Abacate


Quem nunca tomou uma vitamina de abacate bem gelada, ou comeu a fruta amassada com açúcar? Essa fruta verde, que possui um caroço enorme no seu meio é conhecida pelo sabor agradável e pelos benefícios que o seu consumo causa ao organismo.

Ela é capaz de ajudar a melhorar a circulação do sangue pelo corpo, a hidratar a pele e os cabelos e ainda consegue controlar e estabilizar os níveis de colesterol do corpo. O abacate também é uma excelente fonte de energia, sendo indicado para o pré-treino.

É rico em vitaminas e antioxidantes e o resultado disso é a inibição de câncer e doenças cardíacas e um sistema imunológico mais forte e saudável.

O abacate faz parte de uma espécie chamada Persea americana. Ele tem origem na América Central e no México mas é produzido por vários países como Brasil, China, Estados Unidos, Indonésia, República Dominicana e Chile.

Ação antioxidante por meio de carotenoides

O abacate possui carotenoides que ajudam que o corpo absorva melhor o licopeno e o betacaroteno. Isso faz com que as células sejam preservadas, evitando a formação de problemas de má formação celular e doenças graves – como o próprio câncer.

Os carotenoides estarão mais presentes e ativos a partir de pelo menos 100 gramas da fruta. Abaixo listamos os principais antioxidantes que são carotenoides e estão presentes no abacate:


  • Luteína;
  • Zeaxantina;
  • Alfacaroteno;
  • Betacaroteno;
  • Batacriptoxantina.

Propriedades da fruta

O abacate é rico em fibras, vitaminas e outros nutrientes. Em uma porção de 150 gramas de abacate tem 22 gramas de gorduras, 240 calorias, 13 gramas de carboidratos, 3 gramas de proteínas e 10 gramas de fibras.

Apesar de não ter um nível alto de carga calórica, a maioria das gorduras contidas no abacate, 70% delas, são monoinsaturadas, maioria de ácido oleio e o resto é de gorduras poli-insaturadas e saturadas.

Ela tem uma proporção superior de 10 para 1 entre ômega-6 e ômega-6. Essa proporção é alta, por isso é recomendado consumir alimentos com fontes ricas em ômega-3, para compensar a ingestão do ômega-6.

Outra propriedade do abacate que chama atenção tem a ver com a quantidade de fibras.  Apenas 10 gramas do abacate possuem 40% da quantidade de fibras que é recomendado ingerir diariamente. O abacate também tem em sua composição vitamina C, vitamina A, vitamina E, vitamina do Complexo B, magnésio, fósforo, zinco, potássio, cobre e manganês.

Dicas para consumo do abacate

abacate

  • Procure consumir as partes mais próximas da casca e da semente, já que são nessas áreas que estão mais concentrados os fitonutrientes.
  • A melhor forma de aproveitar esses espaços é descascando o abate da mesma forma que se faz com uma banana – com as mãos. É só cortar o abacate em 4 partes e puxar a casca com a ajuda do indicador e polegar;
  • Evite deixar o abacate em altas temperaturas e por muito tempo, isso pode causar problemas aos ácidos graxos saudáveis;
  • Se precisar acelerar o processo de amadurecimento do abacate, o envolva em um papel ou saco. Obs.: Ele precisa estar sempre em temperatura ambiente, evite deixá-lo na geladeira;
  • Quem tem hipersensibilidade ao látex deve evitar consumir o abacate, porque é provável que desenvolva alergia a ele – Procure um especialista;
  • Abacates menores tem mais gordura que os grandes;
  • Só mantenha na geladeira em caso da fruta estar madura. Caso esteja cortado, é melhor colocar em uma vasilha e pingar limão ou vinagre para evitar a oxidação da fruta;
  • Para identificar o abacate maduro é só reparar na sua casca e na sua consistência. Ele fica mais escuro e macio.

Benefícios do abacate

Como já mostramos o abacate é rico em nutrientes que são importantes e colaboram para processos diversos no nosso organismo. Escolhemos alguns dos benefícios para que falar nesse post, veja a seguir:

  • Para quem faz atividade física: O abacate é uma excelente fonte de energia e colabora para a hipertrofia muscular. Ele ajuda em uma recuperação mais rápida do musculo e evita o a fadiga muscular.
  • Ele age diretamente contra os radicais livres que surgem no corpo por conta das atividades físicas, que fazem com que as células fiquem envelhecidas e que a dor se torne mais presente;
  • Para o cabelo: Por causa das suas vitaminas e gorduras, o consumo do abacate (e o uso em máscaras capilares) ajuda a deixar os cabelos mais macios e brilhantes, hidratando-os;
  • Para quem quer emagrecer: O abacate faz com que o indivíduo sinta-se saciado, impedindo-o que exagere no consumo de alimentos. Isso acontece por causa da quantidade de fibras que tem.
  • É preciso ter cuidado, porém, em não consumir essa fruta de forma exagerada, já que o seu teor calórico é muito alto.
  • Para a pele: O abacate é rico em Vitamina C e por isso é eficiente numa melhor metabolização do colágeno. Com isso a pele fica livre de rugas, celulite e estrias. A pele também ganhará mais elasticidade e terá aspecto mais saudável e consequentemente mais bonito;
  • Para o cérebro: O consumo do abacate auxilia para que o cérebro desempenho melhor sua função, agindo diretamente na memória do indivíduo, no aumento da concentração e na circulação sanguínea;
  • Para combater o estresse: O estresse é causado pelo cortisol, um hormônio do nosso organismo. O abacate tem uma substância chamada glutationa que reduz o hormônio do estresse e ajuda a desintoxicar o corpo;
  • Para evitar problemas cardiovasculares: Por causa das suas gorduras monoinsaturadas, o abacate inibe problemas cardiovasculares, ajuda em um melhor funcionamento do cérebro e atua na melhora das células. Sua capacidade também faz com que as inflamações sejam amenizadas.
  • Para um fluxo intestinal eficiente: As fibras contidas no abacate ajudam a regular o fluxo intestinal do indivíduo que o consome.
  • Para controle do colesterol: O consumo da fruta faz com que o colesterol bom aumente de nível no sangue, enquanto que o ruim tenha uma baixa. O abacate também faz com que a absorção de colesterol dietético seja evitada, juntamente com a redução no organismo do hormônio beta-sitosterol;
  • Para regular a menstruação: O chá das folhas do abacate consegue fazer com que o ciclo menstrual seja regularizado e que os efeitos provocados pela TPM sejam evitados;
  • Para uma visão melhor: A Vitamina A que está presente no abacate, ajuda numa visão melhor.

Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...