Cafeína Emagrece Mesmo


A Cafeína faz parte da vida de muitos brasileiros (e estrangeiros também) e não tem como sair para trabalhar sem antes tomar um cafezinho . Acontece que existem muitas pessoas que tomam café para emagrecer e ainda são gordas. Se você parar para pensar provavelmente irá se lembrar de alguma (s). Então, a cafeína emagrece mesmo? Sim, café é termogênico sendo assim, a cafeína emagrece, mas você deverá fazer o uso correto dela para esse propósito.

Esse artigo tem como finalidade mostrar absolutamente tudo sobre a cafeína, tantos os benefícios quanto os malefícios se usada da maneira errada. Você aprenderá como tomar cafeína com objetivo de emagrecer, e se no caso é útil tomar suplementos em capsulas de cafeína ou não. Continue lendo o artigo para aprender mais sobre o assunto.

Obs: Caso desejar ler outro artigo sobre café verde, basta clicar no link. O café verde é outra forma excelente de tomar cafeína para emagrecer.

O que é cafeína?

cafeína

A cafeína é popularmente consumida em bebidas, é solúvel em água quente, apresenta sabor amargo e não tem odor. È a substância estimulante mais buscada, por conta da facilidade em acha-la, seja em cafés, capsulas, alimentos e até em suplementos para perda de peso.

A cafeína, bioquimicamente falando é classificado como um alcalóide, do grupo das xantinas trimetiladas. Essa substância não é exclusiva do café (Coffea arabica), pois é encontrada em sementes, em frutas de diferentes origens e em mais 60 tipos de plantas, que utilizam a cafeína como forma de repelente evitando que insetos se alimentem de suas folhas.


A cafeína também é encontrada em alimentos bem comuns como o chocolate, ela pode ser produzida sinteticamente e introduzida a alimentos industrializados, além de estar presente em medicamentos que contém cafeina em sua formula como analgésicos por exemplo. A cafeina existente em alguns medicamentos contribui para que o ele aja mais rapidamente no organismo e seja mais eficaz.

Dentre as plantas que possuem cafeína podemos destacar:

  • Cacau (Theobroma cacao)
  • Erva mate (Ilex paraguariensis)
  • Frutos do Guaraná (Paullinia cupana)
  • Chá (Camellia sinensis)
  • Noz de cola (Cola acuminata)
  • Folhas de diversos tipos de chás

A cafeína é consumida principalmente através do café, bebida é a segunda mais consumida entre aos brasileiros perdendo apenas para água. Em uma pesquisa coordenada pela Embrapa Café, constatou-se que, no período pesquisado, o consumo interno de café no brasil chegou a 20,333 milhões de sacas. A bebida é mais consumida dentro dos lares brasileiros, chegando estar presente em 98% deles, o consumo fora de casa também está aumentando. E em algumas regiões do país devido a melhora na renda familiar a busca por cafeteiras elétricas tem crescido. Há ainda brasileiros que estão migrando do velho cafezinho na xícara para os cafés em capsulas, mesmo existindo uma grande diferença de valores a cafeína em capsulas exige uma melhor qualidade dos cafés, elas já estão presentes em cerca de 1,7% das casas brasileiras.

Como a cafeína atua em nosso organismo

Hoje em dia os efeitos que a cafeína causa no organismo são melhores compreendidos pela ciência. O uso da cafeína pode trazer ótimos benefícios ou efeitos colaterais dependendo a forma como for usada. Tudo depende da quantidade / dose que vai ser ingerida.

No grupo das xantinas a cafeína é a que mais age sobre o nosso sistema nervoso central, metabolismo basal e produção de suco gástrico. Visto que ela atua diretamente no sistema nervoso, a cafeina faz com que o metabolismo basal fique acelerado e produza mais suco gástrico facilitando a digestão.

A cafeina também age como inibidora da adenosina, um neurotransmissor  que se liga aos receptores cerebrais promovendo o sono e reduzindo a atividade das células nervosas, a adenosima funciona assim como um tranquilizante para o sistema nervoso central. A cafeina consegue se ligar a esses receptores neutralizando a sua ação, então ao invés de diminuir a atividade cerebral ela aumenta despertando o nosso senso de alerta, concentração, atenção e fadiga cerebral.

A cafeína atinge a corrente sanguínea aproximadamente 40 minutos a 2 horas após ser ingerida, e a velocidade em que é absorvida pelo organismo pode demorar mais ainda caso exista alimentos no trato gastrointestinal.

Embora o poder da cafeína de melhorar a concentração e a capacidade de ficar mais alerta realmente exista, em algumas pessoas esses efeitos não acontecem. Isso pode acontecer por diversos fatores, como peso, sexo da pessoa, se utiliza pílulas anticoncepcionais ou não, doenças hepáticas, ou outros fatores que podem variar a metabolização da cafeína pelo fígado.

Em fumantes a quantidade de cafeína permanece na corrente sanguínea o dobro do tempo que em pessoas que não fumam, isso pode levar a uma proporção maior de intoxicação do que em pessoas que não fazem uso do cigarro. Ela é eliminada pelos rins, saliva, leite materno, sêmen e bílis.

