Benefícios da cebola: Conheça e aproveite


Que a cebola é importantíssima para fazer comida, dando aquele sabor todo especial, a gente já sabe. O que é novidade são todos os benefícios da cebola. Depois de alguns estudos, percebeu-se que a cebola pode contribuir positivamente para a saúde do corpo.

Durante o nosso texto você vai conhecer todos os benefícios da cebola para várias áreas diferentes do corpo. Claro que como tudo na vida é preciso ter controle e evitar comer em excesso.

Por mais que já seja um ingrediente comum que costumamos comer todos os dias em diversas refeições, algumas pessoas exageram quando conhecem os benefícios que ela causa e começa a consumir de forma exagerada.

Entre os benefícios da cebola estão a prevenção e o combate à hipertensão e a doenças relacionadas a circulação sanguínea e ao coração.

A cebola faz bem por quê?

A cebola é rica em propriedades medicinais que fazem bem ao organismo. Ela tem potássio, cálcio, magnésio, além de vitamina C que ajuda a fortalecer a imunidade do corpo. Quando a cebola é consumida crua esses agentes são mantidos e seus benefícios mais poderosos.

Outro dos benefícios da cebola tem a ver com a sua ação antibacteriana. Ela também é capaz de purificar o ar. A cebola ajuda muito no combate de gripes e tosse, já que ela tem propriedade expectorante que ajuda a eliminar secreções que ficam nas vias aéreas.


Informação nutricional da cebola

Os benefícios da cebola tem muito a ver com a sua informação nutricional. Ela é muito rica em diversos nutrientes e tem efeito mais poderoso se estiver crua. Abaixo produzimos uma tabela com a informação nutricional da cebola, observe:

Cebola crua Cebola cozinha
Fósforo 44 mg 16 mg
Calorias 31 cal 40 cal
Lipídeos 0,3 g 1,8 g
Vitamina C 9,7 mg 6,4 mg
Proteína 1,6 g 1,2 g
Ferro 0,5 mg 0,2 mg
Vitamina B3 0,36 mg 0,17 mg
Vitamina A 2 mcg 2 mcg
Vitamina B1 60 mcg 35mcg
Vitamina B2 45 mcg 25 mcg
Cálcio 32 mg 24 mg

Benefícios da cebola: Conheça quais são

Benefícios da Cebola

Preparamos para você uma lista com os benefícios da cebola mais efetivos e que talvez você não conheça. Como já mencionamos, o consumo da cebola crua contribui para que esses benefícios sejam ainda melhores, só evite comer em excesso.

Controle de hipertensão

Por ser rica em potássio um dos benefícios da cebola é a sua capacidade de eliminar o excesso de líquido do nosso corpo. Por conta disso uma série de problemas é inibido, como a hipertensão. Além disso, o consumo da cebola ajuda a evitar problemas como os cálculos renais e a gota.

Prevenção de doenças do sistema nervoso

A cebola é rica de elementos que são essenciais para uma boa transmissão e geração de impulso nervoso pelo corpo. Eles são o potássio e a vitamina B.

A cebola também tem o magnésio que também ajuda no funcionamento do sistema nervoso e do sistema muscular. O consumo da cebola ajuda a equilibrar esse nicho do nosso organismo.

Estimula bom desenvolvimento do feto

Mulheres grávidas e crianças abaixo de 12 anos são incentivadas a fazerem o consumo da cebola. Isso porque ela contém um alto teor de folatos. Esses elementos são importantíssimos para o crescimento do feto e da criança, ajuda para um bom desenvolvimento sem complicações.

Ação antisséptica

Pouca gente sabe que entre os benefícios da cebola está a ação antisséptica. Ela pode ser de grande ajuda para melhorar inflamações renais. Usada externamente a cebola funciona como um antisséptico natural.

Anti-inflamatória

Por ser rica em componentes que tem alto teor de enxofre a cebola consegue aliviar inflamações comuns.

Antioxidante

A cebola tem ação antioxidante por causa do seu teor em vitaminas A e C, além do enxofre e dos flavonoides.

Ajuda quem tem asma

O enxofre também colabora para que a cebola seja um alimento antiasmático.

Protege o coração

O cromo é um elemento que ajuda a proteger o coração de risco de doença cardiovascular. Somente uma xícara de cebola consegue oferecer 20% da necessidade diária de cromo que o ser humano precisa.

Cebola emagrece?

Algumas pessoas dizem que um dos mais importantes benefícios da cebola é a sua capacidade de emagrecimento, mas será que a cebola emagrece mesmo? O enxofre é o elemento responsável por essa afirmação, ele ajuda na perda de peso.

Outra questão importante é que a cebola possui poucas calorias, uma possui em cerca 44. O que vai te fazer perder não é comer cebola, mas substituir alimentos calóricos pela cebola – porque dessa forma você vai ingerir menos calorias.

Um dos benefícios da cebola para o emagrecimento é que ela dá ao indivíduo a sensação de saciedade. Um dos maiores vilões para o ganho de peso é o descontrole pela comida e quando você consegue ter saciedade logo você evitará isso.

Existe um outro motivo pelo qual o emagrecimento se torna um dos benefícios da cebola: fibras. A cebola é rica em fibras o que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e diminui também o colesterol ruim.

Outra coisa é que existe a produção de uma fibra especial chamada frutano. Ela se transforma em ácido graxo que age como um laxante natural.

Aprenda a fazer molho de cebola para saladas e sanduíches

Já que você conhece agora os benefícios da cebola, por que não aprender uma receita simples para implementar no seu dia a dia? Essa é uma excelente oportunidade para conseguir consumir mais a cebola e aproveitar os seus benefícios para o corpo.

O molho é bem simples de preparar e o melhor é que a cebola é crua, então você não perde nenhum benefício.

Veja abaixo:

Ingredientes

  • Sal à gosto
  • 1/3 de xícara de chá de azeite
  • 1/4 de cebola crua
  • 2 ramos de hortelã
  • 1 colher de chá de vinagre
  • 1 pitada de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de gergilim

Para preparar você primeiro tem que picar muito bem a cebola e a hortelã, misturar todos os ingredientes e levar à geladeira até a hora que for consumir.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...