Canjica engorda?

Delícia para ser consumida durante os dias frios do inverno, a canjica engorda se você não se controlar! Uma excelente ideia para se aquecer na época das Festas Juninas, o prato tem uma boa quantidade de gorduras se exagerar no consumo.

Entretanto, se souber a forma certa de comer, você pode ganhar diversos benefícios e ainda ter uma ajudinha na dieta.

Benefícios da canjica!

Por mais que você só acredite que a canjica engorda, se consumida sem grandes acréscimos de doces na receita, o alimento é repleto de fibras dietética, pequena quantidade de gordura saturada e baixos índices de colesterol.

A canjica também promove a saciedade, fazendo com que a pessoa leve mais tempo para sentir fome novamente.

As fibras da canjica normalizam o intestino contra as irregularidades. Uma xícara de média do caldo tem aproximadamente quatro gramas de fibras.


Mas… então é por isso que podemos dizer que a canjica engorda? Não, pelo contrário, são essas fibras que auxiliam o intestino no seu trabalho.

Devido ao baixo teor de gordura, a canjica é indicada para algumas dietas, desde é claro, que não esteja acompanhada de açúcar ou creme de leite.

Tipos de canjica

Conhecemos dois tipos de canjica: branca e amarela. A diferença calórica não é tão grande. A canjica amarela, apresenta em 160 gramas, cerca de 115 calorias, enquanto a branca 110. Os benefícios também são similares no quesito fibras dietéticas e gorduras saturadas.

Vale lembrar que a quantidade de calorias varia de marca para marca, devido a qualidade do produto e as substâncias para manter o prazo de validade. Por exemplo, a canjica amarela da marca Yoki, tem 80 calorias em meia xícara. A canjica branca Allen’s tem 110.

canjica engorda

Normalmente, 165 gramas – quantidade vendida nas festas juninas -, da canjica branca, tem 119 calorias. Se ela estiver muito gostosa e você acabar comendo uns três copinhos, lá se vão quase 400 gramas para o seu organismo de uma só vez. Ai diga adeus a dieta! Só não saia espalhando que a canjica engorda, se foi você quem abusou.

Aos alérgicos ao glúten, uma boa notícia! Por derivar do milho, é livre de glúten e você pode consumir sem receio de passar mal depois.

Quando feita em baixo teor de açúcar (sem doses exageradas de leite condensado, paçoquinha, açúcares…) a canjica ajuda a emagrecer e não acarreta nenhum mal aos dentes!

Em comparação com o arroz a canjica possui menos calorias. Uma xícara tem 130 calorias enquanto a mesma medida do arroz branco tem 242 calorias.

Realizando uma dieta maluca e substituindo a canjica, você irá economizar cerca de 861 calorias em uma semana e 3444 durante o mês.

Canjica: uma delícia antiga

Muitos dizem que a canjica é parecida com o mingau, feitos com grãos de milho brancos. É cozida com leite, um pouco de açúcar e algumas pessoas acrescentam um pouco de canela, para um sabor mais especial.

Para dizer com todas as letras que canjica engorda, há quem acrescente amendoim, leite de coco, coco e leite condensado, dobrando as calorias do alimento.

Aqui no país, a canjica amarela também é conhecida como mugunzá, muito consumida no Nordeste. No Rio de Janeiro carrega o nome de canjiquinha. Em outras regiões os nomes se tornam mais diferentes: corá, chá de burro e jimbelê.

A canjica se popularizou através dos escravos, que de um modo ou outro, tentavam produzir pratos diferentes das condições que tinham. Acredita-se que ela tenha surgido no continente africano ou asiático e feito pela primeira vez em solo brasileiro nos tempos coloniais.

Canjica para toda a hora

Escolha receitas mais light para somar as suas dietas. Nada de misturas adocicadas no consumo. Opte pelas menos calóricas, mas com as fibras importantes para o organismo.

Tenha em mente que a canjica engorda somente se você comer em excesso e abusar do açúcar. Não esqueça que não adianta caprichar na dieta e deixar as atividades físicas de fora do seu cronograma diário. Busque um tempo para praticar exercícios, assim você potencializa os efeitos da sua dieta.

Faça a sua canjica em casa, nada de comprar pronta. Muitas pessoas acrescentam mais açúcar do que o permitido, para “render”.

Ahh… um outro detalhe: não esqueça que a canjica branca engorda mais que a amarela.

Receita de canjica light

Separamos para você uma receitinha de canjica light, que rende seis porções e fica muito saborosa, podendo ser consumida quente ou fria. Tome nota do que você vai precisar:

Ingredientes

  • 1 xícara de milho branco seco para canjica;
  • 1 pedaço de casca de limão (sem a parte branca);
  • 2 xícaras (chá) de leite desnatado;
  • 1 colher (sopa) de amido de milho;
  • 12 g de adoçante em pó de uso culinário;
  • 1/2 xícara (chá) de leite de coco light;
  • 2 xícaras (chá) de água;
  • Canela em pó a gosto;
  • 1 pedaço de canela em pau;
  • 3 cravos-da-índia;

Modo de fazer: Deixe o milho da canjica de molho, em água fria, por 12 horas. Depois escorra e cozinhe na panela de pressão, com duas xícaras de água, a canela em pau, o cravo e a casca de limão, por aproximadamente 30 minutos.

Desligue e espere a pressão sair. Abra a panela e coloque o leite, o amido de milho e o adoçante. Deixe ferver por uns 10 minutos, até engrossar um pouco, mexendo de vez em quando. Acrescente o leite de coco, espere ferver novamente e desligue o fogo. Na hora de servir polvilho um pouco de canela por cima.

Caso queira comer algo diferente, temos uma segunda opção para você. É uma receita de sopa vegetariana com canjica que serve seis pessoas e possui 80 calorias. Veja tem que ter em mãos:

Ingredientes

  • 1 pimentão seco;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 lata de tomates em cubo;
  • 1 cebola roxa pequena;
  • Caldo sabor vegetariano;
  • 1 colher de sopa de orégano;
  • 2 latas médicas de canjica;
  • 1 xícara de feijão cozido
  • Suco de dois limões.

Preparo: Mergulhe os pimentões cortados na água quente por 15 minutos. Em uma panela grande, refogue a cebola no azeite em fogo baixo. Depois acrescente os outros ingredientes antes de colocar a canjica e o feijão. Cozinhe por cinco minutos e adicione o limão.

Uma receita bem diferente, mas com ótimo sabor! E lembre-se: a canjica engorda se você comer demais, até as mais light. Por isso moderação acima de tudo!