Benefícios da cafeína

São vários os benefícios da cafeína, na quantidade correta ela aumenta a capacidade de trabalho do coração, pois ocasiona a dilatação dos vasos sanguíneos proporcionando a sensação de relaxamento muscular. Também é muito benéfica para memória, pois tem um efeito positivo a longo prazo.

A quantidade consumida está estreitamente ligada a respostas positivas metabólicas e fisiológicas, do organismo de cada individuo. Sendo assim quando usada corretamente a cafeína pode trazer vários benefícios, tais como:

  • Aumentar o estado de vigília e sensação de alerta
  • Melhora a capacidade respiratória
  • Diminuir a fadiga metal
  • Melhorar o bem estar
  • Prevenir doenças como a diabetes
  • Ajudar no emagrecimento
  • Diminuição do risco de Alzheimer
  • Prevenir o aparecimento de alguns tipos de câncer
  • Usado em diversos medicamentos auxilia no trato de dores
  • Inibi o apetite
  • Aumenta da energia e força
  • Auxilia para o bom funcionamento vascular
  • Melhora o rendimento nos exercícios físicos e competições

Estes benefícios da cafeína ocorrem quando as doses não ultrapassem  a quantidade de 300 mg/dia.

Efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que podemos citar é o aumento do refluxo gastroesofágico, aumento da secreção gástrica, riscos de aborto, alterações no sono, ou até mesmo causar sensação de ansiedade e angústia.

Quando ingerida em excesso, os risco são maiores, como o paracemineto de arritmias cardíacas, que inclusive podem ser fatais. Uma xícara de 200 ml tem aproximadamente de 75 a 170 miligramas de cafeína, mas a dose fatal é algo próximo de 10 mil miligramas.

É importante salientar que a cafeína pode causar riscos a saúde em alguns outros casos de remédios, como é uso de ciprofloxacino, fluoxetina, fluconazol, verapamil, e outros semelhantes.

É importante salientar que a cafeína pode causar riscos a saúde em alguns outros casos de remédios, como é uso de ciprofloxacino, fluoxetina, fluconazol, verapamil, e outros semelhantes.

Casos de intoxicação são bem raros, mas pode acontecer principalmente em pessoas que não fazem uso de cafeína frequentemente (através do café). Tais efeitos de intoxicação podem ser taquicardia, irritação, ansiedade, tremores, inquietação em alguns casos mais graves, e ainda mais raro algumas pessoas podem entrar em coma, ter arritmia ou até mesmo infarto do miocárdio. Esses tipos de intoxicação são extremamente raros, mas podem acontecer para quem não tem contato com a cafeína já há algum tempo.

Embora não esteja confirmado que a cafeína causa dependência química, algumas pessoas já apresentaram casos de abstinência, e muitas que precisaram parar por alguns dias sentiram muita dificuldade. Os sintomas nesses casos foram: irritabilidade, dor de cabeça, náuseas.

Assista o vídeo abaixo explicando sobre os efeitos da cafeína no organismo:

A cafeína queima calorias mais rápido

A cafeína é um termogênico, ou seja, ela transforma células de gorduras do nosso organismo em fonte de energia. A queima de calorias acontece quando essa gordura acumulada é usada quando o nosso corpo para nos prover a  energia que precisamos para praticar alguma atividade física intensa, por exemplo.

Como vimos os termogênicos potencializam a ação de queima de gordura, mas isso não significa que tomar café emagrece sem fazer nada, o consumo desse poderoso termogênico deve estar associado com exercícios físicos e dietas, caso contrário o gasto de calorias não será significativo. O café ajuda a emagrecer, mas você deverá adicionar meios de aumentar o déficit calórico através dessas formas citadas.

Um dos usos da cafeína é em dietas, através do café preto ou através de suplementos termogênicos a base de cafeína, sendo seu uso geralmente de 2 capsulas de cafeína ao dia.

Cafeína dá muita energia

Algumas substâncias que terminam com ‘ina’ no final tem o poder de dar muita energia para o corpo humano. Na verdade, tais substâncias são consideradas como aditivas, ou seja, que mudam o funcionamento do organismo, comportamentos entre outras coisas. Como exemplo, podemos citar a cafeína, a taurina (encontrado no Red Bull – por isso a logo marca do Red Bull são dois touros).

A cafeína pura dá muito energia (tanto no sentido real de ficar mais disposto quanto psicologicamente falando) e é justamente por esse motivo que a ingerimos cafeína toda manhã, para dar uma animada para ir para o serviço.

Estudos indicaram que tomar cafeína antes de praticar exercícios físicos, potencializa o desempenho físico na atividade pratica em questão. Ela diminui a percepção de dor durante os treinos e possibilitando realizar exercios por mais tempo e com mais intensidade.

Ingerir cafeína uma hora antes, seja através do café puro ou cafeína em cápsulas dará um ‘gás’ maior na prática de exercícios físicos, seja uma corrida ou musculação. O exercício praticado junto com o consumo de cafeina ajudara o organismo a utilizar os ácidos graxos, ou seja  a gordura, como combusivel para corpo favorecendo assim o emagrecimento.

