Desloratadina


Alergia é algo que sempre ataca o organismo dos seres humanos e causa sintomas bem desagradáveis e que atrapalha, diretamente, as principais ações do dia a dia.

Entre elas, uma que ocorra muito, e sempre existe algum possuindo, é a rinite alérgica. Ela é nada mais, nada menos do que um tipo de reação imunológica, da qual o corpo cria diante de alguma partícula estranha que foi inalada pelo sistema respiratório, mais especificamente pelo nariz.

Normalmente, o pacientes que contêm com ela, possui sintomas comuns como nariz escorrendo e crises extensas de espirro. O principal fator de risco é possuir alguma herança na família, que foi passada de pais para os filhos, ou estar em uma região respirando o ar muito poluído.

Felizmente, para a alegria de quem sofre com essas crises de rinite, foram criados e desenvolvidos diversos remédios totalmente efetivos para dar início ao tratamento e aliviar os principais sintomas. Entre eles, um que é muito utilizado pelos médicos em seus pacientes é o xarope, ou comprimido, Desloratadina.

Hoje, nesse artigo, estaremos abordar detalhes e informações essenciais sobre o medicamento, principalmente sobre seu uso, com advertências, posologia e contraindicações importantes.

Para que serve Desloratadina ( Indicação )

desloratadina posologia


Como detalhado na introdução inicial e seguindo informações presentes em sua bula, o medicamento desloratadina é indicado para o tratamento dos sintomas da, e da própria, rinite alérgica, principalmente corrimento nasal, crises de espirro, coceira na região do nariz, lacrimejo, queimação e coceira na região dos olhos, coceira no céu da boca e tosse com, ou sem, a presença de catarro.

O xarope, ou comprimido, também pode ser utilizado para alívio e tratamento dos sintomas causados pela urticária, além de algumas outras erupções cutâneas.

Independente de ter a informação sobre a indicação do uso do Desloratadina, nunca é recomendado utilização por conta própria. Busque sempre orientação médica para dar início ao tratamento e ao uso do medicamento.

Como funciona

A ação do composto Desloratadina dentro do organismo é diretamente relacionada ao combate da Histamina, substância responsável por causar a alergia em questão. Ao agir, o medicamento tentará impedir a liberação da substância e conseguir cessar sua atuação e inflamação que estão sendo causada no organismo.

Por isso, A Desloratadina é totalmente efetiva no tratamento de rinite alérgica e erupções cutâneas.

Desloratadina Posologia (Como tomar)

Desloratadina comprimido

O comprimido não deve ser cortado no meio e nem mastigado. A sua ingestão é feita por via oral junto a um copo de água.

A posologia para o uso do Desloratadina xarope é dividida da seguinte forma:

  • É recomendado para crianças, adolescentes e adultos com idade acima de 12 anos de vida a dose 1 comprimido diário para aliviar os sintomas da rinite alérgica ou/e da urticária, ou outros problemas de reações cutâneas.

Desloratadina xarope

A sua ingestão é via oral.

A posologia para o uso do Desloratadina xarope é dividida da seguinte forma:

  • É recomendado para bebês com idade entre 6 aos 12 meses de vida a dose de 2 ml, uma vez por dia, para aliviar os sintomas da rinite alérgica ou/e da urticária, ou outros problemas de reações cutâneas.
  • É recomendado para crianças com idade entre 1 aos 5 anos de vida a dose de 2,5 ml, uma vez por dia, para aliviar os sintomas da rinite alérgica ou/e da urticária, ou outros problemas de reações cutâneas.
  • É recomendado para crianças com idade entre 6 aos 11 anos de vida a dose de 5 ml, uma vez por dia, para aliviar os sintomas da rinite alérgica ou/e da urticária, ou outros problemas de reações cutâneas.
  • É recomendado para crianças, adolescentes e adultos com idade acima de 12 anos de vida a dose de 10 ml, uma vez por dia, para aliviar os sintomas da rinite alérgica ou/e da urticária, ou outros problemas de reações cutâneas.

