Ferritina alta


Nosso organismo possui várias proteínas e a desestabilidade delas pode causar vários prejuízos. Esse é o caso da ferritina alta! Quando ela está foram do nível comum provoca reações desagradáveis no nosso corpo e pode significar problemas sérios.

É importante fazer exames regulares para verificar os níveis de ferritina no corpo e iniciar o tratamento caso esteja alta. Outra coisa essencial é evitar fazer auto medicamento. Só um profissional da área de saúde conhecendo o seu problema pode indicar a melhor forma de tratamento.

O que é ferritina?

Para falarmos de ferritina alta é preciso entender o que é a ferritina e como ela funciona no nosso organismo. Onde ela está e qual é a sua função. Na verdade, ao contrário do que muitos acham, a ferritina não é o ferro presente no nosso organismo.

Trata-se de uma proteína que o fígado produz que tem como responsabilidade o armazenamento de ferro no corpo humano. Ela tem como função, além do armazenamento, a liberação do ferro de acordo com as necessidades do organismo.

Poderíamos imaginar a ferritina como uma balança que regula o ferro evitando que fique em excesso no corpo como em falta. A maior parte da ferritina do corpo está dentro das células, somente uma pequena parte está inserida no sangue.

Além do fígado o baço e a medula óssea são outros órgãos que possuem essa proteína. Através do exame de ferritina é possível identificar os níveis dela no corpo e passar a fazer um tratamento caso haja uma alta ou uma baixa do nível da proteína.


Ferritina alta pode não ser ferro alto

Uma coisa que as pessoas confundem muito é ferritina alta com o nível de ferro alto no sangue. Uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra. Primeiro que a ferritina é na verdade uma proteína que tem ferro e que o libera quando o organismo precisa.

É possível que a ferritina alta não seja causada pelo excesso de ferro no organismo, muitas vezes (e na maioria das vezes) é causada por uma infecção, inflamação ou pela síndrome metabólica (que é causada por causa do aumento da obesidade, diabetes e acúmulo de gordura no fígado).

Se a causa for ferro alto

ferritina alta

Quando a ferritina é causada pelo nível de ferro alto no sangue é preciso estar atento e procurar com urgência seguir o tratamento indicado pelo profissional de saúde de forma adequada.

Ferro alto no organismo pode causar complicações como a artrite, o hipotireoidismo, problemas no pâncreas, insuficiência cardíaca e até mesmo o desenvolvimento de uma cirrose hepática.

Causas da ferritina alta
Como falamos anteriormente a ferritina alta nem sempre está acompanhada do nível de ferro alto no nosso organismo. Muitas vezes ela significa um problema sério. Por isso é muito importante estar atento aos sintomas que ela causa e estar sempre fazendo exames periódicos.

Veja abaixo algumas causas da ferritina alta no corpo humano:

  • Consumo de álcool;
  • Sobrecarga de ferro por causa de transfusões sanguíneas;
  • Doença renal crônica;
  • Doença de Hodgkin;
  • Anemia hemolítica crônica;
  • Síndrome metabólica (que pode ser causada por obesidade, hipertensão arterial, diabetes ou pré-diabetes e resistência à insulina);
  • Infecção aguda ou crônica;
  • Inflamação;
  • Doença hepática (Hepatite C, hepatite autoimune);
  • Hemocromatose hereditária (uma doença genética relacionada com o excesso de ferro);
  • Leucemia.

Sintomas da ferritina alta

Pacientes que apresentam quadro de ferritina alta normalmente costumam apresentar sintomas comuns que podem ser isolados ou em conjunto. Entre eles está o cansaço e a fadiga, dor nas articulações, falta de ar e até dor abdominal.

Os pacientes também podem apresentar palpitações, dores fortes na cabeça, dor no peito e uma fraqueza sem motivos e muito forte.

Como são sintomas relacionados a outros problemas é muito importante procurar um médico logo para que sejam feitos exames que consigam diagnosticar o problema de forma eficaz e a partir daí iniciar o tratamento.

Qual o tratamento?

O médico irá recomendar o tratamento de acordo com a causa da ferritina alta, como vimos no início do post ela pode ser causada por uma série de fatores.

Por causa disso o tratamento tanto pode ser feito por meio de dietas com poucos alimentos ricos em ferro ou vitamina C, como por meio da retirada de sangue na tentativa de equilibrar os níveis de ferro.

Somente quando a ferritina está muito elevada que poderá ser recomendado que o paciente se submeta à realização de sangria (a retirada de sangue do organismo através de sanguessugas, corte de extremidades ou por meio da flebotomia).

Quando o paciente não tem muita resistência ao tratamento da sangria pode ser recomendado o uso de quelantes de ferro (que são medicamentos que são adicionados ao ferro, ligando-se a eles para eliminá-los).

Como é feito o diagnóstico?

Assim que o paciente se dirige ao médico e apresenta os sintomas, é possível que seja submetido a alguns exames que identifiquem o problema. O especialista provavelmente irá recomendar exames como o exame de ferro sérico, o de saturação de transferrina, uma ultrassonografia do abdomens, exame de glicemia em jejum, insulinemia, colesterol e frações e até de triglicérides.

Todos os exames mencionados acima são capazes de identificar os níveis de ferritina no organismo. Nas vezes que são solicitados mais de um é por algum tipo de incompatibilidade ou erro.

Tem como prevenir a ferritina alta?

É possível evitar que o nível de ferritina aumente se o paciente lutar contra a síndrome metabólica. Isso poderá ser feito por meio de uma mudança de hábitos alimentares, realizando uma dieta equilibrada, com a prática de atividades físicas regularmente e com o controle de ingestão de glicemia e colesterol.

É muito importante evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura saturada. Outro fator essencial e que serve de prevenção é evitar consumir bebida alcoólica em excesso. Com esses cuidados é muito mais difícil que o indivíduo desenvolva ferritina alta.

Essas mudanças de hábito são essenciais na verdade, pra todos que querem manter uma vida mais saudável e se libertarem de uma série de problemas. No caso da ferritina alto a prevenção é muito eficaz, mas você perceberá a melhora de condicionamento de saúde em geral após isso.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (82 votes, average: 4,32 out of 5)
Loading...