Chá de camomila: conheça os benefícios para a saúde!


Sabia que o chá de camomila da vovó pode ajudar e muito a sua saúde? Conheça seus efeitos aqui!

No mundo atual, a cultura de aproveitar os compostos naturais ao invés de utilizar medicamentos industrializados está ficando cada vez mais forte. Frutas como a goji berry, cranberry e outras tem sido notícia como fontes de vida saudável e na ajuda ao emagrecimento saudável e alimentação balanceada. Há quem procure também a cura pelos chás, e é sobre isso que iremos falar hoje. Um dos chás mais famosos, o de camomila, tem excelentes propriedades que podem ajudar nossa saúde. Acompanhe conosco tudo que ela pode te proporcionar. Mas antes, vamos entender o que é a camomila.

O que é a camomila?

Trazida da Europa junto com os imigrantes, a camomila é um arbusto pertencente à família das Asteraceae (Compositae), com a designação botânica de Chamomilla recutita (L.) Rauschert (= Matricaria chamomilla L. = Matricaria recutita L. = Matricaria suaveolens L.), a Camomila é ainda referida pelos seus nomes populares de Camomila-alemã, Camomila-dos-alemães, Camomila-da-Alemanha, Camomila-vulgar, Camomila-comum, Camomila-legítima, Camomila-pequena, Margaça-das-boticas, Mançanilha, Mançanila, Matricária, Macela, Macela-vulgar e Marcela. Os seus chás são usados no mundo todo, seja para tomar como bebida, aplicar sobre a pele, o cabelo e inclusive para usar como enxágue bucal. São muitos os benefícios desta erva para a saúde.

Chá de camomila – efeitos e benefícios

Chá de camomila

o chá de camomila é amplamente utilizado para combater o estresse e aliviar males digestivos. Os fenólicos, compostos presentes na camomila, combatem o envelhecimento celular e aumentam a atividade do sistema imunológico. A glicina auxilia na produção de colágeno, o tanino atua como um cicatrizante natural e o ácido antêmico é uma substância utilizada no tratamento de má circulação, inflamações gengivais e dores de dente. Mas há muito mais, são efeitos associados ao seu uso:

  • Controle da ansiedade
  • Combate a Insónia
  • Combate a Depressão
  • Alívio de cólicas
  • Melhora da Diarreia
  • Alívio de Irritações cutâneas
  • Alívio em Problemas digestivos
  • Controle da pressão arterial
  • Chá de camomila emagrece
  • Lavar os cabelos constantemente com chá de camomila pode deixar os fios mais claros passado algum tempo, enquanto que uma única lavagem é suficiente para realçar o brilho natural dos fios.

Como preparar e utilizar o chá de camomila?

A camomila é conhecida como sendo uma “tisana” –  mistura de ervas sem cafeína feita derramando água quente sobre as folhas, caules e raízes de plantas. Você pode fazer seu próprio chá de camomila adicionando outras plantas como lavanda ou tulsi para variar o sabor, ou bebê-la pura. O chá é utilizado da seguinte forma:


  • Bebida – ingestão do chá normalmente, como uma bebida quente ou gelada
  • Pele – banho com o chá, para clarear fios e acalmar a pele irritada
  • Cabelos – lavagem do cabelo com o chá para clareamento dos fios e nutrição

Embora seja possível encontrar camomila em qualquer loja de produtos naturais ou inclusive no supermercado, recomendamos que opte por a plantar você mesmo em casa para poder assim aproveitar ao máxima as suas propriedades medicinais

Existem efeitos colaterais?

benefícios da camomila

Por ser uma planta natural, os efeitos colaterais de camomila são muito raros. No entanto, você deve evitar tomar camomila junto com sedativos ou álcool. Você deve evitar o chá, se você estiver dirigindo ou se é suposto operar máquinas, porque o chá pode causar sonolência.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que o chá de camomila passe a fazer parte da sua alimentação no dia a dia! Lembrando que qualquer medicamento ou mesmo composto natural como a camomila deve ser ingerido sempre com orientação médica ok? Nosso site não se responsabiliza pelas informações aqui apresentadas que são de domínio público na Internet.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...