Edema de glote


Provavelmente você já ouviu falar sobre o edema de glote, porém talvez você não saiba exatamente o que é e como a pessoa que apresenta este quadro de edema de glote corre sério risco de vida.

O que é o edema de glote?

A glote e a epiglote estão localizadas na laringe. A glote fica próxima a garganta no final da laringe e tem como a função principal impedir a passagem de alimentos para os pulmões e facilitar a passagem a entrada e saída de ar dos mesmos.

A glote também possui papel importante na função fonatória, já que as pregas vocais estão localizadas dentro dela. A epiglote também exerce função importante, já que é a epiglote é uma lamina cartilaginosa que fica logo atrás da língua onde exerce a função de regular a comunicação entre o aparelho respiratório e digestivo. Assim quando você está se alimentando e vai engolir os alimentos a epiglote fecha a glote evitando a entrada de alimentos nas vias aéreas. Por isso não é possível respirar enquanto engolimos os alimentos.

O edema de glote ocorre quando o indivíduo apresenta um quadro alérgico grave que provoca o inchaço repentino da glote impedindo a passagem de ar para os pulmões.

Quais são as causas do edema de glote?

 

O edema de glote acontece repentinamente e a vítima precisa ser socorrida de imediato.

Sintomas do edema de glote

Os principais sintomas do edema de glote são:


  • Falta de ar.
  • Total incapacidade de respirar.
  • Edema nos lábios.
  • Vermelhidão na face.
  • Olhos dilatados e/ou esbugalhados.
  • Placas vermelhas e pruriginosas podem aparecer pelo corpo.
  • Extremidades arroxeadas devido à falta de oxigenação.

Diagnosticando o edema de glote

O médico precisa fazer o diagnóstico de maneira rápida e precisa, para isso informar sobre o histórico médico do paciente pode ser essencial para salvar sua vida. O diagnóstico também pode ser feita através dos sintomas clínicos e através do exame instrumental da glote.

Tratamento para o edema de glote

Edema de Glote

O tratamento do edema de glote é feito à base de adrenalina. Ao ser injetada, esta droga tem a função de induzir a contração dos vasos sanguíneos, causando assim a diminuição do edema. O tratamento deve ser feito em ambiente hospitalar, já que a adrenalina só pode ser ministrada por um profissional de saúde qualificado, haja visto que as reações provocadas pela adrenalina podem ser fatais.

A maioria das pessoas respondem bem ao tratamento inicial e em poucas horas já estão restabelecidas, contudo em alguns casos, quando o tratamento não surte efeito eficaz contra o edema de glote, se faz necessário o procedimento conhecido como traqueostomia.

Como o edema de glote pode evoluir?

Se o indivíduo teve um quadro grave de edema de glote, ele está sujeito a ter outras crises. Neste caso converse com seu médico a respeito da sua condição e se ele aconselha e prescreve o kit de adrenalina autoaplicável, pois o quadro de edema de glote é uma situação de extrema urgência.

Evitando o edema de glote

Para evitar a repetição do edema de glote o ideal é diagnosticar o que desencadeia em você um quadro de alergia tão severa. Carregue sempre com você um cartão onde deve ter as informações sobre as alergias que possui, telefone de contato do seu médico e de um parente e /ou conhecido.

Complicações do edema de glote

Caso o paciente que apresente o edema de glote, não seja diagnosticado precocemente e receba o atendimento de urgência, o indivíduo pode vir a óbito por asfixia.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (22 votes, average: 4,14 out of 5)
Loading...