Como armazenar leite materno


O leite materno é o primeiro alimento do bebê, por isso dicas de como armazenar leite materno são sempre bem vindas. Esse alimento é, também, o rico, porque possui todos os nutrientes que o organismo frágil do recém-nascido necessita nos seis primeiros meses de vida.

Hoje em dia a mulher atua em diversas frontes: mulher, profissional, dona de casa e mãe. É muito comum ouvirmos as mulheres polivalentes dizerem que cumprem jornadas duplas e triplas, porque cuidar dos filhos certamente é a tarefa mais árdua (e compensadora) da vida dos pais.

Mesmo com a possibilidade de ficar até seis meses de licença maternidade, a mãe, quando volta a trabalhar e não quer parar de amamentar seu pequeno, opta por aprender como armazenar leite materno, para que o bebê continue a receber os benefícios desse alimento completo.

Benefícios do leite materno

Antes de aprender como armazenar leite materno, é sempre bom lembrar o quão importante esse alimento é para seu bebê. Infelizmente, nem todas as mulheres podem ou conseguem amamentar e nem por isso seus filhos deixam de ser saudáveis. Entretanto, esse contato é tão benéfico para o bebê quanto para a mãe.

O leite materno é repleto de vitaminas, minerais e todos os outros nutrientes que o corpo do bebê precisa para crescer forte e saudável. Os benefícios da alimentação exclusiva com o leite materno são:

  • Imunidade: na composição do leite materno há a presença de células de defesa que são responsáveis por evitar que o bebê seja acometido por infecções.
  • Ideal para o intestino: o leite de vaca pode causar diarreia no bebê. Como os nutrientes do leite materno são totalmente absorvidos pelo corpo do bebê, ele pode ficar dias sem evacuar, pois não há necessidade.
  • Sugação: o ato de sugar desenvolve todas as estruturas musculares da boca e garganta do bebê, que vão auxiliá-lo na mastigação quando as papinhas forem introduzidas.
  • Cólicas: se a mãe mantiver uma dieta balanceada, o leite materno diminuirá as cólicas do bebê.
  • Prematuros: estes, principalmente, precisam de um reforço alimentar para poderem se desenvolver da maneira mais saudável possível e o leite materno é ideal para isso.

Como retirar o leite materno

A mãe que amamenta deve conhecer os processos de como retirar e como armazenar leite materno para poder continuar a oferecer o alimento ao bebê, mesmo que ela não esteja o tempo todo com ele.

armazenar leite materno

O passo a passo para retirar o leite materno é:

  1. Lave bem as mãos antes de iniciar a ordenha. Se for utilizar a bombinha, lave-a e a esterilize.
  2. Lave as mamas com água limpa e sabonete neutro.
  3. Seque as mãos e as mamas com uma toalha limpa e de uso exclusivo para isso.
  4. Acomode-se confortavelmente e relaxe.
  5. Comece massageando a auréola (parte mais escura dos mamilos) e comece a ordenha de leve e vá aumentando a frequência e a força.
  6. Despreze os primeiros jatos.
  7. Coloque o leite ordenhado diretamente os recipientes em que serão armazenados. Se utilizou a bombinha, retire do compartimento e despeje nos recipientes para armazenagem.

Como armazenar leite materno

  1. Os recipientes que receberão o leite materno podem ser comprados na farmácia. Esse tipo específico de recipiente é ideal porque se são selados e esterilizados.
  2. Se preferir usar recipientes que tenha em casa, prefira os recipientes de vidro com tampas próprias que vão se manter bem fechados. Podem ser utilizados, também, recipientes de plástico ou até sacos para congelar. Lembre-se de esteriliza-los bem antes de colocar o leite materno.
  3. Encha os recipientes até 2 cm abaixo da borda.
  4. Tampe bem e leve ao congelador.

O leite materno armazenado no congelador pode durar até 15 dias. Na geladeira, por apenas 12 horas e, em temperatura ambiente, por até 2 horas. O leite não deve ser recongelado.

Quando for utilizar o leite congelado, retire-o do congelador e o deixe descongelar naturalmente. Caso isso não seja possível, coloque água morna em um recipiente e insira o recipiente com o leite materno congelado para que o processo de descongelamento seja acelerado.

Esse passo a passo em como armazenar leite materno vai garantir que seu filho seja alimentado corretamente enquanto você retorna ao trabalho despreocupada.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...