Chá de Losna


osna é uma planta também conhecida principalmente como absinto ou sintro e pertence a família botânica das Asteraceae. Originaria da Ásia e Europa a losna era usada pelos gregos para homenagear a deusa Ártemis e por causa disso a planta leva o nome da deusa romana em seu nome cientifico Artemisia absinthium.

Pra que serve a losna?

A losna serve principalmente para fazer chás medicinais e também é usada na produção de uma bebida destilada chamada Absinto. Ao longo da história a losna vem sendo muito utilizada devido suas propriedades medicinais e hoje não é diferente. O chá de losna é muito consumido por conta dos benefícios oferecidos pela planta.

Benefícios da Losna

São vários benéficos da losna, quando usada corretamente. Um dele é que a planta estimula a produção da bílis, um fluido produzido pele fígado, que ajuda na digestão e auxilia no tratamento de cólicas intestinais, azia e prisão de ventre promovendo o bom funcionamento do intestino. Outro beneficio do chá de losna é que ele regula o ciclo menstrual e alivia as dores provocadas pelas cólicas menstruais. Vejamos mais alguns benéficos da losna:

  • Ativa a circulação do sangue
  • Combate o mau hálito
  • Trata da anemia
  • Ajuda a evitar vômitos
  • Repelente de piolhos
  • Auxilia no trato de doenças de pulmão, rins e bexiga.
  • Ajuda no tratamento de nevralgia
  • Colabora no tratamento de doenças do fígado, como a insuficiência hepática.

As propriedades medicinais losna incluem as ações: digestiva, vermífuga, anti-séptico, estomáquica, afrodisíaca, tônica e ajuda a abrir o apetite.

Como fazer chá de losna

O chá de losna é bem fácil de preparar. Você deve tomar uma xicara de chá meia hora antes das principais refeições (almoço e jantar). Não ultrapassando a quantidade máxima de duas xicaras de chá de losna por dia.


Para preparar o chá você vai precisar:

  • Um litro de água
  • Vinte gramas de folhas (ou flores) da erva

Modo de preparo:

Ferva a água de despeje sobre as folhas de losna e deixa descansar por dez minutos. Coe e beba. Você pode acrescentar um pouco de açúcar visto que o chá é bem amargo.

Observação: Caso utilize folhas verdes no preparo do chá, ela deve ser colhida aos primeiros sinais da formação dos futuros órgãos de reprodução evitando assim a perca de seus princípios ativos. Você também pode armazenar a losna seca, deixe secar em um local arejado longe dos raios solares e depois guarde em caixas de madeira.  Se for utilizar as flores para fazer o chá de losna faça a  colheita das flores assim que começarem a desabrochar, a planta permanece florida durante sete dias.

Efeitos colaterais

chá de losna

Os efeitos colaterais da losna serão sentidos quando a erva for ingeridas em altas doses ou se for usada junto com bebidas alcoólicas. Entre os efeitos colaterais estão:

  • Tonturas
  • Delírios
  • Convulsões
  • Tremedeiras
  • Alucinações
  • Dependência
  • Danos neurológicos permanentes.

Não se deve tomar mais de duas xícaras de chá de losna por dia nem beber o chá acompanhado de álcool.

Contraindicações

A losna ou o chá de losna é contraindicado no caso de gestantes e mulheres que amamentam e crianças. E pessoas que tenham problema de gastrite.

Algumas pessoas dizem que o chá de losna aborta e tem efeito abortivo quando consumido acima do limite recomendado. Então mulheres gravidas não devem em hipótese nenhuma fazer uso do chá de losna durante a gestação!

Uso da losna contra o câncer

Muitas pessoas que estão na luta contra o câncer, buscam nas ervas terapêuticas como a losna para o alivio e até a cura da doença. Em anos recentes o uso da losna contra o câncer vem sendo bastante discutida e estudada entre médicos no exterior.

Um estudo realizado pela universidade de Washington, Estados Unidos, por dois pesquisadores de bioengenharia o Dr. Henry Lai e seu assistente de pesquisa Narendra Singh, descobriu-se que entre as artes populares chinesas  antigas existia uma terapia promissora contra o câncer.

Na pesquisa foi explorada as propriedades químicas derivadas da losna para combater as células de câncer de mama e os resultados foram supreendentemente eficazes.

losna

Segundo Lai, o estudo apontou que as propriedades químicas derivadas do absinto além de serem eficazes, atacam apenas as células cancerígenas tendo pouco impacto sobre as células normais da mama. Ele explica ainda que as células cancerosas precisam de bastante ferro para replicar o DNA, o resultado disso que é as células cancerosas tem concentração de ferro maior que as normais. Essa descoberta os ajudou a direcionar a artemisinia para matar as células cancerígenas sem afetar as células saudáveis.

Ainda uma pesquisa publicada na revista Life Science descreve como o derivado matou praticamente todas as células de cancro da mama humana em apenas dezesseis horas.

Outro estudo envolvendo células de leucemia obteve resultados ainda mais eficazes. As células cancerígenas foram eliminadas no período de oito horas. Uma explicação para o fato é que o nível de ferro nas células de leucemia  pode ser maior.

Muitas pesquisas ainda vêm sendo realizadas sobre efeitos positivos da losna contra o câncer e testes mais rigorosos precisam ser feito. A meta dos pesquisadores que o tratamento possa ser feito via oral com custos bem baixos.

Losna emagrece

O chá de losna também é muito procurado por quem deseja emagrecer ou perder aqueles quilinhos a mais que tanto incomodam. Mas será que o chá de losna emagrece?

Como vimos o chá de losna possui diversos benefícios e um deles é que o chá promove o bom funcionamento do intestino. A losna estimula a produção da secreção da bílis que é responsável pela digestão de gorduras e ao mesmo tempo absorve os nutrientes dos alimentos que passam pelo nosso intestino. Sendo assim a losna ajuda a emagrecer porque proporciona o correto funcionamento do nosso sistema digestório.

Mas é claro que só tomar o chá não basta para emagrecer e resolver todos os problemas. Você deve ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos, assim os resultados serão visíveis em um curto período de tempo. Não bebe o chá de losna além do que é indicado, pois pode ocasionar riscos da saúde!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (9 votes, average: 4,89 out of 5)
Loading...