O chá de sene emagrece, sim. Saiba como!


Muitas são as dicas para obter um corpo mais esbelto. Chás, dietas, programas de emagrecimento, restrições alimentares etc. Muito se tem falado sobre a importância de algumas plantas medicinais, neste processo. Neste contexto, muitas pessoas têm buscado o consumo do chá da planta medicinal Sene. Os artigos voltados para o assunto dizem que o chá de sene emagrece, porém, realizando uma pesquisa mais aprofundada nos canais de comunicação on-line é possível perceber que as propriedades do sene não têm, exatamente, essa função!

Nossa proposta, com este artigo, é falar um pouco mais sobre o assunto e informar nosso leitor ao ponto de que possa tirar suas próprias conclusões. Então, vamos lá!

O que é o chá de sene e pra que ele serve?

O sene é uma planta medicinal com poder laxativo, originária da África, usada desde a época da renascença, no século XIV. Teve seus benefícios difundidos, rapidamente, em diversos países da Europa. Era usado pela elite da época com a finalidade de aliviar cólicas, tratar o excesso de gases no intestino, melhorar a prisão de ventre etc.

Seus poderes também foram reconhecidos no Oriente Médio e na Ásia quando os médicos daquelas regiões indicavam o sene para combater a febre, indigestão, infecção, bronquite, convulsão e moléstias da pele. Porém, o uso era alternativo à medicina da época.

Entenda como o chá de sene emagrece

Substâncias que funcionam no processo de emagrecimento, normalmente, exercem uma atividade termogênica no organismo, acelerando o metabolismo queimando, assim, a gordura de forma mais rápida. O chá de sene emagrece, mas não, necessariamente, pelos mecanismos expostos acima.

Os ativos presentes na erva medicinal sene, quando entram em contato com as paredes do intestino, provocam uma irritação no local impedindo que o órgão absorva água. Esse processo muda a textura das fezes que, cheias de água, ficam mais moles.


O chá de sene tem sido muito procurado para auxiliar em dietas e programas de emagrecimento, por causa do seu poder laxativo a folha de sene emagrece, além disso ajuda a eliminar a água do intestino, influenciando a limpeza do intestino.

Desta forma, o chá de sene emagrece promovendo a diminuição do sobrepeso ocasionado pelos sintomas apontados. Mas, é preciso ter muito cuidado com a ingestão contínua do produto!  O chá de sene faz mal a saúde, quando é tomado por mais de sete dias consecutivos, em altas doses. Pode até eliminar a flora intestinal promovendo o aparecimento de outras doenças.

Chá de sene emagrece quantos quilos ?

O chá de sene emagrece, porém  ele não queima gordura, nem inibe o apetite. A perda de peso vai depender do sistema digestivo de cada pessoa, visto que ele age como laxativo natural no intestino.

A quantidade de quilos que uma pessoa vai emagrecer tomando o chá de sene, como vimos vai depender dela mesma. Porém uma dieta balanceada e aliada com a  pratica de exercícios vão colaborar para uma perda de peso significativa.

Chá de sene emagrece em quanto tempo ?

Visto que o chá de sene não é um medicamento emagrecedor e sim um laxante natural o tempo de emagrecimento também vai depender do organismo da pessoa. Porém nota-se que o chá de sene emagrece já nos primeiros dias, pois o tempo entre as evacuações se torna menor o que leva a pessoa a perceber uma leve perda de peso.

É importante lembrar-se que o uso continuo do chá de sene para emagrecer pode causar danos graves a flora intestinal acarretando possíveis doenças. Caso queira acelerar seu intestino prefira alimentos naturais como o mamão, aveia e o mel, por exemplo. Consuma-os antes de dormir.

Benefícios do chá de sene

Existe sim, uma sensação de emagrecimento devido os benefícios do chá de sene:

  • Trânsito intestinal, facilitando a eliminação das fezes
  • Evitando a prisão de ventre
  • Diminuindo o inchaço abdominal
  • O chá de sene também previne a formação de gases
  • E as incômodas cólicas

Receita para fazer chá de sene

Veja como fazer chá de sene para emagrecer de forma simples e rápida:

Levar ao fogo 150ml de água (quase uma xícara) e antes de começar a ferver desligar o fogo. Colocar uma colher de café das folhas ou frutos secos do sene em uma xícara, em seguida juntar a água quente e deixar em infusão, fechado, por cinco minutos.

