Calcular Período Fértil


O período fértil da mulher é o momento mais propício para a mulher ficar grávida.  Isso acontece, por que, durante esse período fértil, ocorre a saída do óvulo maduro  do ovário para as trompas e seguindo em direção ao útero. Uma vez no útero, esse óvulo maduro pode ser penetrado por um espermatozoide e dar início a uma gravidez. Para quem quer engravidar ou não ter a surpresa de uma gravidez indesejada, calcular período fértil é uma boa opção, já que ele dura apenas cerca de 6 dias, por mês.

Para que calcular período fértil?

Calcular período fértil traz dados que mostram a mulher quando é o seu período fértil e assim ela pode se programar para ter relações sexuais durante o período que está ovulando, caso queira engravidar, ou evitar essas relações sem o uso de métodos contraceptivos seguros, como a camisinha ou a pílula do dia seguinte (anticoncepcional), durante esse período de ovulação, se ela não desejar uma gravidez.

Mas calcular período fértil é mais eficiente quando usado pelas mulheres com ciclo regular. Há mulheres com ciclo irregular, e nesses casos, calcular o período fértil é mais difícil, já que não há uma regularidade no seu ciclo menstrual e ele não se apresenta no mesmo período, assim as contas podem ser erradas.

Calcular o período fértil não é tão seguro para quem quer engravidar ou evitar a gravidez. Mas há uma forma de calcular período fértil em caso de ciclo irregular, onde você anotará durante o período de um ano a duração de cada ciclo e desse resultado subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo ou recorrer ao teste de ovulação, vendidos em farmácia. Usar métodos contraceptivos seguros, como a camisinha ou a pílula do dia seguinte (anticoncepcional), é o mais seguro para quem não quer engravidar.

Sinais do período fértil

Os sinais desse período são fáceis de serem identificados, por serem bem característicos. A mulher, apresenta sinais como presença de um muco vaginal inodoro, de cor clara ou transparente e  a sua temperatura corporal fica ligeiramente elevada. Esses sintomas em uma mulher são sinais de que o seu corpo está se preparando para acolher um bebê, trazendo mais facilidade para a hora da concepção.

Formas de calcular período fértil

Calcular período fértil manualmente

Para as mulheres mais resistentes a tecnologias e que gostam de anotar em um calendário ou em uma agenda o seu período menstrual, calcular o período fértil manualmente pode ser o método que você irá preferir.


Para calcular o período fértil manualmente é preciso está atento aos dados e usar uma dedução matemática, onde você irá considerar que a gravidez acontece no período central do ciclo, ou seja, em um ciclo normal de 28 dias, período fértil acontece em torno do 14º dia desse ciclo.

Então para calcular período fértil manualmente,  você irá contar 14 dias a partir da data em que veio a sua última menstruação e considerar os 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, como  o período da ovulação, considerado o período fértil da mulher.

Usar aplicativo para calcular período fértil

Calcular Período Fértil

Hoje, já temos várias opções ‘tecnológicas’ para dar aquela ajuda nesse calculo. Um dos recursos tecnológicos são os aplicativos para celular. Um dos mais conhecidos aplicativo para calcular período fértil, entre os diversos Apps que fazem isso, é o “Ovulation Calculator Mobile Mom”.

Ele está disponível para ser baixado em smartphones da Apple e Android. Mesmo ele ser em inglês, como é bem simples e grátis, o fato de ser em outra língua não se torna um problema, tamanha a simplicidade do aplicativo para calcular período fértil.

Depois do aplicativo ter sido instalado no seu celular, você  pode calcular período fértil  facilmente, apenas colocando a data da sua última menstruação e a quantidade de dias que duram os seus ciclos, em média. Ele irá calcular seu período fértil e ainda te dará a data estimada para o nascimento do seu futuro bebê, no caso de você ficar grávida.

Usar site para calcular o período fértil

Outra opção são os site. Existem vários links onde você pode calcular período fértil, um exemplo é o Alô Bebê.

Com todos esses métodos disponíveis atualmente, calcular período fértil é muito útil e pode ser feito facilmente com as dicas acima.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (2 votes, average: 1,50 out of 5)
Loading...