Colágeno Engorda?


O tempo passa e com ele se vai o nosso vigor e disposição. Nos sentimos algumas vezes mais cansados e no dia a dia notamos que a elasticidade da pele vai se exaurindo. Surgem os famosos pés de galinha, as rugas e as linhas de expressão se tornam ainda mais aparente. Isso acontece quando o colágeno do nosso corpo diminui, necessitando ser resposto. Mas será que ao repormos a substância não estaremos arrumando um novo problema. O colágeno engorda?

Bom, vamos calma. Primeiro vamos descobrir mais a respeito da sua funcionalidade em nosso organismo. O que mais é afetado com a falta dele e saber se o colágeno engorda ou não.

Benefícios do colágeno

Não há dúvidas: o colágeno é extremamente importante para o corpo humano. Com dados científicos que prova o fato, os destaques da substância apresentam melhoras em diversas partes do corpo, entre elas unhas – deixando mais resistente – e cabelos – tornando-os mais brilhantes.

Ele também é muito importante na formação dos músculos. Colágenos em níveis altos, geram músculos com mais facilidade e de maneira adequada. Nossas cartilagens também são favorecidas pelo componente e há estudos direcionados a artrite. Alguns indicam que o colágeno tem o papel de reduzir as dores provocadas pela doença.

Em resumo, acredita-se que o bom funcionamento da nossa estrutura corporal depende do colágeno, isso sem contar que ele é o responsável por combater o envelhecimento precoce. Acha mesmo que o colágeno engorda?

É ele quem nos ajuda a eliminar aquele efeito mole do tecido do corpo, permitindo que a pele fique mais lisa e os músculos mais firmes.


O colágeno representa a maior parte da proteína da pele

Você não leu errado! Sim, nossa pele tem 70% de proteínas do colágeno. E não é só isso: cerca de 30% do corpo também é formado pela substância!

O único problema é que ele não é eterno. Com o passar dos anos ele vai entrando em déficit, precisando de uma atenção especial. Isso acontece, porque a sua estrutura sofre glicação – uma espécie de danificação.

Agora deve estar se perguntando como algo tão bom consegue ser estragado, não é mesmo? O consumo exagerado de açúcar, carboidratos, excesso de sol, trabalho excessivo, tabagismo e, claro, o estresse, são quem destroem nosso colágeno.

Cuidados para se tomar

colágeno engorda

Já ouviu falar que até os 25 anos tudo é lindo, tudo dura e nos sentimos verdadeiros super-heróis? Não há canseiras, gripes e as dores são raras, mas depois… depois dos 25… humm… a situação aperta e para a produção do colágeno também.

Após os 25 anos de idade, aproximadamente 1% da proteína que tem no organismo vai embora. Por ano!!! Isso mesmo, você perde 1% de colágeno por ano. Por essa razão é necessário se prevenir e não deixar a pele cair!

Pessoas que se aproximam dos 30, já perderam quase 5%. É nessa fase que começam a perceber uma flacidez aqui, umas ruguinhas a mais ali… e assim por adiante. Até que denominamos que a nossa pele esta mole igual gelatina!

Uma dica!

Se já está sentindo os primeiros sintomas, comece a se prevenir agora! Tente adaptar-se a uma nova alimentação, use e abuse do protetor solar e evite tomar sol nos horários de picos. Assim você ajuda o colágeno a se manter em produção.

O colágeno engorda?

Muitos afirmam que sim, mas fique tranquila que a resposta é não e pelo contrário, pode ajudar no processo de emagrecimento. Ele é importante para dar aquela sensação de saciedade, controlando a ansiedade por comida. Viu só?! Mata a fome e mantém a pele firme!

Como repor a falta de colágeno?

Você pode tomar o colágeno hidrolisado, recomendado por um nutricionista. Ele irá estudar seu caso e te encaminhar uma dieta adequada, juntamente com a quantidade que você deve ingerir diariamente. Assim você evita problemas e principalmente não sairá dizendo que o colágeno engorda.

Nesse caso, o papel do medicamento é ser um complemento, que não acarretará riscos à saúde. Seu consumo moderado não traz problemas e pode ser administrado todos os dias.

Repondo a falta do colágeno você se livra da flacidez, não só facial, mas também de outras partes do corpo. Esteja atento: alimentos ricos em vitamina C, E, selênio, silício e zinco, também carregam componentes para potencializar o colágeno.

Os alimentos mais ricos em colágenos

gelatina

Se você não quer fazer uso de medicamentos, pode optar por mudar seus hábitos alimentares. Listamos alguns alimentos que farão a diferença na quantidade da proteína do que o seu corpo necessita.

Gelatina  – Simples, fácil e rápido de fazer e muito prática para qualquer sobremesa. A gelatina é riquíssima em colágeno e não aumenta o peso de ninguém. Lembre-se: se quer unhas e cabelos mais bonitos, insira a gelatina nas suas refeições.

Frutas cítricas – Entre elas merece destaque a laranja, contendo muita vitamina C. O interessante é você consumir diariamente de três a quatro porções de frutas cítricas.

Frutas vermelhas – O morango e a amora, também são ricos em vitaminas C e flavonoides, excelentes antioxidantes. Combatem os radicas livres e o envelhecimento do corpo. A vitamina C estimula a produção do colágeno.

Carnes e ovos – Suas proteínas elevam os níveis de produção do colágeno.

Aveia – Fonte de silício – responsável pela formação do colágeno.

Pimenta, tomate e beterraba – Ricos em antioxidante licopeno, protegem a pele contra os danos – uma espécie de protetor solar natural.

Castanhas, nozes e amêndoas – Fonte de vitamina E, as castanhas contém ácidos graxos poli-insaturados. Eles ajudam a manter a vitalidade da pele. Mas não abuse! A ingestão indicada é de 1/3 por dia.

Vegetais – Dê preferência os que contém as folhas mais escuras – brócolis, espinafre e couve – são as mais recomendadas pelo nível de vitamina C e por serem antioxidantes fortes.

Vegetais de cor laranja – cenoura e batata-doce, ricas em vitaminas A. Regeneram o colágeno danificado com o tempo.

Alho – possui enxofre e é importante para a formação da proteína. Também contém ácido lipoico e taurina, que restauram as fibras de colágeno.

Soja – leite ou queijo de soja e outros derivados contém o hormônio genisteína, que acelera a produção do colágeno, bloqueando as enzimas que envelhecem a pele.

Chá Branco – Segundo estudos no Reino Unido, o chá protege as proteínas na estrutura da pele. Eles afirmam que a bebida barra as enzimas que estragam o colágeno.

Colágeno hidrolisado – produto com alta concentração de colágeno, puro. Recomendado para pessoas a partir dos 35 anos, quando os níveis caem ainda mais. É totalmente absorvido pelo organismo e também está livre do seu pensamento de que o colágeno engorda.


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