Cortisol e Suas Funções No Corpo


O cortisol é da linha dos esteroides, produzido pela parte superior da glândula supra-renal ( glândulas supra renais são 2 glândulas que ficam em cima dos rins, 1 glândula é a chamada medula e a outra córtex)

O Cortisol age principalmente quando o organismo está em situações de limite de estresse que por sua vez manda impulsos nervosos para o hipotálamo (parte importante do cérebro que tem diversos núcleos com variadas funções, como sistema nervoso e endócrino) no cérebro. Mas também tem outras funções como:

  • Poder antiflamatório
  • Controle do sistema da imunidade
  • Ajuda nos níveis de açúcar no organismo
  • Pressão arterial
  • Trabalha a quebra de proteínas, gorduras.

Cortisol: nível alto e baixo

Cortisol Aumenta Gordura e Engorda

Os níveis de cortisol mudam durante a rotina do dia, está relacionado à atividade do dia a dia e também está relacionado com a serotonina, responsável pela sensação de bem estar.

De manhã o nível de cortisol no sangue é maior e no decorrer do dia vai diminuindo.


Se o cortisol estiver com índice elevado no sangue pode causar sintomas como:

  • Diminuir o índice de testosterona
  • Falhas de memória
  • Fluxo menstrual irregular
  • Aumento de gordura
  • Diminuição da massa muscular
  • Diminuição da libido
  • Sede com mais frequência
  • Urinar com mais frequência
  • Dificuldade em absorver conhecimento

O cortisol alto pode também ser sintoma de uma doença chamada Síndrome de Cushing que causa aumento de peso rapidamente especialmente gordura localizada na região do abdômen, a pele fica oleosa e o cabelo começa a cair.

Com um exame de sangue, exame de urina ou ressonância magnética o diagnóstico da doença pode ser feito, mas pode ser confundida com depressão e obesidade, devido os sintomas serem parecidos.

Cortisol alto engorda?

O cortisol alto engorda, pois aumenta o desejo por alimentos com alto valor energético como carboidratos, gorduras e doces. Isso pode explica o caso de pessoas que são muitas estressadas acabarem desenvolvendo quadro de obesidade.

Quando passamos por situações de estresse o cérebro entende que nosso corpo necessita  de mais energia pra lidar com essa condição.  Assim ele libera no organismo doses maiores de cortisol que por sua vez aumentam a quantidade de glicose no acorrente sanguínea, fornecendo mais energia e força aos músculos.

Esse aumento de glicose no sangue causado pelo cortisol, favorece a retenção de gordura abdominal que se acumula tanto embaixo na pele como nas veias e artérias, deixando o paciente mais propenso a doenças como colesterol e diabetes.

Manter um modo de vida saudável te ajudará a reduzir o estresse e consequentemente diminuir os níveis de cortisol no organismo. Pois o cortisol não pode ser eliminado, visto que é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo e serve de proteção.

Procure realizar atividades físicas e ter uma alimentação saudável, evitando comidas muito calóricas, assim você diminuirá o estresse e vai conseguir controlar ou até reduzir o ganho de peso.

Tratamento para o cortisol alto

O tratamento é feito com remédios prescritos por profissionais da saúde, e consumir inhame é um remédio caseiro.

Outras formas de tratar nível alto do cortisol é praticar exercício físico diariamente, e se alimentar de forma saudável aumentando na alimentação o consumo de vitamina C e diminuir ao máximo a cafeína.

Cortisol baixo

O cortisol baixo causa os sintomas de:

  • Depressão
  • Sensação de fraqueza
  • Desejo de comer algo doce repentinamente.

Também pode indicar um doença chamada Doença de Addison, sendo seus sintomas: emagrecimento, tontura, manchas pelo corpo, dor na região abdominal. A doença pode atingir todas as idades, normalmente é diagnosticada entre os 30 e 40 anos.

O diagnóstico pode ser feito observando-se seus sintomas e pela concentração de cortisol na corrente sanguínea através de um exame de sangue.

Tratamento Da Doença de Addison

Para suprir a deficiência do hormônio é necessário medicações como:

O tratamento deve ser feito durante a vida toda, porque não tem cura.

Exame do Cortisol

O exame é indicado para observar o nível do cortisol no sangue, pode ser feito com uma amostra de saliva ou sangue.

Os valores que são referência correta para o nível do cortisol é:

Pela manhã: 5 a 23 mcg/dL

Pela noite: 3 a 16 mcg/dL

Dependendo do resultado do exame, é aconselhado fazer uma visita ao endocrinologista para cuidar e realizar o tratamento correto, e também identificar se realmente há algum problema com os níveis de cortisol, porque quando está muito calor, ou há existência de infecções, os níveis de cortisol também podem se alterar, mas nem sempre indicando doenças graves.

Já teve problema de cortisol alto ou baixo? Comente sua experiência com a gente.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...