Erva-Cidreira: Os efeitos positivos do consumo dessa planta medicinal


Procurar alternativas naturais para tratamentos de saúde e para relaxamento é muito comum hoje. A erva-cidreira é uma planta medicinal que é muito consumida por conta do seu sabor agradável e doce.

O que muita gente não sabe é que o consumo dela auxilia no combate a muitos problemas de saúde. Ela também é conhecida como Melissa, Citronete, Capim-cidreira e só Cidreira. O nome científico da planta é Melissa oficinalis e é facilmente encontrada em mercados, farmácia de manipulação, feiras livres e lojas especializadas em produtos naturais.

Muita gente opta por plantá-la em casa já que o seu cultivo é fácil. Entre os benefícios mais comuns que são causados pela Erva-Cidreira estão o alívio da dor de dente e o tratamento de problemas digestivos.

Também é muito utilizado como relaxante e para ajudar a desenvolver o sono. Muita gente que tem insônia faz o chá da erva-cidreira para melhorar o problema. Outro benefício eficaz da cidreira é no combate do estresse que tem sido muito comum na sociedade atual e que é responsável pelo desenvolvimento de uma série de problemas de saúde.

Como posso utilizar a erva-cidreira?

O modo mais conhecido e tradicional de utilização da erva é através do chá. As partes da planta que são utilizadas para fins medicinais são as suas folhas (que podem ser utilizadas frescas ou secas). Além do chá é possível utilizar a erva-cidreira para infusões, tempero de alimentos e para fazer aromaterapia.

Não existem contraindicações sobre o uso da erva-cidreira, podendo ser consumida por qualquer pessoa, independente de idade ou gênero. No entanto, em alguns casos o uso da cidreira pode abaixar a pressão, diminuir a frequência cardíaca e causar sonolência. Inclusive, muita gente utiliza o chá da cidreira para conseguir dormir melhor e mais rápido.


Chá de erva-cidreira

A produção do chá é muito simples e fácil e ele pode ser consumido até 3 vezes por dia (no caso 3 xícaras de chá por dia).

Para fazê-lo é preciso colocar uma xícara de chá para ferver. Após isso, acrescente 3 colheres das folhas da erva-cidreira e deixe repousar por pelo menos 10 minutos. A partir disso você pode coar, e beber.

A ingestão do chá causa um relaxamento quase que instantâneo e seu sabor é muito agradável.

Nutrientes da erva

A erva-cidreira tem uma ação antioxidante muito eficaz, que colabora para o combate de doenças cerebrais degenerativas, para radicais livres, previne câncer, evita envelhecimento precoce e evita, protege o coração e evita a degeneração da mácula.

Esse efeito antioxidante se dá por conta dos nutrientes presentes na planta. Ela possui acetato de eugenol, ácido cafeico citral, vários fitoquímicos (como terpenos, taninos, flavonoides e polifenois), e ácido antioxidante. O ácido rosmarínico, por exemplo, possui mais ação antioxidade do que a Vitamina E.

A erva-cidreira também é fonte de vitaminas como a Vitamina A, B1, B2, B3, B5, B6, Vitamina folato e C. Também possui minerais como Cálcio, Potássio, Magnésio, Fósforo, Cobre, Zinco e Ferro.

Interações com a erva-cidreira

Como a planta tem efeito sedativo, ela pode acabar interagindo com remédios ou suplementos sedativos (ou calmantes). Quem faz algum tipo de tratamento com esses medicamentos precisa consultar um médico especialista antes de passar a consumir a erva-cidreira.

Não deixe de fazer isso, caso você esteja dentro desse grupo de pessoas. Só o médico poderá te assegurar da utilização eficaz da erva sem o risco de efeitos colaterais.

Benefícios do consumo da Erva-Cidreira

erva cidreira

Por ser tão rica de nutrientes, a cidreira pode ser uma grande aliada na resolução de vários problemas de saúde. Listamos abaixo alguns dos benefícios que ela pode causar ao organismo. É importante porém, que caso você tenha alguns dos problemas abaixo, só passe a utilizar a planta após consulta e recomendação médica.

Mesmo sendo um produto de origem natural, é preciso entender a forma de utilização para o combate de doenças. Não deixe de se consultar com um profissional. Observe os benefícios:

  • Eficaz para o reumatismo: O consumo da Erva-Cidreira auxilia no alívio de dores e desconfortos que são causados pelo reumatismo. Pode ser utilizada através da aplicação direta sobre o local lesionado. Alivia não só as dores como outros sofrimentos dolorosos;
  • Possui efeito calmante: Por causa da sua ação sedativa e calmante, a cidreira diminui ansiedade, problemas de insônia e reduz o estresse. Na aromaterapia é utilizado o óleo da cidreira, e o efeito sedativo leve.
  • Reduz o estresse: O sei efeito relaxante é capaz de combater um dos maiores males do século: o estresse. Esse benefício é muito importante porque o estresse causa muitos problemas no organismo. Evitar o estresse colabora pela saúde do corpo todo.
  • Reduz os gases: A produção de gases é inibida através do consumo da planta. Isso acontece porque a Cidreira relaxa os tecidos do organismo;
  • Auxilia problemas estomacais: A ação do consumo da planta ajuda a resolver problemas gástricos. Por possuir atividade antiespasmódica e carminativa, o sistema digestivo é beneficiado. A melhora também é para a indigestão que ocorre por causa de tensão nervosa. Isso porque o estresse causa muitos problemas gástricos.
  • Fortalecimento do sistema imunológico: Os sistemas vitais são restaurados pela cidreira. Isso faz com que o corpo tenha uma defesa mais forte e resistente. A absorção de nutrientes é beneficiada.
  • Diminui nível de colesterol ruim: A ação antioxidante eficaz da cidreira é capaz de baixa o nível do colesterol ruim (o LDL) do organismo. Com isso as doenças cardiovasculares são prevenidas.
  • Pressão arterial controlada: Por proporcionar uma vasodilatação leve dos vasos sanguíneos periféricos, a pressão arterial é reduzida. Então, pessoas com hipertensão são aconselhadas a consumir a planta.
  • Eficaz contra as cólicas: Como ela causa relaxamento (e dos tecidos) ela é capaz de aliviar as dores causadas pelas cólicas. Mulheres em estado menstrual costumam tomar o chá para aliviar os sintomas do período, inclusive a TPM.
  • Previne o câncer: Por causa da sua ação antioxidante os radicais livres são combatidos diretamente. Com isso problemas sérios como o câncer são evitados. O coração também é protegido por causa dessa ação.

Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (47 votes, average: 3,57 out of 5)
Loading...