Café é diurético

Outro motivo que a cafeína emagrece é por ser diurética. Através da perca de água, o peso reduz, mas em contra partida foi somente perdido água e não gordura acumulada. Porém, para quem dificuldades de urinar, o café ajuda a emagrecer, pois é um poderoso diurético.

Café engorda ou emagrece?

O Café preto emagrece, visto que não tem praticamente nada de calorias e como já comentado ele é um termogênico. Como podemos ver na imagem abaixo, 100 gramas de café tem apenas 9 calorias. Só para você entender, o café fechado geralmente tem 500 gramas, ou seja, 100 gramas é uma boa parte e dá para fazer diversos cafés.

café puro

Portanto, o café engorda somente com adição de açucares, mas se for café puro não engorda. Os cafezinhos não convencionais também engordam, com leite integral ou creme, cheio de açucares e gorduras engordam muito, e podem chegar a ter muitas calorias, inclusive até mesmo mais do que uma refeição. Imagina consumir o mesmo tanto de calorias de um janta em um único cafezinho? Nada saudável!

O modo mais correto de se tomar café é puro ou com acréscimo de adoçante. Porém não são muitas as pessoas que apreciam o café puro, visto que dessa forma o gosto é bem forte.

A dica para tomar café de maneira que ele possa ser saboroso, mas também pouco calórico, é utilizar adoçantes. Os adoçantes mais acessíveis geralmente são a base de sacarina é uma substância extremamente doce, retirado do petróleo e que inclusive em grandes quantidades pode causar câncer.  Já os adoçantes a base de sucralose, uma substância muito doce que é encontrado em alimentos naturais como frutas, cana de açúcar e assim por diante, são mais gostosos e dessa maneira será mais fácil substituir o açúcar por adoçante.

Cuidados ao se tomar café para emagrecer

cafeina emagrece

Como a cafeína pura é uma substância diurética, quem a consome deve prover bastante água para o corpo para repor os líquidos que são eliminados, principalmente em dias quentes ou durante os esportes. Em dias quentes geralmente as pessoas costumam a beber menos água, porém a cafeína ainda é ingerida normalmente.

Como foi comentado, a cafeína é uma substância aditiva, como a taurina. Tais substâncias acabam escondendo o cansaço do dia, porém a necessidade de ter suas 8 horas de sono ainda estão existentes. A cafeína pode faze-lo dormir pouco ou então desregular completamente a sua jornada de descanso, fazendo com que você posteriormente fique indisposto ou então suscetível a doenças.

Na verdade, o uso da cafeína é um ciclo constante. Para você entender melhor, vamos a um exemplo, que inclusive pode ser o seu caso atual. Ao sair para trabalhar, você toma um pouco de café. Esse cafeína consumida dará disposição para você iniciar o dia, o que provavelmente irá durar de 4 a 8 horas dependendo do tanto que você ingeriu. No finalzinho do dia de serviço, seu corpo começará a ficar cansado e tomar café novamente será necessário para aguentar a jornada de trabalho até o fim.

Ao consumir café novamente no finalzinho do dia de serviço, esse cafeína terá efeito até o momento que você for dormir, retardando ou inclusive tirando o sono em algumas vezes. Isso fará com que você durma pouco ou tenha uma noite de descanso muito ruim. E na manha seguinte, o que você fará? Vai precisar de mais cafeína novamente para se manter de pé! Não tem corpo e organismo que aguente isso.

Suplemento / Termogênico de cafeína emagrece

cafeína em capsulas

O suplemento de cafeína emagrece pois tem o mesmo efeito que o café preto, mas a diferença está na facilidade de ingerir, visto que é cafeína em cápsulas e não existe a necessidade de tomar o café puro ou com adoçante, ou em alguns casos é uma excelente forma de emagrecer para quem não gosta do sabor do café.

Na verdade, relacionado a isso, para quem já toma uma quantidade considerável de café diariamente, tomar suplemento termogênico a base de cafeína para emagrecer não surtirá muito efeito, pois se você já toma café em bastante quantidade os efeitos serão exatamente iguais aos tais termogênicos. Mas mesmo assim ainda pode surtir algum efeito positivo no seu emagrecimento, visto que tomar 1 capsula de cafeina pura equivale a diversas xícaras de cafeina por dia, e não somente a 1 ou 2 que geralmente estamos habituados a tomar.

Curiosidades

  • O país que mais consume café é a Finlândia
  • Produtos considerados descafeinados podem conter cafeína, pois exite diferença entre produtos sem cafeina e descafeinados .
  • Uma xícara de café é mais eficiente do que um energético quando o objetivo é se manter acordado.
  • Cafés pretos não significam que possuem mais cafeina, pelo contrario cafés claros são mais fortes, visto que o café escuro perde um pouco de cafeina quando passa pela torrefação.

Já tomou algum suplemento de cafeína para emagrecer ou utilizou a cafeína no formato puro (café puro ou com adoçante) e teve ótimos resultados? Ficou alguma dúvida sobre o artigo? Deixe o seu comentário!


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