O uso do açúcar é opcional e na quantidade desejada.

Como tomar chá de sene para emagrecer

Não é aconselhado, fazer o chá em grandes quantidades e armazena-lo para consumo posterior.  O ideal é tomar o chá de sene morno, logo após o preparo, pois quando é chá de sene é guardado ele perde suas propriedades e nutrientes.

Tome uma xícara de chá antes de dormir, durante o período máximo de sete dias. O consumo exagerado do chá de sene faz mal para a saúde.

Efeitos colaterais

Vale ressaltar que, embora o sene seja um produto natural e apresente benefícios importantes para o bem-estar, o chá de sene emagrece, mas deve ser consumido com ponderação. Tenha cuidado, porque ingerir altas doses da mistura pode causar sintomas, como:

  • Vômitos
  • Cólicas fortes na barriga
  • Fraqueza muscular
  • Diarreia intensa
  • Danos ao colón
  • Perda de eletrólitos e de minerais, como exemplo: o potássio
  • Em caso de uma diarreia forte, o individuo vai perder muito líquido, causando desidratação.

NÃO beba o chá de sene por mais de sete dias seguidos, quando isso acontece chá de sene faz mal. Caso ocorra alguns desses efeitos evitar o uso do sene imediatamente e procurar um médico.

Quem não pode tomar o chá de sene?

Os princípios ativos do chá de sene são muito fortes, por isso seu consumo é contraindicado em casos específicos. Alguns exemplos são:

  • Quando a pessoa apresenta problemas à saúde, como inflamações intestinais ou apendicite.
  • Também as pessoas que estejam com dores abdominais não identificadas, precisam ter o cuidado de só consumir o produto com liberação de um médico!
  • Pacientes com colite, inflamação no útero e prisão de ventre crônica não devem tomar o chá.

Existe outro perfil de pessoas que não devem tomar o chá de sene, sem antes buscar ajuda de um médico. o chá de sene tem contraindicações nos casos de:

  • Crianças menores de 12 anos e
  • Mulheres que estejam amamentando
  • Mulheres gravidas

Precauções

Tanto para os remédios de origem natural quanto para medicamentos sintéticos é importante considerar os efeitos colaterais no organismo. Muitos efeitos acerca do uso do chá ainda estão em teste, por isso, considere a consulta médica antes do consumir. O chá de sene emagrece, nas formas citadas neste artigo, mas para um resultado mais eficaz é preciso adotar hábitos saudáveis de alimentação.

Onde comprar sene?

O sene pode ser encontrado em farmácias de produtos naturais e homeopáticos em xaropes à base de sene e grânulos e capsulas de sene, podendo ser consumido misturado à comida. Mas, a ingestão por meio de infusão (chá) é a maneira em que o chá fornecer mais benefícios.

O que é mito e o que é verdade sobre o chá de sene

O chá de sene causa câncer?

cha de sene emagrece

  • Mito: Circula uma informação de que o consumo da planta medicinal sene causa câncer de intestino. Porém, tal informação não é cientificamente provada. O câncer de intestino pode estar ligado a diversas causas o importante é usar o chá de sene de modo consciente e se surgir algum efeito colateral suspender o uso e buscar ajuda médica.

Chá de sene vicia?

  • Verdade: Consumir o chá de sene durante muito tempo, todos os dias, vicia o intestino sim! Além disso prejudica a movimentação do órgão, causando uma necessidade de quantidades cada vez maiores. O fim será a ineficácia de seus efeitos, e o favorecimento do desenvolvimento de constipação.

Chá de sene dá diarreia?

  • Verdade: Dependendo dos hábitos intestinais da pessoa que consumir o chá de sene, a necessidade de ir ao banheiro pode ser mais intensa e constante. O ideal é consumir o chá em casa, nos dias em que não precisar sair, e à noite.

Tomar o chá de sene em jejum é melhor?

  • Mito: Os efeitos do sene não são alterados nos casos em que é ingerido em jejum ou não. O que varia é a quantidade de gases e/ou volume de fezes.

Laxantes causam emagrecimento exagerado?

  • Verdade: A tendência ao vício de ingerir produtos laxantes pode levar a desenvolver um emagrecimento em excesso.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (43 votes, average: 3,67 out of 5)
Loading...