Dente Inflamado


Dente Inflamado é um problema que atinge grande parte da população. Esse problema é decorrente de uma cárie mal tratada, que acaba atingindo a parte mais profunda do dente, a polpa, ou nervo como ficou conhecida popularmente. Isso faz com que aconteça dor muito forte, inchaço, sensibilidade no local, além de inflamação e em casos mais sérios até febre.

A região da polpa é uma região com muitos nervos o que favorece a inflamação, causando um inchaço e se o problema do dente inflamado não for tratado com rapidez outros problemas podem aparecer como:

  • inchaço embaixo dos olhos
  • dificuldade de mastigação
  • dificuldade de deglutição
  • dificuldade de respirar

Esses sinais mostram que o problema inicial já está bem maior e, sendo assim, o dente inflamado deverá ser extraído, ou será feito um canal.

Mas qual é a causa para esse problema? A falta de higiene bucal! É necessário manter em dia a escovação, limpando bem entre os dentes, retirando possíveis restos de alimentos, evitando assim problemas na gengiva, como sangramentos, por exemplo, e evitando ficar com o dente inflamado.

DICAS CASEIRAS PARA TRATAR O DENTE INFLAMADO

Se não for possível achar um dentista disponível imediatamente, existem algumas maneiras de aliviar a dor até a ida ao dentista. Veja algumas:


  1. USE ALGUM ANTI-INFLAMATÓRIO/ANALGÉSICO

Medicamentos vendidos sem a necessidade de receituário médico podem ajudar a aliviar a dor, como é o caso dos anti-inflamatórios (ibuprofeno, nimesulida, diclofenaco), eles aliviam a dor, facilitando na hora de mastigar, engolir e dormir. Outros medicamentos como dipirona e paracetamol podem ajudar em casos de febre.

  1. APLIQUE COMPRESSA FRIA E ANESTESIE A ÁREA

Primeiramente, nunca aplique o gelo diretamente sobre seu dente, isso aumentará a dor, já que o dente inflamado se torna muito mais sensível.

Então, pegue um saco plástico, encha de gelo, e envolva isso num pano limpo, você poderá aplicar diretamente sobre o dente ou do lado de fora.

Ainda pode contar com auxílio de um anestésico próprio para dentes e gengivas, já que os efeitos desses duram por horas, o que vai colaborar muito na hora de dormir.

  1. GARGAREJO

Os gargarejos podem ser feitos com água misturada com sal marinho, isso aliviará a dor por alguns instantes, e se o problema for simples poderá ser solucionado.

Outra maneira simples é aplicar óleo de cravo em cima do dente inflamado. Lembrando que isso só será útil se o problema estiver no início.

É importante saber a hora de procurar um dentista. Quando os sintomas permanecerem por mais de 3-5 dias somente um profissional especializado poderá resolver o problema.

TRATAMENTO ODONTOLÓGICO

Quando o tratamento caseiro não funcionar é necessário procurar um dentista para curar de fato o dente inflamado.

O único tratamento é a retirada da polpa e a obturação radicular, ou seja, fazer o preenchimento do canal com uma substância específica.

O dentista abrirá espaço com uma broca até chegar ao local da polpa, ele retirará então a polpa e com um instrumento de ouro, e depois ele preencherá o dente. Esse processo é importante, pois impedirá que haja novamente a entrada e proliferação de bactérias.

Após o processo de limpeza, ele dará forma ao canal e será colocada uma obturação no local. O tratamento pode variar, durando uma sessão ou pode levar meses.

No caso de já ter sido realizado um tratamento de canal no dente inflamado é necessário realizar a remoção completa do dente.

CUIDADOS PÓS-EXTRAÇÃO

Dente inflamado

  • Faça limpeza da área operada para evitar futuras infecções no local
  • Não enxaguar a boca, ou limpar com muita força os dentes próximos da região após 24 horas da cirurgia
  • Não fumar
  • Para ajudar a diminuir o inchaço aconselha-se aplicar gelo do lado de fora da boca
  • Ao fazer a ingestão de água realizar através de canudo
  • Permanecer em repouso e evitar a ingestão de bebidas quentes
  • Se for uma recomendação do dentista, no dia seguinte, realizar gargarejo com água morna e um pouco de sal

Higiene bucal não é brincadeira, é algo muito importante, é através da limpeza da boca que se diminui a quantidade de bactérias nocivas. É necessário saber escovar corretamente os dentes. O tratamento de um dente inflamado vai além de fazê-lo parar doer, serve para eliminar as bactérias causadoras da infecção/inflamação.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (64 votes, average: 4,33 out of 5)
Loading...