Como Tratar Gengiva Sangrando


A procura por um dentista para falar de problemas com a gengiva sangrando são mais comuns do que você imagina. Na área de atendimento odontológico, os problemas com a gengiva só perdem em numero de atendimento para os problemas que estão relacionados com a cárie dental.

O sangramento da gengiva acontece por algum comprometimento das estruturas de suporte do dente e pode ter como causador desde a inadequada escovação dos dentes até  a leucemia. Acompanhe nesse artigo mais detalhes sobre os principais motivos que deixam gengiva sangrando.

Ter a gengiva sangrando está normalmente associada a existência de algum problema ou de alguma inflamação na região da gengiva do paciente. Sendo que em grande parte dos casos, esses sangramentos são causados pela doença chamada de gengivite ou pela periodontite. Todas as duas doenças estão geralmente associadas ao acúmulo de placa nos dentes, ou seja, o acumulo de sujeira entre os dentes. Em casos mais graves e com menor ocorrência, a gengiva sangrando também pode ser um sintoma de uma desordem nutricional ou até da leucemia.

Confira agora, os quatro principais fatores que levam a ocorrência do sangramento da gengiva.

Escovação dos dentes de forma inadequada.

A  escovação dos dentes de forma inadequada é o segundo fator que mais leva a ocorrência da gengiva sangrando,  perdendo apenas para a gengivite. É muito normal ouvir pessoas reclamando  que a sua gengiva sangra quando elas usam o fio dental ou mesmo quando apenas escovam os dentes.

No caso do fio dental, muitos param de usar-lo por causa desse sangramento, mas essa não é a opção mais correta. Poucas pessoas fazem o uso constante do fio dental por medo desse sangramento, mas se você usar o fio dental e a escova da maneira certa, sem forçar a gengiva e todos os dias, esse sangramento deve parar. Já que o sangramento inicial ocorre devido a inflamação do periodonto e pode ser amenizado pela correta higienização.


O uso de forma inadequada do fio dental esta também relacionado com a escovação exagerada, ou seja, as pessoas que tem o hábito de forçar a gengiva com o fio dental, também costumam ter uma  escovação exagerada. Essa escovação de forma inadequada além de provocar a retração da gengiva , acaba expondo as áreas mais sensíveis do dente e assim pode ocasionar lesões na região ao redor do dente e possíveis sangramentos na gengiva.

Gengiva sangrando

Gengivite

Esta aparece como a primeira causa na ocorrência da pessoas que estão com a gengiva sangrando.  A Gengivite é geralmente causada pelo acúmulo de sujeira entre os dentes.  Também está relacionado a  uma deficiência na escovação dos dentes, a falta no uso do fio dental, ou os dois fatores juntos.  A Gengivite  irá acontecer devido ao acúmulo de placa (sujeira), que com o passar do tempo tende a se calcificar e formar o cálculo ou o tártaro.

Com essa calcificação e formação do cálculo ou o tártaro, ocorre o processo de irritação/inflamação da gengiva, o que provocará o sangramento da gengiva e caracterização da gengivite. Nos casos mais comuns de gengivite, basta fazer uma correta escovação e usar juntamente o fio dental de maneira correta, que já é o suficiente para melhorar o sangramento.

Periodontite

Ocorre da mesma forma que a gengivite, onde com essa calcificação e formação do cálculo ou o tártaro, ocorre o processo de irritação/inflamação da gengiva, o que provocará o sangramento da gengiva. Porém na periodontite, além do sangramento também há a perda de estrutura óssea do dente, ou seja, a estrutura que dá suporte aos nossos dentes. Nesses casos deve-se procurar um profissional para realizar o correto tratamento.

Leucemia

É menos comum, mas a gengiva sangrando pode ser uma manifestação na região oral da leucemia e deve-se procurar um médico o quanto antes.

Além desses fatores acima, se sua gengiva está sangrando, pode ser causada por escorbuto ou ausência de vitamina C no organismo, deficiência de vitamina K, alterações hormonais durante a gravidez e próteses mal adaptadas.

Fatores agravantes de uma gengiva sangrando!

Não é recomendado usar enxaguantes bucais com álcool, nem usar cigarros ou tabaco, pois alguns estudos mostram que esses fatores podem irritar mais as gengivas e agravar o sangramento delas.

Considerações Finais

Se você está com sua gengiva sangrando, procure uma clinica odontológica de sua confiança imediatamente para ver quais os problemas que você pode ter, e como soluciona-las. Somente o dentista pode te falar exatamente qual seu problema e como você pode resolve-la!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (9 votes, average: 2,67 out of 5)
Loading...