Batata Yacon: ótima para diabetes


Você já ouviu falar na batata yacon? Sabia que ela pode te ajudar no processo de emagrecimento? Conhecida por ser uma insulina natural, o alimento é ótimo para quem sofre de diabetes e é uma alternativa excelente para que as pessoas se alimentem de forma saudável. No artigo de hoje você saberá um pouco mais sobre a batata yacon, como consumir e integrar ela no seu dia a dia. Vamos lá?!

A batata yacon

De aparência similar a uma batata-doce, a batata yacon é uma ótima opção para pessoas diabéticas, pois não aumenta a taxa de açúcar no sangue como a batata comum, também conhecida como batata-inglesa. A substância encontrada nesse tipo de alimento é capaz de reduzir as taxas de glicose no sangue.

A batata yacon está disponivel para vendas na maioria dos supermercados e feiras. Seu quilo custa, aproximadamente, uns dois reais e pode ser consumida de diversas maneiras: salada crua ou cozida e no final da refeição, sendo servida também como sobremesa.

Benefícios da batata yacon

Além de ajudar a controlar a diabetes, a batata yacon reduz o colesterol e ainda regula o intestino. Esses benefícios acontecem devido a forte presença de fibras disponíveis na batata. A inulina e a oligofrutose, conhecidos como frutooligossacarídeos, são os responsáveis por esse trabalho.

As fibras também ajudam no processo de emagrecimento e além de saborosa, a batata yacon te ajudar a viver com mais saúde. O tubérculo, originário dos Andes, já passou por diversas pesquisas que apenas confirmaram, ainda mais, a sua eficácia.

A batata yacon estimula a atividade intestinal e desacelera o esvaziamento gástrico, o que acarreta em um tempo maior de saciedade. Ela também possui um amido poderoso que resiste as enzimas digestivas e trabalha arduamente na prevenção de diabetes tipo 2. O único amido presente no alimento não faz mal a saúde e não bate de frente com a insulina.


Observe quais são os outros benefícios da batata yacon

Repleta de inúmeras vantagens, a batata yacon ajuda no processo de emagrecimento e na melhora  de outras funções do organismo. Confira abaixo:

Regula o intestino

Estudiosos perceberam que há uma grande quantidade de carboidrato conhecido como inulina, substância que auxilia na flora intestinal, ou seja, ele conserva as bactérias boas do nosso corpo, faz com que o intestino fique regulado e evite aquele sério contratempo que são as prisões de ventre.

Controla o colesterol

Como muitos sabem, o colesterol é feito em nosso próprio fígado e nos ajuda a digerir melhor as gorduras. Quando a flora intestinal não está saudável o colesterol não é reabsorvido pelo fígado e acaba caindo na corrente sanguínea, onde provoca aumento nos niveis colesterol. A batata yacon, contribui para melhorar a reabsorção do colesterol.

Controle da diabetes em dia

Por possui o frutooligossacárico, a batata yacon e seu carboidrato com funções parecidas com as fibras, se torna facilmente absorvida pelo organismo evitando que os níveis de glicose no sangue se elevem. Isso acontece porque o frutooligossacárico é consumido lentamente e libera vagarosamente o açúcar no sangue, mantendo controle do organismo.

Corpo longe das doenças

Flora intestinal em ordem é igual a corpo sem inflamações. Com o intestino regulado os processos inflamatórios e infecciosos tendem a ser facilmente controlados, já que exterminará todo e qualquer tipo de bactéria que queira invadir o nosso organismo. Em suma: a batata yacon também ajuda a fortalecer a imunidade e prevenir diversos tipos de doenças.

Poucas calorias

Cem gramas de batata-inglesa tem cerca de 52 calorias. Já a mesma quantida da yacon tem somente 30 calorias.

Rica em potássio

Como muitos sabem, o potássio tem diversas funções em nosso organismo. Ajuda na resconstrução e previne fadiga muscular, dores e cansaço. Isso sem contar que auxilia no controle da pressão arterial. E é exatamente isso que a batata yacon irá promover no seu corpo.

Valores nutricionais da batata yacon

Lembre-se sempre que o tubérculo pode ser usado em dietas de emagrecimento, já que é rico em fibras e pobre em calorias e gorduras, favorecendo também a diminuição do apetite, já que com a sensação de estômago cheio, nos esquecemos dos lanchinhos fora de hora. Adeus calorias extras!! Confira a tabela nutricional em relação ao consumo de 100 gramas da batata:

batata yacon

  • Energia – 33 calorias
  • Proteínas – 0,35 gramas
  • Gorduras – 0,29 gramas
  • Carboidratos – 8,41 gramas
  • Fibras – 1,17 gramas.

Não esqueça que a batata yacon pode oferecer diversos benefícios para o seu organismo. Que tal aprender uma receitinha para incrementar o seu cardápio e melhorar a sua saúde?

Receita de salada de batata yacon

Ingredientes:

  • 400 gramas de Yacon;
  • 300 gramas de alface americana cortada;
  • 300 gramas de agrião;
  • 2 pepinos japonês;
  • 12 tomates uva ou sweet grape;
  • 10 azeitonas preta sem caroço.

Modo de fazer: Lave bem todos os ingredientes antes de começar o preparo. Descaque as batatas yacon e corte em cubinhos. Pique os pepinos e fatie. Corte as folhas de alface e separe os caules das folhas do agrião. Deixe todos os ingredientes separados, guardados na geladeira e só os misture na hora da refeição.

Suco de melão com batata yacon

Fique tranquilo, pois você não leu errado. Agora você realmente irá conferir uma deliciosa receita de suco com a batata yacon. Anote o que vai precisar:

Ingredientes:

  • 1 batata yacon média;
  • 10 folhas de hortelã;
  • 2 xícaras de chá de melão picado;
  • 1 xícara de água de cõco.

Modo de Preparo: bata bem todos os ingredientes e beba em seguida. Não precisa coar.

Para os diabéticos, saiba que aqui estáum ótimo remédio com substâncias que o ajudarão a controlar os níveis de açúcar no sangue. Anote:

Ingredientes:

  • 6 centímetros de batata yacon, crua e fatiada;
  • 1 copo de água de côco.

Como fazer: Bata muito bem os ingredientes e beba logo em seguida. Sucos naturais como esses citados, não devem ficar muito tempo na geladeira.

A batata yacon pode ser consumida todos os dias. Entretanto, antes de aplica-la exageradamente, converse com o seu médico endocrinologista e deixe saber dessa inserção no seu cardápio.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...