Os 7 aspectos nutricionais poderosos do Goji Berry


Fruto da planta Lycium barbarum, o Goji Berry tem origem nas montanhas do Tibet. Tem se tornado conhecido por conta da sua fama de ser eficiente na luta pelo emagrecimento, contra celulite e na assistência de um sistema imunológico mais resistente.

É incrível como uma “frutinha” tem tanto poder e é tão benéfica para a saúde do corpo humano. Muitas pessoas ainda preferem se encher de remédios industrializados, esquecendo-se dos efeitos colaterais que o uso deles pode acarretar no organismo.

No entanto, a busca por uma vida mais saudável traz às pessoas produtos naturais que servem para beneficiar todas as partes do corpo, com quase nenhum contra indicação. É uma conta que tem resultados muito mais positivos do que qualquer outra forma de tratamento.

O Goji Berry é a maior fonte conhecida de carotenoide. Esse nutriente colabora para um melhor desempenho da visão e pode até mesmo proporcionar uma espécie de fotoproteção para as pessoas que tem sensibilidade maior aos raios ultravioletas.

Ele ainda é antioxidante, anti-inflamatório, alivia o estresse, evita derrames, diabetes e tumores e protege o coração e o cérebro.

 7 poderosos aspectos nutricionais

1.     Rico em vitamina C

O Goji Berry tem muita concentração de Vitamina C. Por causa disso ele é eficiente para melhorar a imunidade do corpo, ajuda a emagrecer, alivia estresse, evita o envelhecimento da pele, dá mais resistência aos ossos, ajuda na maior absorção de ferro e evita derrames;


2.     Maior fonte de carotenoides

Como já dito anteriormente, o Goji Berry é a maior fonte de carotenoides já conhecido. Por conta disso ele tem ação eficiente para o cuidado da pele, evitando o envelhecimento precoce, e ajuda numa melhor visão.

3.     Rico em vitamina de complexo B

São três tipos de vitaminas que se encontram no fruto: B1, B2 e B6. Todas elas possuem características próprias que são muito benéficas para o corpo humano.

  • B1: Auxilia no melhor funcionamento do sistema muscular, cardíaco, nervoso e ativa e é benéfica para o metabolismo da glicose;
  • B2: Ajuda no combate de doenças cardiovasculares e evita processos tumorais;
  • B6: Ele tem um poder contra a homocisteína, que é responsável pelo aumento das doenças cardiovasculares, quando está presente na corrente sanguínea. Além disso, o B6 é eficiente no metabolismo de carboidratos, proteínas, lipídeos e, principalmente, auxilia na produção de epinefrina e serotonina (que proporciona a sensação de bem estar) e outros neurotransmissores.

4.     19 Aminoácidos

Nestes estão incluídos 8 aminoácidos que o corpo não consegue produzir e precisa da ingestão de alguns alimentos para ter no seu organismo. Eles ajudam na manutenção de proteínas e tecidos que são importantes, da massa muscular, e da forma das células.

5.     21 Minerais

Entre os minerais está o germânio, que tem ação anticancerígena. Além disso, os minerais ajudam no equilíbrio hidroeletrolítico, protege as células por dentro e por fora e conseguem diminuir os riscos de contração de doenças.

6.     Beta-Sisterol, Cyperon, Fisalina e Betaína

Os quatro possuem, respectivamente, ação anti-inflamatória, fito-nutriente para beneficiar o coração e a pressão sanguínea, benefícios para portadores de hepatite B e C, e a capacidade de produzir colina (que é uma substância necessária para formar os fosfolípides – componentes de todas as membranas celulares).

7.     Polissacarídeos

O principal é o beta-glucanas que modifica a resposta imunológica contra processos de ação infecciosa.

Como consumir Goji Berry

O Goji Berry está presente em lugares distantes como China, Tibet, Índia e Mangólia. Aqui no Brasil não é encontrado em abundância e nem com facilidade. Por conta da dificuldade e demora do transporte até aqui, ele é encontrado em cápsulas e de forma desidratada.

O recomendado é que a ingestão diária seja de 15 a 45 gramas ou de 120 ml de suco. Importante lembrar que a forma seca do Goji Berry precisa ser consumida junto com líquidos para ajudar em uma melhor produção de resultados.

Receita com Goji Berry

Suco detox – Agente Laranja

Esse suco detox tem efeitos positivos na perda de gorduras. Ajuda também o sistema imunológico, evita o envelhecimento precoce e combate o cansaço excessivo.

Ingredientes

  • 50 ml de suco de champingnos frescos (passados na centrífuga);
  • 100 ml de suco de limão;
  • 200 ml de suco de cenoura (passada na centrífuga);
  • 2 colheres de chá de Goji Berry;
  • 50 ml de suco de erva doce (passada na centrífuga);
  • 200 ml de suco de pimentão amarelo (passado na centrífuga).

Modo de preparo

Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata.
Sirva gelado.

Benefícios do consumo do Goji Berry

goji berry

Os 7 aspectos nutricionais desta fruta já nos mostra o tamanho dos benefícios que ela pode causar no nosso organismo. O consumo dela é muito benéfico. Confira abaixo os benefícios comprovados do seu consumo:

  • Reduz celulite: O beta-sisterol, por ter ação anti-inflamatória, combate a celulite, que nada mais é que uma inflamação. Ele também estabiliza o colesterol, que se estiver em excesso no organismo também colabora na criação das celulites;
  • Melhora visão: Como já mencionado o carotenoides possui efeito positivo na melhora da visão e o Goji Berry é onde há maior concentração desse nutriente;
  • Emagrecimento: Uma pesquisa de 2011 do Journal of the American College of Nutrition afirmou que 120 ml do suco de Goji berry em 14 dias é capaz de reduzir a circunferência da cintura e ainda controlar o metabolismo;
  • Protege a pele: Os carotenoides também ajudam na ação dos raios ultravioletas na pele, principalmente para aqueles que possuem maior sensibilidade;
  • Melhora o sistema imunológico: Sua grande concentração de Vitamina C aumenta a produção dos glóbulos brancos. Estes, por sua vez, são responsáveis no combate de estruturas e microrganismos estranhos que entram no nosso corpo;
  • Ação contra câncer: O Journal of the American Collefe of Agriculture revelou que os polissacarídeos presentes no Goji Berry inibem a proliferação de HeLa – que é uma célula cancerígena;
  • Melhora humor e evita estresse: Por ter o triptofano, a famosa substância do bom humor que conduz serotonina ao organismo, o Goji Berry controla o sono e o apetite e afasta o processo de depressão;
  • Reduz colesterol ruim (LDL) e protege o fígado e os rins: O ácido graxo contido na fruta, chamado de linoleico, diminui o colesterol e o acúmulo da gordura no sangue.

Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...