais do Hemogenin

Os principais efeitos adversos decorrentes do uso de Hemogenin são os seguintes:

Hepatotoxicidade é considerada a reação indesejável mais grave decorrente do uso de esteroides anabolizantes. Além disso ainda ocorre um aumento reversível na retenção de bromossulfaleína (substância teste para a função do fígado) de forma precoce e pode estar relacionado à dose e retenção hídrica.

Também ocorre uma elevação da bilirrubina no sangue (sérica), juntamente ou não com o aumento da fosfatase alcalinae transaminases (TGO e TGP), indicando um maior grau da disfunção excretora.

Dentre as reações adversas causadas pelo uso de Hemogenin ainda podemos encontrar a icterícia clínica (olhos e pele de cor amarelada), que é algo reversível com a suspensão do tratamento.

Já no quadro histológico pode ocorrer uma obstrução dos canais biliares (colestase intra-hepática, com lesão celular moderada ou inexistente. O coma hepático e morte estão associados à terapia contínua com Hemogenin.

Também foram encontrados raros relatos tumores no fígado (neoplasias hepatocelulares) associadas ao uso prolongado de agentes esteroides andrógenos-anabolizantes.

Em jovens pré-púberes podem ocorrer sinais de virilização, tais como acne, alargamento do pênis, giecomastia, hirutismo ou crescimento na frequência de ereções.

Em jovens pós-púberes pode ocorrer impotência, diminuição da quantidade seminal, inibição da função testicular, alteração da libido, atrofia testicular, priaprismo crônico, perda de cabelo e irritabilidade da bexiga.

Em mulheres pode ocorrer o espessamento da voz, alterações na libido, irregularidades menstruais, aumento do clitóris e calvície em padrões masculinos.

Precauções

Lesão hepática que altera o funcionamento do fígado (hepatotoxicidade) bem como icterícia (que pode ser indolor e com ou sem prurido) são comuns mesmo nas dosagens prescritas.

Normalmente e icterícia induzida é reversível com a descontinuação do medicamento.

É necessário realizar testes da função hepática com frequência em tratamento continuado visto sua potencial hepatoxocidade.

Pacientes com anemia aplástica adquirida ou congênita, quando tratados com oximetolona por tempo prolongado, têm apresentado carcinoma hepatocelular, em como leucemia.

Existe a possibilidade de desenvolvimento de anemia por deficiência de ferro, bem como o percentual diminuído de saturação da proteína que transporta o ferro.

Existe também a possibilidade de desenvolvimento de hipercalcemia, em mulheres que tenham carcinoma de mama. Caso ocorra, o tratamento deve ser interrompido.

É preciso cautela na administração de Hemogenin em pacientes com doenças cardíacas, hepáticas ou renais.

Ao pacientes idosos tratados com substância esteroides anabolizantes androgênicos podem ter aumentado o risco de desenvolver a hipertrofia da próstata e carcinoma prostático.

Para saber as demais precauções, consulte a bula do medicamento.

Superdosagem do Hemogenin

Caso ocorra a ingestão de uma grande quantidade de Hemogenin deve procurar o socorre médico imediatamente levando consigo a embalagem ou a bula do produto, se possível. Para mais orientações, ligue para 0800 722 6001.

Interação do Hemogenin com outros remédios

O uso de Hemogenin com bupropiona, reduz o limiar da convulsão, ou seja, diminui a quantidade de estímulos necessários para provocar uma convulsão, por isso essa combinação deve ser feita com cautela.

O médico deve iniciar o tratamento com doses baixas e ir aumentando gradualmente, além de seguir adequadamente o regime de dose de cada um.

Já o uso de Hemogenin com dicumarol ou varfarina gera um aumento do risco de hemorragia. Por isso é interessante evitar o uso concomitante com anticoagulantes.

Pode ser necessário realizar ajustes nas doses de anticoagulantes a fim de conseguir um nível de coagulação adequado.

Informe ao médico se estiver fazendo uso de outros medicamentos.

Hemogenin Preço

Hemogenin vem em um embalagem com 10 comprimidos de 50 mg de oximetolona. Para compra-lo é necessário apresentação de receita C5 de duas vias.

O preço desse produto pode variar de acordo com a região e o local escolhido para a compra. No entanto, na internet, ele pode ser encontrado em média, R$ 28 reais.

Pergunta dos leitores

Existe Hemogenin injetável?

Sim, existe!

Hemogenin é ilegal?

Não é ilegal, mas a sua venda deve ser feita para a finalidade terapêutica e não par obter a hipertrofia muscular como muita gente faz. Isso quer dizer que Hemogenin é legal se utilizado para a sua finalidade.

 

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa saber sobre esse medicamento, para que serve, seus riscos e tudo mais que você precisa saber!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...