Confira os benefícios do chá de folha de amora!


A pequena amora é uma das frutas vermelhas mais populares no mundo todo, seja pela sua beleza visual ou doce sabor. Quase todos já experimentaram essa deliciosa e saborosa fruta. Porém, você sabia que é possível fazer um chá de folha de amora que atribui ótimos benefícios a sua saúde e dieta?

As utilizações das folhas de amora para fazer deliciosos e saudáveis chás começaram a serem descobertas pelas pessoas em pouco tempo, sendo comprovada como algo eficiente em 2004, lançada no mercado mundial em 2005 e no brasileiro em 2007. Além do doce sabor, ele também é um ótimo auxilio para mulheres com menopausa e pessoas que buscam perder peso, além de outros incríveis benefícios.

A folha de amora pertence ao grupo do gênero Rubus ou Morus, e são mais comuns na Ásia, principalmente no Japão, onde começou os primeiros estudos dos benefícios. A popularização da fruta ocorreu pelo seu fácil cultivo, adaptando-se facilmente em muitos lugares, até nos mais quentes como solos brasileiros.

O que possuiu no chá

O chá de folha de amora é extremamente rico em vários componentes nutricionais, o que agrega muito no seu aspecto saudável. Vamos a eles:

  • Potássio
  • Magnésio
  • Fósforo
  • Ferro
  • Proteínas
  • Fibra
  • Zinco
  • Vitamina C e E

Como preparar o chá?

A preparação do chá de folha de amora é extremamente simples. É necessário ferver cerca de 1 litro, às vezes um pouco menos, de água junto, ou colocar as folhas depois da água estar fervida, com 3 a 5 folhas lavadas, para evitar germes e bactérias, ou cerca de uma colher de sopa, ou dois terços da colher, da folha triturada. É recomendado observar o momento que começa a ferver a água, quando aparecem as primeiras bolhas, e retirar, isso acontece em cerca de 5 minutos, para as folhas não se queimarem. Após isso, deixe cerca de 5 a 10 minutos descansando. Para o chá ficar pronto, só é necessário coar o chá, retirando as plantas, e colocar em um recipiente para consumo.


O consumo deve ser em até 24 horas após o preparo, para não perder os nutrientes beneficentes. É possível tomar quente ou gelado, levado a geladeira em uma garrafa térmica. Recomenda-se tomar de 3 a 4 xícaras por dias, entre as principais refeições, passar desse limite pode trazer efeitos colaterais indesejados que serão citados mais a frente. A utilização de açúcar não é recomendada, e nem necessária, pois o chá já tem um gosto adocicado e perfeito para consumo. Caso queira deixa um pouco mais adocicado, utilize mel ou canela, pode também fazer a mistura com outros chás.

Ajuda na menopausa e emagrece

O chá de folha de amora possuiu milhares de benefícios, porém os dois que a maioria das pessoas busca ao toma-lo é o auxilio na menopausa e o fato dele ajudar a emagrecer as pessoas.

Na menopausa, o chá auxilia no ajuste dos hormônios e a diminuir os sintomas, como dores de cabeça, nervosismos, os “calorões”, insônia, depressão e ressecamento vaginal. Ele é uma forte opção para equilíbrio hormonal pelo fato de ser um chá que funciona como um forte calmante ou sedativo. O principal motivo da ajuda ocorre pelos fortes nutrientes presentes na amora, que foram citados anteriormente.

O chá de folha de amora também funciona como um grande aliado para quem busca perder alguns quilinhos. Funcionando no organismo diminuindo os acréscimos de gordura e ajudando a diminuir mais gorduras no dia a dia, cerca de 1,5 kg a 2 kg por semana, dependendo da pessoa, para quem toma diariamente. Ele também ajuda a limpar as vísceras, onde ocorre um acumulo de gordura e leva a obesidade. O principal motivo da ajuda é pela alta presenta de fibras, que auxilia e melhora a digestão. Lembrando que o chá deve ser seguido de uma boa alimentação, exercícios físicos e auxílio de uma nutricionista, já que ele não é algo mágico, que irá fazer você perder peso de um dia para o outro, e sim um acréscimo, para melhorar o seu dia a dia.

Outros benefícios do chá de folha de amora

chá de folha de amora

Além de ajuda na menopausa e em emagrecer, o chá é fonte de benefícios para outros casos como:

  • Funcionamento dos rins, fígado e intestino, sendo ótimo para quem tem intestino preso
  • Controle na taxa de glicose, ajudando a combater a diabetes
  • Dores diárias de cabeças e nos dentes
  • Como um forte abrigo de cálcio, ele ajuda a fortalecer os ossos
  • Diminui os índices de pressão alta
  • Combate a depressão, ansiedade e insônia
  • Ajuda a cuidar de inflamações na garganta e boca
  • Ajuda a combater diversos tipos de câncer
  • Combate o envelhecimento e ajuda a dar beleza a pele
  • Dá energia diária e aumenta a imunidade
  • Combate a queda de cabelo
  • Ajuda na visão
  • Ajuda com pessoas que tem memória fraca
  • Serve como um ótimo relaxante muscular e anti-inflamatório natural

Efeitos colaterais

Como citado anteriormente, é importante a consulta de um nutricionista, antes de acrescentar a chá com uma bebida diária a sua dieta, pois, mesmo sendo extremamente saudável e sem muitas contradições, o chá de folha de amora ainda pode causar certos efeitos colaterais.

Um dos efeitos colaterais mais comuns de acontecer é a diarreia. Como o chá ajuda em questões de intestino preso, servindo quase como um tipo de laxante leve, caso beber em grande quantidade, ultrapassando o limite de 3 e 4 doses diárias citada anteriormente, a pessoa pode ter fortes diarreias.

Também não é recomendado o consumo por grávidas, pois pode ter alterações e problemas durante o parto.

Hipoglicemia também pode ser causada, caso o consumo do chá for excessivo, causando fome, dores de cabeça, suor excessivo, cansaço, tremores e outros problemas.

Existem estudos que desmentem a potencia do chá de folha de amora em relação ao emagrecimento das pessoas, dizendo que seria necessário beber muitas doses para que algo realmente tivesse efeito, porem nada ainda foi comprovado ou desmentido de fato.

Mesmo com alguns efeitos colaterais, e alguns benefícios não comprovados, o chá de folha de amora é sim beneficente para saúde e extremamente recomendado para entra em sua dieta, mas claro passando e pegando informações com um nutricionista antes.