Carboxiterapia


As pessoas estão cada vez mais em busca de um corpo magro e com menos gordura. No Brasil, o mercado de tratamentos estéticos cresce todos os anos, trazendo centenas de novidades para quem busca reduzir peso, diminuir as gorduras localizadas, além de ajudar no tratamento de diversos problemas estéticos, tais como a celulite, as estrias, a redução da aparência de diversos tipos de cicatrizes, entre outros.

Neste artigo, iremos explicar e mostrar o que é a carboxiterapia e quais os benefícios deste tipo de tratamento.

O que é a carboxiterapia?

A carboxiterapia é um tratamento estético que utiliza o anidro carbônico (também chamado de gás carbônico ou CO2), sendo considerado um método de fácil execução. Esta substância foi inicialmente usada de maneira terapêutica no início da década de 30, na França, sendo utilizada em banhos secos ou em imersão de água carbonada com a finalidade de tratar as arteriopatias periféricas.

Atualmente, o anidro carbônico é amplamente utilizado por profissionais das áreas médicas e fisioterapêuticas, sendo considerado um gás atóxico, não embólico e que é comercializado como sendo um gás medicinal de altíssima pureza. Ele é bastante utilizado nas cirurgias de videolaparoscopias, de histeroscopias e como contraste em arteriopatias e em ventriculopatias.

Na carboxiterapia, o anidro carbônico é administrado e injetado no tecido subcutâneo, atuando diretamente nas áreas afetadas, estimulando, assim, os efeitos fisiológicos como a melhora da circulação sanguínea e a oxigenação tecidual. No Brasil, o gás carbônico mais comum que é utilizado na carboxiterapia possui cerca de 99,9% de pureza, sendo, portanto, próprio para uso terapêutico e em diversos tratamentos.

Este gás auxilia, assim, no tratamento de muitos problemas estéticos, tais como da celulite, da flacidez cutânea, da gordura localizada, auxilia na redução de estrias, de rugas, diminui a aparência de cicatrizes, sendo, também, um tratamento complementar à lipoaspiração.


A carboxiterapia é um método relativamente seguro que exige, porém, equipamento especializado, apresentando resultados bastante significativos de estética e que é amplamente respaldado por diversos artigos na literatura científica.

Carboxiterapia

Alguns pequenos efeitos colaterais foram relatados por pacientes durante o tratamento, tais como a presença de dor durante a sessão de carboxiterapia, a sensação de crepitação no local em que é feita a aplicação, assim como o surgimento de pequenos hematomas em função da punção que é realizada.

Veja, a seguir, alguns dos benefícios do tratamento de carboxiterapia para o seu corpo e para o seu bem-estar:

Melhoria da circulação do sangue

Os problemas de má circulação podem afetar diversas áreas do nosso corpo, atrapalhando não só o transporte de muitos nutrientes, como também dificultando a eliminação de toxinas e das gorduras oxidadas pelo metabolismo.

O gás carbônico utilizado na carboxiterapia atua, principalmente, na melhoria da microcirculação vascular no tecido conjuntivo, promovendo, assim, a vasodilatação e a drenagem linfática, realizando um aumento da concentração de oxigênio no local da aplicação e melhorando o fluxo sanguíneo.

Redução da gordura localizada

A carboxiterapia se tornou um dos melhores tratamentos para quem deseja reduzir as gorduras localizadas, ajudando muito na redução de medidas que aumentam em função do crescimento do tecido adiposo.

O gás carbônico promove o aumento da oxidação dos ácidos graxos, devido ao maior estímulo da ação da enzima lipase que é responsável pela quebra das gorduras. Outra questão importante, é que há o rompimento das membranas das células de gordura durante a passagem do gás no tratamento, reforçando, ainda mais, o efeito de quebra de gordura da carboxiterapia.

Melhoria do tecido conjuntivo

Durante a carboxiterapia, ocorre um pequeno trauma em função do uso da agulha e também em função da entrada do gás. Devido a isto, ocorre um processo inflamatório, promovendo a migração de fibroblastos para a região onde aconteceu a lesão.

Desta forma, há um estímulo da síntese do colágeno e de outras substâncias do tecido conjuntivo, melhorando muito a elasticidade e a renovação celular no local da aplicação.

Considerações Finais

A carboxiterapia é um tratamento estético muito utilizado para a redução de gorduras localizadas, ajudando também no tratamento da celulite e das estrias, assim como em diversos outros tipos de problemas estéticos, sendo considerado um dos melhores e mais seguros tratamentos atualmente no mercado.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...