Pratique exercícios aeróbicos e melhore sua qualidade de vida

Se você deseja ganhar mais resistência física, perder peso e melhorar sua saúde geral, deve praticar exercícios aeróbicos ou cardiovasculares. Independente de seu peso, idade ou porte físico, estes exercícios são muito importantes para que você viva mais e melhor. Se seu objetivo é emagrecer, estes são os tipos e exercícios mais indicados para acelerar a perda de peso.

Durante uma atividade física aeróbica, você repete movimentos com os braços, pernas e cintura. Seu corpo reage a estes movimentos e você respira melhor, aumentando a circulação de oxigênio no seu organismo. Os exercícios aeróbicos fazem com que seu coração bata mais rápido, o que aumenta a circulação de sangue para os músculos e pulmões.

Além disso, ao praticar exercícios aeróbicos, seu corpo libera endorfina, hormônio neurotransmissor, que causa reação de bem estar e também é um analgésico natural.

Benefícios dos exercícios aeróbicos

Se você ainda não está convencido, aqui vão mais alguns benefícios dos exercícios aeróbicos:

  • Aumenta a estamina. Pode ser que a princípio o exercício o deixe muito cansado, mas com o passar do tempo você ganha mais energia e resistência.
  • Reduz riscos de saúde. Os exercícios aeróbicos ajudam a reduzir as chances de desenvolver muitos problemas de saúde como pressão alta, diabetes tipo 2, obesidade, infartos, derrames e outros.
  • Fortalece o coração. Um coração forte bombea sangue de maneira mais eficiente, o que aumenta a circulação de sangue em todas as partes do corpo.
  • Melhora o humor. Por liberar endorfina, os exercícios aeróbicos melhoram o humor.
  • Faz você viver mais tempo. Segundo apontam estudos, pessoas que se exercitam com frequência tendem a viver mais tempo.

Se você está começando e ainda está indeciso sobre qual atividade aeróbica praticar, aqui temos alguns tipos que te ajudarão a dar o primeiro passo.


Tipos de exercícios aeróbicos

Se você quer começar a praticar exercícios aeróbicos, aqui lhe passamos uma lista de excelentes opções para acelerar a perda de peso e liberar endorfina no seu corpo.

Caminhada ou Corrida

Esse exercício não precisa de nenhum acessório especial além de roupa de ginástica e um bom tênis (de preferência com amortecedor no caso da corrida). Se você não está acostumado a se exercitar, comece aos poucos: caminhe apenas 30 minutos por dia. Conforme seu corpo vai se adaptando, você pode aumentar o tempo e o ritmo da caminhada.

Corrida é um excelente exercício aeróbico

Se você deseja começar a correr, comece intercalando a corrida com a caminhada. Dez minutos caminhando e cinco correndo. Volte a caminhar mais dez minutos e termine com cinco minutos de corrida leve. Aos poucos você pode ir aumentando o tempo de corrida até conseguir correr 30 minutos (ou mais) sem parar.

A principal vantagem desse exercício é que ele pode ser praticado em qualquer lugar. Você não precisa de uma academia ou uma esteira para correr. Basta colocar os sapatos e sair. Correr em parques onde há vegetação e movimento é uma ótima maneira de se distrair e ainda tomar um pouco de sol (e, consequentemente, absorver a vitamina D).

A corrida é um exercício de impacto. Se você tem problemas de coração, no joelho ou articulações ou está grávida, consulte um médico antes de começar a correr.

Natação

Se a corrida e a caminhada já não exigem muitos acessórios, a natação exige ainda menos. Uma roupa de banho, um óculos e uma piscina, claro, são suficientes para começar a praticá-la.

Benefícios da natação

Nadar é um exercício que exige bastante de todos os músculos do corpo. Se você tem acesso a uma piscina, esta é uma ótima opção para se mexer sem descuidar das articulações. Ao contrário da corrida, onde os pés sofrem impacto quando tocam o solo, a natação é feita na água, que amortece todos os movimentos do corpo.

A natação também ajuda a tonificar os músculos. Isso porque além de ser um exercício aeróbico, a resistência da água nos obriga a fazer mais força e logo trabalhamos mais os músculos. Além disso, nadar é uma excelente atividade para aqueles que sofrem de problemas respiratórios como asma: estudos já provaram que a natação favorece a atividade pulmonar em repouso e o controle da respiração.

Uma hora de natação queima até 500 calorias. Porém, cerca de 20 minutos nadando já são suficientes para os iniciantes sentirem seus efeitos no corpo.

Dançar

Dançar ajuda emagrecer

Quer uma atividade mais divertida que a dança? Esta é o exercício aeróbico ideal para aqueles que acham que exercitar-se é muito chato. Quando a gente dança nem sente que está queimando calorias, o que faz desta uma das mais agradáveis atividades físicas.

Hoje em dia, as academias já incluem a dança em suas listas de aulas aeróbicas. E não é para menos: dançando vigorosamente você pode queimar até 600 calorias por hora.

Além destas três, existem inúmeras outras atividades aeróbicas que lhe ajudarão a perder peso e a adquirir uma melhor qualidade de vida. Busque se informar sobre qual o exercício mais adequado para seu estilo de vida.

Para que estes exercícios aeróbicos lhe ajudem no emagrecimento, você deve seguir uma alimentação equilibrada, sempre preferindo carnes magras como peixe e frango, cereais integrais, como arroz integral e quinoa e muitos vegetais e frutas. Evite açúcares e carboidratos refinados e não exagere nas porções.