Contraindicações

Como todo o medicamento, a utilização do Desloratadina possui algumas contraindicações que todas as pessoas que pretendem iniciar o tratamento devem seguir, para não colocar sua vida ou saúde em risco. São elas:

  • Quem tenha hipersensibilidade, alergia ou qualquer outro problema que pode ocorrer com a ingestão de qualquer um dos componentes presentes na formulação do medicamento.
  • Bebês com menos de 6 meses não devem tomar o Desloratadina xarope.
  • Crianças com menos de 12 anos não devem tomar o Desloratadina comprimido.

Composição

A composição de cada comprimido de Desloratadina é composta pelos seguintes ingredientes:

  • 5 mg de Desloratadina
  • Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício, estearato de magnésio, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, lactose monoidratada, talco, corante vermelho FDC 40, dióxido de titânio, álcool polivinílico e macrogol.

 

A composição de cada 1 ml de Desloratadina xarope é composta pelos seguintes ingredientes:

  • 0,5 mg de Desloratadina
  • Excipientes: ácido cítrico, benzoato de sódio, citrato de sódio di-hidratado, edetato dissódico di-hidratado, glicerol, propilenoglicol, sucralose, aroma de tutti- frutti e água purificada.

Efeitos colaterais Desloratadina

A ingestão do Desloratadina, e dos seus componentes, podem levar o paciente, que estão utilizando ele para o tratamento, a alguns efeitos colaterais e reações adversas indesejadas. Entre eles, os mais comuns que podem ocorrer são:

  • Dores de cabeça e vertigens
  • Boca seca, com diminuição na produção de saliva
  • Sonolência ou insônia
  • Náuseas
  • Vômitos e diarreias
  • Febre
  • Hiperatividade
  • Erupções cutâneas

No surgimento de qualquer um tipo de reações e efeitos adversos, informe seu médico com urgência e faça uma notificação ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA.

Interação com outros medicamentos

A utilização do Desloratadina junto com outros medicamentos ou alimentos não teve nenhum tipo de reação, observação ou interação realmente relevante.

Não existe problemas em administração do medicamento junto ao álcool, apesar de bebidas alcoólicas não são totalmente recomendadas durante o tratamento.

Precauções

Além das contraindicações, os pacientes que estão iniciando o a utilização do Desloratadina precisando seguir algumas precauções importantes. São elas:

  • Mulheres grávidas só devem utilizar o medicamento diante de um orientação médica próxima.
  • Mulheres que estão amamentando não devem fazer a ingestão de Desloratadina.
  • Portadores de diabetes devem ter muita cautela para utilizar o medicamento, pois ele contém açúcar em sua composição.
  • Desloratadina não possui corantes.

Diferença entre loratadina e desloratadina

Apesar do Loratadina e Desloratadina parecer serem bem parecidos, existem diversas diferenças entre ambos.

O Desloratadina pode ser utilizando portadores de asma, trata rinite alérgica perene, não possui problemas com a utilização junto de outros medicamentos ou alimentos, possui um efeito maior no organismo e pode ser usado em bebês com mais de 6 meses de idade.

Já o Loratadina não é recomendado de ser utilizando por portadores de asma, não ajuda no tratamento de rinite alérgica perene, possui interações com medicamentos e alimentos, possui um efeito menor no organismo e só pode ser utilizado em crianças com mais de 2 anos de idade.

Desloratadina nomes comerciais

Os principais nomes comerciais da Desloratadina são: Aleradina, Desalex, Desalex D12, Deslorana, Desloratadina, Destadin, Esalerg, Histabloc e Sigmaliv.

Desloratadina Preço

O genérico Desloratadina pode ser encontrado nas principais farmácias populares, com necessidade de receita médica para sua aquisição.

O preço variante do produto vai de R$10 a R$30 por uma caixa contendo 10 comprimidos.

Perguntas dos leitores

Desloratadina da sono?

Apesar de estar presente nos possíveis efeitos adversos de sua utilização, o Desloratadina dificilmente causará sonolência.

Desloratadina é corticoide?

O Desloratadina não é um medicamento corticoide, logo, não aumentará o apetite dos pacientes.

Desloratadina é antialérgico?

Sim, ele é um remédio antialérgico.

Desloratadina xarope serve para tosse?

Sim, uma das suas indicações é no tratamento de sintomas como a tosse.

Posso dar desloratadina xarope para bebê?

O Desloratadina xarope só pode ser utilizado em bebês com mais de 6 meses de vida.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...