Bicicleta ergométrica emagrece?


Quem nunca considerou praticar spinning na academia porque ouviu dizer que se exercitar na bicicleta ergométrica emagrece? O argumento a favor dessa prática de baixo impacto e que pode ser adotada por pessoas de qualquer idade é verdadeiro e se fundamenta em estudos científicos. Afinal de contas, uma hora de pedalada queima aproximadamente 300 calorias.

Pesquisas indicam que praticantes regulares do ciclismo apresentam representativa melhora em sua saúde física e mental. Pedalar é uma das formas mais eficazes não apenas de emagrecer, mas também de reduzir o risco de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, depressão e ansiedade, diabetes e artrite. A prática ainda reduz o estresse e aumenta a flexibilidade.

Divirta-se pedalando!

Além de todos os benefícios para a saúde, o exercício é prazeroso e a liberação de endorfinas causa aquela sensação de bem estar que em geral estimula o praticante a continuar se exercitando com regularidade. Pedalar é algo simples, que não requer habilidade (no caso das bicicletas ergométricas, nem mesmo aprender a se equilibrar na bike é necessário) e que pode ser encaixado na rotina de qualquer um que deseja entrar em forma sem prejudicar a saúde.

Ciclistas iniciantes percebem que os benefícios para o organismo, em especial a perda de peso, começam a aparecer rapidamente, entre duas a quatro semanas. Por ser uma atividade de impacto reduzido nas articulações, a possibilidade de lesões – comuns em outras formas de exercício – é praticamente nula. Outra vantagem é que o ato de pedalar movimenta praticamente todos os principais grupos de músculos do corpo. O exercício emagrece, melhora sua força, equilíbrio e coordenação.

Bicicleta Ergométrica na academia

Com as populares aulas de spinning, as bicicletas ergométricas vêm sendo cada vez mais usadas para um emagrecimento rápido e saudável. Além de queimar uma enorme quantidade de calorias em pouco tempo, a prática ajuda a fortificar e tonalizar as pernas. Mas é preciso atenção na hora de escolher a sua bike.

Primeiramente, é preciso checar se a bicicleta escolhida para o exercício está posicionada firmemente no chão e se oferecerá a resistência desejada. Afinal, você não quer pedalar a ponto de movimentar o equipamento do lugar, mas deve poder jogar toda a sua força nos pedais quando for preciso, combinando intervalos de pedaladas rápidas com movimentos de intensidade moderada.


Mas então, bicicleta ergométrica emagrece mesmo?

Sim, e muito! Misturar diferentes velocidades e elevações na bicicleta ergométrica é um ótimo desafio para o coração e para os pulmões, além de evitar que você fique entediado, já que pedalar em ambientes internos não oferece a possibilidade de observar paisagens – mas tem a vantagem de não ter distrações, nem obrigar o ciclista a parar com frequência, como ocorre nas ruas.

Por isso, comprar a sua própria bicicleta ergométrica é um ótimo investimento se você não tem tempo para treinar na academia ou na rua – principalmente para quem mora em grandes centros urbanos, onde pedalar ao ar livre pode ser perigoso. Afinal, esse é um método de emagrecimento sem contraindicações e que pode ser nivelado de acordo com a experiência do praticante, dos mais iniciantes até os ciclistas avançados.

Uma bike pra chamar de sua

Os modelos mais baratos de bicicletas ergométricas em geral são um pouco instáveis e não suportam exercícios mais vigorosos, ideais para a perda de peso. Os modelos profissionais são os mais recomendados nesse sentido, já que permitem liberdade de movimento e segurança ao praticante, em geral também oferecendo marcadores digitais de batimento cardíaco.

Bicicleta Ergométrica emagrece

O que observar na hora de comprar seu equipamento:

  • Suavidade da pedalada e estabilidade da bicicleta.
  • Alcance máximo e resistência dos freios.
  • Precisão dos marcadores digitais da interface.

Hidratação e bom senso, sempre!

Algumas recomendações e cuidados na hora de treinar:

  • Tenha sempre à mão uma garrafinha de água. Pedalar faz suar e, para emagrecer com saúde, você precisa permanecer hidratado!
  • Lembre-se de levar uma toalhinha para secar as mãos na academia, evitando assim que elas escorreguem no guidão da bike.
  • Use roupas leves e confortáveis, além de tênis apropriado ou sapatilha de pedalada.
  • Verifique se a bicicleta ergométrica está ajustada para o seu tipo físico, acertando a altura do banco e a distância dos braços, se necessário.
  • Certifique-se de que os pedais da bicicleta estão bem ajustados aos seus pés, para que eles não se desloquem durante o exercício.
  • Siga no seu ritmo, observando os sinais do seu corpo e forçando apenas quando julgar que está preparado.
  • Fique sempre atento às dicas do instrutor ou de praticantes mais experientes!

Seja em casa ou na academia, é comprovado que uma boa pedalada só traz benefícios ao corpo. E já que bicicleta ergométrica emagrece mesmo, compre a sua ou vá para uma ciclovia e aproveite as inúmeras vantagens dessa prática, para entrar em forma com prazer e saúde!


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