Comer beterraba faz bem, por quê?


A beterraba, com sua cor avermelhada e sabor doce, é bem conhecida das famílias brasileiras. Quantas mães não insistem todos os dias para que os seus filhos adicionem o vegetal no prato do almoço?

Desde que somos pequenos aprendemos que a beterraba faz bem para nossa saúde. Mas quais são os reais efeitos positivos do consumo da beterraba para o organismo? Por que ela é tão benéfica?

Ela pode ser consumida crua, cozida, grelhada ou assada, e além de ser utilizada em salada, pode ser adicionada a molhos e sopas. Tem baixo teor calórico, oferecendo apenas 40 calorias a cada 100 gramas.

Além disso, possui vários minerais e antioxidantes. Nela são encontrados sódio, ferro, potássio e magnésio. Sua cor é por conta da betaína, que é benéfica para o sistema cardiovascular. Outro benefício da beterraba é ela ser fonte de fibra dietética, o que contribui para uma mulher digestão.

Contraindicações

Tudo que é consumido em excesso pode causar prejuízos ao organismo humano. Mesmo sendo um vegetal de origem natural, é preciso tomar cuidado com o consumo da beterraba.

Existe uma substância nela chamada oxalato, se for consumida de forma exagerada ela pode contribuir para uma piora no quadro de pedras nos rins. Isso acontece para as pessoas que já possuem o problema, quem não tem não corre o risco de desenvolver.


Informações nutricionais

Informações Nutricionais Beterraba cozida Beterraba crua
Carboidratos 7,2 g 11,1 g
Proteínas 1,3g 1,9g
Energia 49 kcal 32 kcal
Ferro 1,0 mg 2,5 mg
Fibras 1,9 g 3,4 g
Potássio 245 mg 375 mg
Gordura 0,1 g 0,1 g
Cálcio 27 mg 32 mg
Vitamina B1 0,09 mg 0,04 mg

Beterraba faz bem para o coração

Por ser uma excelente fonte de fibras e por ter carotenóindes e flavonóides (que não antioxidantes poderosos), a beterraba reduz o colesterol ruim (LDL) nas artérias, aumenta o nível do colesterol bom (HDL), estabilizando o nível de colesterol no sangue.

Ela também baixa o nível de triglicerídeos e ajuda na prevenção de obstrução das artérias sanguíneas. Os nitratos presentes da beterraba colaboram para a produção de óxido nítrico no sangue, que faz com que os vasos sanguíneos se alarguem e isso faz com que a pressão do sangue do corpo baixe.

A dilatação das veias também faz com que haja um maior consumo de oxigênio e a redução da homoscisteína que pode ser prejudicial.

Beterraba deixa a pele mais bonita

beterraba

A pele de quem consome esse vegetal diariamente tende a brilhar por conta do seu desintoxicante natural. Além disso, o suco da beterraba é eficiente contra espinhas e furúnculos, reduz a inflamação da pele e ainda previne o envelhecimento precoce.

Existe na beterraba uma substância chamada Licopeno que contribui para proteger a pele dos danos do sol e também ajuda na elasticidade.

Diabéticos devem consumir

Existem muitas fibras na beterraba que ajudam a estabilizar o nível de açúcar no sangue. A taxa de conversão da glicose no corpo pela beterraba é muito pequena.

Beterraba contra anemia

O suco da beterraba é rico em ferro, isso faz com que ele ative RBC e regenere o sangue. Também faz com que o nível de hemoglobina no sangue aumente, inibindo a anemia. A circulação de oxigênio no corpo também é beneficiada, evitando inquietação e insônia. Além da anemia, é boa contra fadiga e tontura.

Auxilia na força de quem treina pesado

Como o consumo da beterraba causa o relaxamento dos vasos sanguíneos, ela colabora para que os nutrientes cheguem com mais facilidade e eficiência aos músculos. Isso dá maior resistência e força para as atividades realizadas.

Eficiente para memória

Um dos efeitos positivos que a beterraba tem no organismo é que por ajudar no fluxo de sangue no corpo, quando essa melhora ocorre nos lobos frontais do cérebro, ela prejudica o processo de perda de memória e demência. Além disso, os nitratos da beterraba são convertidos em nitritos que colaboram para abertura dos vasos sanguíneos.

Melhor funcionamento do fígado

A betaína, a metionina e a Beta-cianina, são substâncias que colaboram no melhor funcionamento do fígado e na desintoxicação do sangue e do órgão. Essas substâncias também ajudam na proteção das células do fígado. Quando este órgão funciona corretamente, há a inibição de náuseas, fadiga e desintegração de gorduras no corpo.

Beterraba emagrece?

Ela auxilia na perda de peso. O primeiro fator que contribui para isso é a sua baixa taxa calórica e a sua falta de gordura – tornando-se um alimento suplementar para quem está na fase de emagrecimento.

Seus nutrientes ajudam no rejuvenescimento do corpo, e o nitrato revertido em óxido nítrico, reduz o oxigênio na hora dos exercícios físicos, o que dá maior resistência e velocidade.

Previne o câncer?

Sim! A beterraba também é eficiente na prevenção do câncer. A betacianina, que está presente na beterraba, consegue reduzir o metabolismo das células cancerígenas. Já a nitrosamina, previne que as células infectadas se formem. A beterraba é eficiente contra o surgimento do câncer de pele, mama e cólon.

Receitas de Suco de beterraba

Suco de beterraba com cenoura

Este é o suco mais comum que utiliza beterraba. Ele é antioxidade e faz um bem enorme para a pele! Só um copo por dia é suficiente para fazer o efeito desejado. Pode ser consumido a qualquer hora do dia, mas é mais comum pela manhã.

Para prepara o suco é preciso 1 beterraba, 1 cenoura e 1 laranja. Coloque os ingredientes no liquidificador, com água e bata. Não é necessário adicionar açúcar. Depois de batido, coe e beba.

Suco de beterraba com linhaça

Essa receita é excelente para combater a prisão de ventre. Tem efeito laxante, e pode ser consumido a qualquer hora do dia. Para fazer o suco é necessário 1 beterraba, 2 folhas de couve, 1 pedaço de mamãe, 1 colher de sopa de linhaça e 1 limão. Adicione todos os ingredientes no liquidificador junto com água e bata. Assim que acabar, coe e beba.

Suco de beterraba com Gengibre

Essa receita é eficiente para purificar o organismo. Ele precisa ser tomado em jejum logo pela manhã. Você irá precisar de 1 beterraba, 1 suco de limão inteiro espremido e 1 pedaço de gengibre. Adicione os ingredientes no liquidificador com água, bata, coe e tome.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...