Bolacha de água e sal engorda?


Ela é leve e parece inofensiva. Uma vila para as dietas, pode acreditar: a bolacha de água e sal engorda! Muitos consomem o alimento e culpam outros alimentos quando os quilinhos a mais aparecem. Você sabia que muitas vezes o pãozinho não é o culpado por isso?

Na pirâmide alimentar tanto torradas ou bolachas de água e sal, estão no mesmo patamar que qualquer outra fonte de carboidratos.

Você pode comer a torrada light, por exemplo, só porque é mais seca e leve, mas ingerir a quantidade de nutrientes de um pão. Cerca de 50 gramas de pão francês ou duas fatias de pão de forma branco, tem a mesma proporção de três torradas ou 6 bolachas de água e sal.

Do ponto de vista calórico, alguns alimentos se passam por “inofensivos”, porém se consumidos em excesso podem causar problemas.

O excesso de bolacha de água e sal engorda

Tirando a dieta radical, em que a pessoa basicamente só comerá bolacha, se consumida em excesso com outros alimentos a bolacha água e sal engorda, além de trazer vários malefícios a saúde.

As bolachas têm alto teor de sódio – o que prejudica a pressão arterial. A retenção de líquido também é outro mal ocasionado pelo sódio em excesso. Pés, tornozelos, mãos e barrigas podem ficar inchados devido a alta quantidade. Tudo isso sem mencionar o risco de doenças cardíacas.


O consumo demasiado pode ajuntar bolo fecal no intestino, acarretando terríveis prisões de ventre. Quem consome muita bolacha de sal também está sujeito a digerir os cereais refinados, ou seja, possuem menor quantidade de fibras e vitaminas. Dê preferência aos cereais integrais.

Outro fator importante são os carboidratos, uma das razões principais para dizer que a bolacha de água e sal engorda. Mesmo sendo nutrientes essenciais para a nossa energia o abuso da ingestão pode ser fatal ao corpo.

Então, se você come bolacha demais, não adiantar dizer que foi o pãozinho da semana passada que te fez aumentar os quilinhos na balança.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, (OMS), a gordura trans, presente nesses alimentos, é preocupante. Já que o ideal é de dois gramas para esse tipo de gordura ao dia e uma porção das bolachas já tem 1,4 gramas.

Calorias bolacha água e sal e valores nutricionais

Uma porção com seis bolachas tem 20 gramas de carboidratos, entretanto não esqueça que os valores variam de marca para marca. Confira mais alguns dados a respeito do alimento:

bolacha de água e sal engorda?

  • 3 gramas de proteínas;
  • 4 gramas de gorduras;
  • 0,8 gramas de gordura saturada;
  • 1,4 gramas de gordura trans;
  • 0,6 gramas de fibras;
  • 299 miligramas de sódio.

Quando decidir que precisa emagrecer, o mais indicado é procurar ajuda de um nutricionista, o profissional irá te indicar um cardápio de acordo com seus costumes e necessidades. Entretanto há muitas pessoas que adotam dietas extremas e bem malucas.

Por exemplo, já ouviu falar da Dieta Bolacha de água e sal? O regime consiste em passar alguns dias apenas a base de bolacha. Para quem adota a dieta, é importante ressaltar que não pode fazer mais do que sete dias e não deve repetir em menos de 30 dias.

Bolacha Água e Sal Dieta:

Café da manhã

  • 5 Bolachas água e sal
  • Chá com adoçante a vontade

Almoço

  • 7 Bolachas água e sal
  • Chá com adoçante a vontade

Lanche da Tarde

  • 1 maçã pequena

Jantar

  • 5 Bolachas água e sal
  • Salada de Alface a vontade

Ceia

  • 3 Bolachas água e sal
  • Café ou Chá com adoçante a vontade

OBS: Caso haja fraqueza, como meia maçã ou 1 banana entre as refeições.

O problema de dietas radicais como essa é que o organismo, acostumado a receber diversos nutrientes e vitaminas diariamente, passa a sentir falta de mais alimento. Por isso o recomendado é não estender para mais de sete dias, caso contrário seu corpo ficará muito debilitado.

Diferença bolacha de água e sal X Cream Cracker

Ambas possuem gordura em sua receita, porém principal diferença entre elas é a quantidade de gordura que é colocada: a bolacha de água e sal tem 7% de gordura, já a cream cracker possui 17%. Outra diferença é o número de calorias de cada uma. A bolacha de água e sal tem 27 calorias enquanto a cream cracker contém cerca de 32 calorias.

Se a bolacha de água e sal engorda, o que eu vou comer?

Assim como os pães feitos com farinha branca, as bolachas possuem calorias vazias, isto é, pobres em vitaminas e minerais – isso sem contar a quantidade de gordura trans utilizada na produção. Vale destacar que esse tipo de gordura aumenta é quem aumenta a gordura do abdômen, por consequência problemas cardiovasculares.

O que pode fazer, quando o assunto é perder peso, é deixar de lado esse tipo de alimento. Pois se a bolacha de água e sal engorda, o pão também está no páreo, nesta competição. Uma opção é comer pão integral, produto que contém vitaminas do tipo complexo B e minerais como selênio, magnésio e zinco, importantes nutrientes para o metabolismo.

A tapioca também pode aparecer no seu cardápio de café da manhã. A vantagem é que você pode variar os tipos de recheio: doces e salgados. Maaaas, não esqueça de comer moderadamente, caso contrário a troca será desnecessária.

Para quem não consegue abrir mão da bolachinha, fique atento aos valores nutricionais encontrados na embalagem. Uma porção de bolacha água e sal tem cerca de 130 calorias. Acrescentando o alimento nos lanchinhos da manhã, tarde ou noite, lá se vão 500 calorias. Sinal de que a bolacha de água e sal engorda e você pode estar se enganando.

Se você deseja perder peso e ter uma alimentação saudável o mais recomendado é consumir substâncias que tenham benefícios para seu corpo, a fruta é um bom exemplo. Mas, as frutas também devem ser consumidas com moderação, pois engordam em grandes quantidades.

Posso substituir a bolacha por qual alimento?

Se a bolacha de água e sal engorda demais, uma boa opção são os cream cracker integrais – parecidos com as bolachas, mas com menos sódio. Uma porção tem apenas 170 miligramas e 127 calorias.

A cream cracker surgiu por volta de 1885, na Europa. De início continua apenas trigo e água. Atualmente os dois tipos de bolachas possuem gordura, o perigo das dietas.

Para quem não abusa do consumo, saiba que a bolacha de água e sal não é só problemas! Duas bolachas no intervalo de uma refeição ou outra é muito bem-vinda quando estiver naquele desespero de fome. Afinal, é melhor comer uma desse tipo do que mergulhar nas bolachas recheadas.

Sempre tenha em mente que você pode comer o que quiser, desde que faça isso com moderação. A bolacha de água e sal engorda, assim como qualquer outro alimento consumido em excesso. Faça a sua parte, cuide da sua saúde, o seu corpo agradece!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (6 votes, average: 3,83 out of 5)
Loading...