Chá de gengibre: Emagreça com saúde


O que todo mundo quer hoje em dia é manter a forma, e para isso, a busca por produtos e remédios naturais tem sido grande. O que poucos sabem, porém, é que aquele velho chazinho de gengibre, que era para ajudar naquele resfriado do final de semana, serve também para secar a barriga!

Feito com a raiz do gengibre, o Zingiber officinales, é um chá muito utilizado pela medicina alternativa, conhecido pelo sabor refrescante e apimentado. O chá de gengibre é o que apresenta melhor resultado na busca do corpo perfeito, por causa do seu efeito termogênico.

Como o chá de gengibre age no corpo?

Ele age no organismo acelerando o metabolismo e aumentando o calor corporal. Por causa dessa aceleração o gasto calórico é muito maior e o corpo começa a otimizar e queimar gorduras com mais rapidez. A ingestão do chá de gengibre tem capacidade de aumentar em até 10% o gasto calórico no organismo.

A outra forma de ajudar na perda de peso é pela inibição do apetite. Ele age de tal forma que faz com que o indivíduo se sinta saciado, o que o impede de fazer aqueles lanchinhos inoportunos, que passam de uma necessidade fisiológica (ou fome), para vontade e ansiedade.

Segundo alguns estudiosos, o chá do gengibre terá um resultado mais eficiente se for acompanhado de exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis. Os nutricionistas têm batido na tecla de que para manter um corpo esbelto é necessário recorrer à ativação do metabolismo através da alimentação.

Você poderá chegar ao seu peso ideal em apenas cinco semanas se fizer do uso do chá de gengibre um hábito diário sempre após as refeições. O essencial também é aliar isso a atividades físicas. Que tal experimentar agora e mudar completamente seu condicionamento físico?


Vale salientar que nada é melhor do que tentar se inserir no grupo de quem procura uma alimentação e suplementação cada vez mais natural, sem acréscimo de componentes químicos e industrializados. O uso medicinal de produtos naturais, além do auxílio ao emagrecimento traz outras vantagens para todo o corpo. Experimente!

Efeitos positivos do chá de gengibre

O que pouca gente sabe é que além do auxílio a quem quer emagrecer, o chá de gengibre tem muitos outros motivos para ser consumido com frequência. É um forte aliado à saúde humana e vem sendo utilizado de maneira efetiva através da medicina alternativa.

chá de gengibre

A primeira coisa que se pode afirmar e destacar sobre ele é o seu efeito antibiótico e anti-inflamatório. O chá de gengibre é considerado o melhor anti-inflamatório natural que existe! Além disso, essa erva quente (como é especificada) é bactericida e auxilia na respiração e na melhor performace da circulação sanguínea.

Outro importante benefício é a capacidade de limpar o corpo internamente. Ele também é diurético, combate o mau hálito e tem efeito relaxante, aliviando dores de cabeça e enxaqueca.

Ele ainda melhora ressaca, alivia o desconforto após consumo exagerado de alimentos, equilibra o açúcar no sangue e possui ação afrodisíaca.

Veja abaixo onde ele age e quais são os efeitos positivos desse chá:

Enjoos

Os marinheiros já conhecem o efeito desse chá há muito tempo! Para aliviar os enjoos no mar, eles tomam o chá de gengibre e sentem um conforto. Os asiáticos também já o utilizam para o mesmo efeito. Outra ocasião em que ele é consumido é no auxílio para pessoas que estão passando pelo tratamento do câncer, através da quimioterapia.

Cólicas e desconfortos menstruais

Toda mulher sabe muito bem o que são aqueles dias no mês. Além da desagradável ‘Tensão Pré Menstrual’ (TPM) que modifica todo o seu sistema nervoso e emocional, algumas dores surgem para agregar na tristeza desse período. Muitas mulheres passam por processos difíceis de dores de cólica e o consumo do chá de gengibre é um grande alívio para este incômodo.

Digestão

Ajuda na liberação dos ácidos gástricos que favorecem o processo de digestão. Auxilia na absorção dos alimentos e evita dores estomacais. Ele também aumenta o apetite e controla a produção de gases que causam arrotos.

Inflamação

Como já dito anteriormente, o chá de gengibre é o melhor anti-inflamatório que existe. Ele alivia todo tipo de inflamação, mas principalmente as que são relacionadas ao aparato ósseo-muscular, como as artrites, os reumatismos e as dores nas articulações.

Circulação

Alguns compostos químicos que se encontram no chá de gengibre colaboram na redução do colesterol ruim no organismo, o que evita a formação de depósitos de gorduras nas artérias e restringe o fluxo do sangue nas veias. Causa, por tanto, um relaxamento nos músculos do coração, prevenindo problemas cardíacos.

Vias respiratórias e garganta

Alivia o catarro no nariz e influi diretamente na melhor circulação de ar pelos pulmões. É ótimo para quem tem alergias respiratórias. O ideal, nesses casos de congestionamento nasal e alergias, é acrescentar ao chá uma rodela de limão e mel a gosto.

Receita

O chá de gengibre é prático e fácil de fazer, além de ter um sabor refrescante e efeito relaxante. Veja abaixo e faça em casa:

Ingredientes

  • 2 cm de gengibre ou 1 colher de gengibre em pó
  • 1 L de água

Modo de preparo

Coloque o gengibre e a água na panela e deixe de 8 a 10 minutos no fogo, até que comece a levantar fervura. Após isso deixe esfriar, coe e beba.

Dica de consumo

O ideal é fazer o consumo do chá de gengibre 3 vezes ao dia.
Se preferir, o chá pode ser consumido com acréscimo de limão, noz moscada e mel.

O chá de gengibre com o acréscimo de canela possui um efeito positivo na ação contra doenças no fígado, desintoxicando o órgão. Tem efeito positivo também para o tratamento da vesícula biliar.

Cuidados a serem tomados

Assim como em qualquer outro produto, o consumo em excesso do chá de gengibre pode causar desconfortos e irritações. O recomendado pelos médicos e estudiosos é que a dose diária da ingestão do chá seja de no máximo 4 xícaras. O consumo do chá (especificamente o chá de gengibre com canela) não é aconselhado para gestantes, crianças e pessoas que estão utilizando anti-coagulantes.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (3 votes, average: 2,00 out of 5)
Loading...