Chá para Infecção Urinária – Aprenda como fazer e tomar


O que é chá realmente?

Vocês sabiam que chá é somente a bebida produto da infusão da erva Camellia sinensis? Ela é chá, o tradicional chá verde ou chá da Índia; todas as demais infusões, ou seja, a manipulação em que se joga água fervente sobre uma substância para de ela retirar um princípio são as tisanas.

Sabiam, também, que todas as ervas são plantas, mas nem todas as plantas são ervas, né? A diferença é que as ervas são plantas que vivem menos de um ano e podem ser cortadas com as unhas; nem todas as plantas, não, concordam?

Então, vamos unir os esclarecimentos para nosso tema, o chá para infecção urinária. No Brasil todas as tisanas tomaram por nome, chá; assim temos chá de camomila, chá de erva doce, e não tisana de camomila ou tisana de erva doce; e por fim, quando for escolher uma erva ou planta para tratar sua saúde, como falaremos a seguir, sobre o chá para infecção urinária, procure plantas frescas, cultivadas o mais naturalmente possível, sem tóxicos, pois o produto final é recuperação ou manutenção da saúde, ok?

Causas da infecção urinária

De imediato precisamos compreender o que seja a infecção e, principalmente, a urinária. Quando o corpo humano é invadido por microorganismos que causam doenças ele foi infeccionado, ou seja, contaminado com a doença que o microorganismo gera. Na maioria das vezes estes microorganismos são os vírus, as bactérias e os fungos, e sabemos que há um processo infeccioso em nosso corpo porque ele reage a uma infecção apresentando um processo inflamatório.

Por sua vez, a infecção urinária é causada por uma bactéria que, alcançando o sistema urinário ali se multiplica, isto é, chegando aos rins, à bexiga, à uretra ou aos ureteres, instala-se e inicia seu aumento, dando início ao processo infeccioso. Dependendo do órgão afetado os médicos dão a ela um nome mais específico. A bactéria ao atingir a bexiga gera a cistite; se for a uretra, uretrite; chegando aos rins causa a pielonefrite e pode, também, atingir os ureteres.

Sintomas da infecção urinária

Iniciado o processo infeccioso, o corpo reage a ele através de uma inflamação que gera os seguintes sintomas:


  • Ardor ao urinar
  • Aumento da frequência da vontade de urinar
  • Dores na pélvis e no reto
  • Escurecimento da cor da urina
  • Mau odor da urina
  • Presença de sangue na urina

O chá para infecção urinária atua em várias frentes, dentre elas, a diminuição destes sintomas desagradáveis.

Quem mais sofre com infecção urinária

As mulheres, principalmente após a menopausa, sofrem mais com a infecção urinária por causa da dimensão menor da uretra e a menor distância entre ela e a bexiga, e pela carência de estrogênio que sofre queda de produção durante a menopausa.

Os pacientes que usam cateter para urinar também são alvo mais fácil das bactérias, e o uso de espermicida (contraceptivo) aumenta o risco de contaminação.

Quem sofre com pedra nos rins e os homens que têm aumento de próstata podem ser atingidos com maior frequência; e por fim, qualquer pessoa com baixa imunidade está sujeita à infecção urinária.

Diagnóstico 

Tão logo o médico saiba, através do seu paciente, sobre os sintomas que ele apresenta, confirma o diagnóstico através dos exames tradicionais: o de urina, a cultura da urina, ultrassom ou tomografia, às vezes com o uso de contrastantes e, em alguns casos podem solicitar o exame interno da bexiga (citoscopia).

Tratamento para infecção urinária

Confirmado o diagnóstico, o tratamento alopático utiliza, em regra, antibióticos para os processos infeccioso e inflamatório, e analgésico para diminuir as dores. Nada impede, entretanto, que o chá para infecção urinária possa ser tomado durante o tratamento convencional.

Plantas para fazer chá para infecção urinária

As tisanas ou os chás, como no Brasil elas são chamadas, são feitas assim:

Modo de preparo:

  • Escolhemos a parte da planta que utilizaremos
  • Com uma vasilha que tenha tampa, colocamos a água e fervemos por cerca de 5 minutos, tendo em seu interior, a parte da planta escolhida
  • Após os 5 minutos desligamos o fogo
  • Mantendo a vasilha tampada, deixamos a mistura em descanso por 15 minutos
  • Depois deste tempo, coamos a mistura e ela está pronta para o uso

Agora vamos às plantas indicadas para chá para infecção urinária:

chá para infecção urinária

  • Angelicó (Aristolochia cymbifera); também conhecida como jarrinhas, mil-homens, papo-de-peru
  • Borragem (borrago officinalis).
  • Carqueja (Baccharis crispa); também conhecida pelo nome de carque.
  • Erva –tostão (Boerhaavia hirsuta); também conhecida como tangaraca, bredo-de-porco.
  • Eucalipto (Eucalyptus globulus).
  • Limão (Citrus limonum).
  • Quebra-pedra (Phyllanthus miruri); também conhecida como arrebenta-pedra ou saxifraga.

Vale lembrar a dica de todo fitoterapeuta: chá de hoje não serve para amanhã, ele tem que ser feito no dia. No caso do chá para infecção urinária, ele deve ser bebido mais de uma vez por dia, em média 3 vezes e, portanto, faça três ‘tantos’ por dia, xícara, ou caneca, ou copo, como preferir. Não se esqueça de, entre um chá para infecção urinária e outro, beber muita água, pois farão a limpeza do sistema urinário, a água juntamente com o chá.

Previna-se!

Se desejamos ter saúde, voltemos nossa atenção para a natureza. Os verdadeiros remédios são aqueles que purificam o corpo, expulsando as impurezas nele contidas. E neste campo, as plantas desempenham papel fundamental. Os vegetais contêm todas as substâncias de que o homem necessita para manter-se são ou recuperar sua saúde. Por isto é tão importante conhecer seu poder curador, como o chá para infecção urinária.

As plantas têm a importante função de purificar o organismo, expelindo toxinas, suprindo a falta de certos elementos nutritivos – vitaminas, sais, minerais-, estimular a ação de alguns órgãos, normalizar o funcionamento de outros. Enfim, ela é poderoso auxiliar no perfeito funcionamento do corpo humano.

Se você sofreu ou sofre com infecções do sistema urinário, esperamos que este material tenha sido útil e que você possa utilizá-lo, tanto para a recuperação de sua plena saúde, como suas orientações para a prevenção de futuros transtornos. O chá para infecção urinária, com a utilização das plantas indicadas, vindas do que mais perfeito conhecemos – a Natureza-, é eficaz e ágil no auxílio ao seu tratamento.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (3 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...