Anticoncepcional Selene


Um dos métodos contraceptivos conhecidos há tempos e um dos mais populares no mundo é a pílula, destacando-se no Brasil o anticoncepcional Selene. Se utilizado corretamente e com a regularidade recomendada, ele chega a atingir uma eficácia de 99.9%. Embora não previna doenças sexualmente transmissíveis, pode ser uma boa saída para quem já possui um parceiro estável e não gosta da sensação causada pelo preservativo de látex. Mas uma dúvida de muitas mulheres é no que diz respeito a como exatamente funcionam os anticoncepcionais de efeito hormonal.

Uma gravidez ocorre quando um espermatozoide fertiliza um óvulo liberado pelo ovário. Este se prende então à parede do útero, onde recebe nutrientes e vai se desenvolvendo até o ponto de se tornar um feto. No organismo da mulher, são os hormônios que controlam a liberação do óvulo pelo ovário (ou ovulação) e preparam o corpo para receber um possível bebê. A pílula anticoncepcional, ingerida diariamente, contém hormônios que alteram as funções químicas dos órgãos responsáveis por esse processo.

Do que é feita a pílula anticoncepcional?

Anticoncepcional Selene

Esse tipo de contraceptivo contém uma pequena quantidade dos hormônios estrogênio e progesterona. Eles atuam para inibir o ciclo hormonal natural do corpo e previne gravidez por meio de uma combinação de fatores. Em geral, esses anticoncepcionais impedem o corpo de ovular. Mas, também podem alterar o muco cervical para dificultar a passagem do espermatozoide em direção ao óvulo. Também atuam na parede do útero para evitar que o óvulo se prenda a ele.

O anticoncepcional Selene, por exemplo, é uma pílula que tem como componentes ativos o acetato de ciproterona e o etinilestradiol. A primeira substância inibe a atuação de andrógenos (hormônios femininos), por isso se administrado isoladamente pode trazer distúrbios no ciclo menstrual. Isso quer dizer que, além de evitar a gravidez, o tratamento com o  Selene diminui a secreção das glândulas sebáceas do corpo, que é um dos fatores determinantes para doenças de pele. Um exemplo de doenças de pele é a acne, principalmente as acompanhadas de seborreia, inflamações ou formações de nódulos(acne papulopustulosa e acne nodulocística).

Muitos se perguntam se o Selene emagrece ou engorda, quais seu benefícios, efeitos colaterais e suas contraindicações. Veremos essas informações neste artigo.


 Benefícios do Anticoncepcional Selene

Geralmente, após três ou quatro meses de uso já é possível verificar os efeitos positivos dessa pílula no organismo, no que diz respeito ao tratamento de problemas como acne, excesso de pelos ou casos leves de hirsutismo. Entre as primeiras mudanças sentidas estão a diminuição da oleosidade excessiva na pele e no cabelo. Num longo prazo, é possível notar uma melhora significativa nos locais afetados, possibilitando uma pele livre das espinhas e do aparecimento de pelos indesejados. Outros benefícios são:

  • Evita a gravidez
  • Distúrbios hormonais e alteração menstrual;
  • Seborreia (doença de pele que provoca manchas vermelhas que descamam, geralmente no couro cabeludo);
  • Combate o Hirsutismo (desenvolvimento de pelos tipicamente masculinos no corpo de mulheres);
  • Perda de peso, a pessoa emagrece dependendo de seu organismo. A variação de peso também pode ter efeito contrário, fazendo você engordar. Como já foi citado, tudo vai depender do tipo de organismo que você tem.
  • Tratar síndrome de ovários policísticos.

 

Efeitos colaterais do anticoncepcional Selene

Quanto as contraindicações e efeitos colaterais do anticoncepcional Selene, são relativamente moderados e comuns a diversas outras marcas, podendo incluir:

  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Má digestão;
  • Variação de peso;
  • Alterações no humor e na libido.

Contraindicações

Naturalmente, o medicamento é contraindicado para pessoas do sexo masculino, lactantes e deficientes auditivos. Também para mulheres que sofrem de diabetes, câncer ginecológico como carcinoma de mama ou de endométrio(tratados ou atuais), icterícia e tumores no fígado. Gestantes, mulheres com problemas de hepatite, que tenham sangramento vaginal não diagnosticado ou otosclerose (doença que pode causar surdez) alterada durante gestações também não podem utilizar desse medicamento. Além desses, não é recomendado o uso para pessoas que tiveram infarto do miocárdio, trombose ou acidente vascular cerebral.

Se os efeitos colaterais persistirem ou se agravarem consulte um médico.

Dica: Quer usar outro anticoncepcional? Conheça o Yasmin ou o Cerazette.

Como tomar anticoncepcional Selene

Antes de tudo, consulte um médico para saber o melhor remédio para o seu corpo. Quanto ao modo de uso, o Selene deve ser ingerido no primeiro dia da menstruação. Posteriormente, deve ser tomado todos os dias, se possível no mesmo horário, até o término da cartela. Então, é preciso fazer uma pausa de sete dias para que ocorra a menstruação, antes de iniciar a próxima cartela do anticoncepcional Selene. Em caso de esquecimento num período inferior a 12 horas do habitual, basta tomar o comprimido esquecido e manter o horário normal para as pílulas seguintes. Se o período de esquecimento for maior do que isso, o ideal é utilizar um método contraceptivo adicional até o término do ciclo.

O anticoncepcional Selene é produzido pelos laboratórios Europharma e pode ser comprado em qualquer farmácia. É vendido em caixas com uma ou três cartelas mensais, de 21 comprimidos cada. Seu preço é acessível e torna-se um dos principais atrativos dessa pílula. Ela custa entre R$ 15 e R$ 40, dependendo da quantidade de cartelas do medicamento.

Recomendações

  • Se não houver sangramento na semana de pausa do remédio, o uso deve ser interrompido até que a hipótese de gravidez seja excluída.
  • Pessoas com o peso abaixo do ideal (anorexia ou magreza), não devem tomar esse remédio pois ele induz a perda de peso.
  • Consulte a bula para mais informações e também um médico para prescrever o remédio mais adequado para seu corpo.
  • Se você recebeu a indicação do médico para usar esse medicamento e tem tendência para engordar, é importante que seu médico saiba disso para que medidas preventivas sejam tomadas. Pois, o anticoncepcional Selene engorda e emagrece, depende do organismo de cada um.

 

Gravidez é coisa séria!

Algumas recomendações e cuidados quanto ao uso de métodos anticoncepcionais são essenciais para evitar sustos e preocupações:

  • Sempre tenha à mão outro método contraceptivo, como preservativos, caso você se esqueça de tomar a pílula.
  • Lembre-se de comprar uma cartela extra, além daquela que está utilizando no mês, para não ter que correr atrás de uma farmácia quando ela acabar.
  • Leve seu anticoncepcional Selene na bolsa, caso esteja fora de casa no horário que deve ingeri-lo, ou se for viajar.
  • Tome o comprimido aproximadamente no mesmo horário todos os dias.
  • Nunca comece a utilizar nenhum remédio sem antes consultar um médico e ter certeza do que é melhor para você.

É sempre bom ficar atenta a esses cuidados, independentemente da sua escolha de medicamento, afinal ter um filho é algo que merece ser planejado, já que a responsabilidade de gerar e tomar conta de uma vida não é nada leve.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (81 votes, average: 4,36 out of 5)
Loading...